Cinco solos de dança em turnê
28/02/2025 às 19:45
As cidades paranaenses de Palmeira, Telêmaco Borba, Tibagi, Lapa e Castro recebem solos de dança contemporânea e também uma oficina ministrada pelas dançarinas integrantes da montagem 5 Danças, que já realizou temporadas em Curitiba e no Rio de Janeiro. Cada solo tem duração média de 15 a 35 minutos cada.
A circulação estreia no Cine Teatro Municipal, em Palmeira, no dia 11 de março, com sessão dupla às 15h e 20h. Depois segue para a Casa de Cultura, em Telêmaco Borba, no dia 13 de março com apresentações às 15h e às 20h. No dia 14 de março, com apresentações às 15h e 20h, é a vez de Tibagi, no Teatro Municipal Tia Inália. Em abril, Lapa e Castro. Todas as apresentações e oficinas são gratuitas. As apresentações contarão com acessibilidade em libras e áudio descrição.
Idealizada, escrita e dirigida pelo curitibano Fernando de Proença, a montagem convida o público a mergulhar na história da dança por meio das trajetórias de cinco dançarinas, nascidas entre 1960 e 1969, que têm mais de 40 anos de carreira ininterrupta. 
A dançarina Cintia Napoli revive o clássico Paganini, dançando a mesma música de sua primeira audição em 1980 a fim de refletir sobre o tempo. Cinthia Kunifas executa uma dança energética, mobilizando o palco com ações que evocam o teatro. Rosemeri Rocha conduz uma aula de dança ao vivo, entrelaçando som e luz. Marila Velloso dança com copos e líquidos. E Mônica Infante apresenta uma dança autobiográfica.
Sob a luz de Beto Bruel, com interlocução de Eleonora Fabião e Diego Marchioro e trilha sonora de Edith de Camargo, as cinco peças autônomas ocupam o mesmo espaço e oferecem uma experiência imersiva: o público retira um ingresso único na bilheteria para acompanhar a sequência completa das apresentações, explorando os diferentes modos de viver a dança. 
A oficina 5X5, ministrada pelas dançarinas Cintia Napoli, Cinthia Kunifas, Rosemeri Rocha, Marila Velloso e Mônica Infante, é um compartilhamento de experiências de modos e maneiras de mover e dançar abrangendo variadas técnicas de dança.
 
FICHA TÉCNICA
Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura - Governo Federal
 Elenco: Cintia Napoli, Cinthia Kunifas, Rosemeri Rocha, Marila Velloso, Mônica Infante
Idealização, direção e dramaturgias: Fernando de Proença
Interlocução: Eleonora Fabião
Colaboração: Diego Marchioro
Figurino: Amabilis de Jesus
Luz: Beto Bruel
Som: Edith de Camargo
Foto: Elenize Dezgeniski
Vídeo: Alan Raffo
Designer gráfica: Julia Brasil (Pomelet)
Traquitana: Estúdio Fábrika
Direção de produção: Diego Marchioro
Produção executiva: Cindy Napoli 
Idealização: Fernando de Proença
Realização: Rumo de Cultura 
 Classificação indicativa 14 anos.
Agenda de março:
Palmeira 
Espetáculo - 11.03 - ter. 15h e 20h 
Oficina de dança - 5x5 - 10.03 - seg. 15h
Gratuito
Cineteatro Municipal
Praça Mal. Floriano Peixoto, 11 - Centro.
Info. (42) 3909-5000 / (41) 99876-3596
@rumodecultura
Inscrição Oficina: bit.ly/oficina5x5Palmeira
 
Telêmaco Borba 
Espetáculo - 13.03 - qui. 15h e 20h - entrada franca
Oficina de dança - 5x5 - 12.03 - qua. 15h
Gratuito
Casa da Cultura - Centro Cultural Eloah Martins Quadrado
Av. Chanceler Horácio Laffer, 1160 - Centro.
Info.  (42) 3271-1000 / (41) 99876-3596
@rumodecultura
Inscrição Oficina: bit.ly/oficina5x5Telemaco



Tibagi
Espetáculo - 14.03 - sex. 15h e 20h 
Oficina de dança - 5x5 - 15.04 - sab. 10h
Gratuito
Teatro Municipal Tia Inália
Praça Edmundo Mercer, 10 - Centro.
Info. (42) 3916 2187 / (41) 99876-3596
@rumodecultura
Inscrição Oficina:  bit.ly/oficina5x5Tibagi
 
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio