
Sergio Wuaden, eleito como novo presidente do Conselho de Administração da Anfacer | Foto: R Burher
O
Grupo LAMOSA no Brasil, responsável pela produção das marcas
Roca Cerámica e Incepa, anuncia que seu managing director,
Sergio Wuaden, foi eleito
presidente do Conselho de Administração da Anfacer – Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres.
A votação, realizada na manhã de hoje (12), aconteceu durante a Assembleia Geral Ordinária da entidade realizada na
23ª edição da Expo Revestir – maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina e promovida pela associação. Na ocasião, o conselho formado por representantes da indústria elegeu Wuaden para suceder a gestão do executivo Sérgio Magalhães.
Há 5 anos como managing director do Grupo LAMOSA no Brasil e com uma sólida carreira na empresa, onde está há mais de 30 anos, o novo presidente da Anfacer é profundo conhecedor do mercado e das questões que envolvem o meio cerâmico no país. Na pauta do ano, Wuaden trabalhará, entre outras questões, sobre as consequências das altas tarifas do gás natural que incorrem no custo final de produção das indústrias, a importância da adoção de processos sustentáveis de fabricação e o fortalecimento de parcerias da Anfacer com outras associações relacionadas ao mercado.
“Essa união é fundamental para que possamos somar forças que influenciem decisões do governo para fomentar nosso setor. A Anfacer reconhece o impacto positivo que a construção civil gera na economia brasileira, uma vez que essa cadeia se configura como um importante pilar na geração de empregos e renda. Com essas parcerias, buscaremos alcançar o andamento de projetos considerados como importantíssimos dentro do Congresso Nacional”, afirma Wuaden.
Sobre o Grupo LAMOSA no Brasil
O Grupo LAMOSA no Brasil, à frente das marcas de revestimentos Roca e Incepa, pertence ao Grupo LAMOSA, empresa mexicana de atuação mundial na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Com a aquisição, em 2021, passou a integrar uma história de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com 33 centros de produção distribuídos em 9 países nas Américas e na Europa. Soma-se também a força do Grupo, que ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 280 milhões de m².
Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA do Grupo LAMOSA no Brasil e a consolida com a robustez de empresa global reconhecida como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo.
O constante investimento em tecnologia a permite entregar um robusto portfólio que segue as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica. Marcada por seu pioneirismo e uma visão que projeta o futuro, em 2016 tornou-se a primeira empresa das Américas a adquirir sua primeira supercompactadora Contínua+.
Somada ao conhecimento do seu time de desenvolvimento, em 2018 abriu o mercado de Superformatos com revestimentos nas dimensões de 120 x 120 cm, e a partir de 2020 nos tamanhos 100 x 200 cm e 120 x 250 cm, uma verdadeira revolução na indústria cerâmica e no mercado da arquitetura e construção.
Em 2022, saiu à frente mais um marco histórico: a compra de sua segunda supercompactadora, alcançando o status de única empresa das Américas com o segundo equipamento. Esse olhar precursor permitiu ampliar as linhas de Superformatos com as medidas de 160 x 160 cm e 160 x 320 cm, capazes de atender, além das obras, o segmento moveleiro.
Sustentabilidade: seu compromisso com o meio ambiente segue alinhado com os processos produtivos. No último ano, além de redução de 17% no consumo total de energia elétrica, adotou o Protocolo de GHG (Greenhouse Gas Protocol), padrão globalmente reconhecido para medir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), com o objetivo de melhorar a precisão e a credibilidade dos dados ambientais relacionados a emissões atmosféricas. E mais: 92,5% dos resíduos gerados nas fábricas foram destinados para fins nobres, como reuso ou reciclagem; os 7,5% restantes foram enviados para aterros sanitários ou incineração. Também foram coletadas e destinadas 45 toneladas de resíduos orgânicos que equivalem a uma economia de mais de 300 viagens entre São Paulo e Rio de Janeiro em emissões de CO₂. A biomassa, combustível renovável, mais limpo e eficiente, e que ainda reaproveita resíduos de indústrias de madeira, responde por 17% da matriz energética.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a empresa possui um Plano de Logística Reversa, que mensura a quantidade de embalagens faturadas por Estado no Brasil e, no último ano, realizou a compensação de 30% desse volume por meio de créditos de reciclagem.
www.rocaceramica.com.br
www.incepa.com.br
www.grupolamosa.com
@rocaceramicabr | @incepabrasil
Showroom Grupo LAMOSA no Brasil
Av. Padre Natal Pigato, 974
Vila Delurdes, Campo Largo
tel. (41) 3391-1430