Pesquisa aponta domínio de Moro nas intenções de voto ao governo do Paraná
28/02/2025 às 05:00
O senador Sergio Moro aparece com destaque nas intenções de votos dos paranaenses para o governo do Paraná

A Paraná Pesquisas divulgou nesta quinta-feira (27) uma pesquisa sobre as intenções de voto dos eleitores paranaenses para a escolha do novo governador e dos dois senadores para as eleições de 2026. O senador Sergio Moro (União Brasil) tem os melhores números para substituir Ratinho Jr. no Palácio Iguaçu em seis cenários diferentes. Na pesquisa espontânea, onde não são apresentados nomes, a maioria (72%) ainda não sabe em quem vai votar. Já para o Senado, que em 2026 escolherá dois senadores para representar o Paraná em Brasília, os nomes que se destacam na pesquisa são do atual governador Ratinho Jr. (PSD) e do ex-governador e ex-senador Roberto Requião (sem partido).
PESQUISA PARA O SENADO                                                                                                                                      
Na pesquisa espontânea, 86,1% não souberam ou não opinaram em quem vão votar. Os que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos somaram 5,1%. Os candidatos citados foram: Sergio Moro, 1,6% (que não pode concorrer); Ratinho Jr., 1,5%; Alvaro Dias, 1,3%; Paulo Martins, 1%; Flavio Arns, 0,4%; Roberto Requião, 0,4%; Cristina Graeml, 0,3%; Gleisi Hoffmann, 0,2%; Osmar Dias, 0,2%; Rafael Greca, 0,2%; Ricardo Barros, 0,2%; Deltan Dallagnol (que está inelegível), 0,1%; Filipe Barros, 0,1% e outros candidatos citados, 1,1%.
DOIS CENÁRIOS PARA O SENADO
Nos dois cenários apresentados para o Senado, os números são os seguintes: Cenário 01 – Não souberam/não opinaram, 5,4%; nenhum dos candidatos, voto em branco ou nulo, 8,5%; Ratinho Jr., 47,8%; Roberto Requião, 31,8%; Cristina Graeml, 18,8%; Filipe Barros, 16,5%; Deltan Dallagnol, 14,3%; Pedro Lupion, 9% e Zeca Dirceu, 8,4%. No segundo cenário, não souberam ou não opinaram, 7,4%; nenhum dos candidatos, votos em branco ou nulos, 16%; Roberto Requião, 33,6%; Alexandre Curi, 26,6%; Cristina Graeml, 22,2%; Filipe Barros, 20,6%; Zeca Dirceu, 10,6% e Pedro Lupion, 10,5%.
SEIS CENÁRIOS PARA O GOVERNO DO ESTADO
A amostragem da Paraná Pesquisas apresentou seis cenários diferentes para o governo do estado. Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, os que não souberam em quem votar ou não opinaram somaram 72%; os que não pretendem votar em nenhum dos candidatos, em branco ou nulo somaram 4,2%; Ratinho Jr., que não pode concorrer, apareceu com 17,2%; Alexandre Curi, 1,6%; Sergio Moro, 1,5%; Rafael Greca, 1%; Roberto Requião, 0,8%; Guto Silva, 0,4%; Enio Verri, 0,1%; Darci Piana, 0,1% e outros candidatos citados, 1,1%.
PRIMEIROS DOIS CENÁRIOS PARA O GOVERNO
No primeiro cenário para o governo, não souberam ou não responderam, 4,3%; não pretendem votar em nenhum candidato, votar em branco ou nulo, 9,4%; Sergio Moro, 49%; Rafael Greca, 26%; Guto Silva, 6,1% e Enio Verri, 5,2%. No segundo cenário, não souberam ou não opinaram, 4,1%; votos em branco, nulos ou não vão votar em nenhum candidato, 8,1%; Sergio Moro, 47%; Rafael Greca, 24,8%; Alexandre Curi, 11.2% e Enio Verri, 4,8%.
MAIS DOIS CENÁRIOS foto
No terceiro cenário para o governo do estado, não souberam ou não quiseram opinar, 4,1%; não pretendem votar em nenhum candidato, votar em branco ou nulo, 9,9%; Sergio Moro, 50,5%; Rafael Greca, 26%; Enio Verri, 5,6% e Darci Piana, 3,8%. No quarto cenário, não souberam ou não opinaram, 4,4%; não vão votar em nenhum candidato, em branco ou nulo, 13,6%; Sergio Moro, 54%; Cida Borghetti, 14,8%; Guto Silva, 7,4% e Enio Verri, 5,9%.
ÚLTIMOS CENÁRIOS
O quinto cenário para o governo do estado apresenta os que não souberam ou não quiseram opinar, 4,2%; não vão votar em nenhum candidato; em branco ou nulo, 11,1%; Sergio Moro, 51,1%; Cida Borghetti, 14,2%; Alexandre Curi, 13,7% e Enio Verri, 5,8%. E finalmente, o sexto e último cenário apresenta os que não souberam ou não quiseram opinar com 4,7%; o que vão votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, 13,8%; Sergio Moro, 55,8%; Cida Borghetti, 15%; Enio Verri, 6,7% e Darci Piana, 4%. A pesquisa foi feita entre os dias 22 e 25 de fevereiro com 1.652 eleitores de 64 municípios paranaenses. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é 2,5% para mais ou para menos.
AUTORIZAÇÃO PARA COMÉRCIO TEMPORÁRIO EM EVENTOS
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concordou em submeter uma mensagem referente ao setor de eventos ao regime de urgência de iniciativa do Legislativo. A intenção do projeto de lei, assinado pelo prefeito Eduardo Pimentel, é autorizar a prestação de serviços ou o comércio temporário em apoio a eventos devidamente licenciados pelo Município, realizados em logradouros da cidade. A urgência de iniciativa do Legislativo permite que a proposta seja votada em plenário independentemente da discussão nas comissões permanentes da Casa. Além de encurtar o trâmite do projeto, o regime de urgência “tranca” a pauta, isto é, abre a ordem do dia e não pode ter a votação adiada. Com a suspensão do expediente da Câmara de Curitiba em função do Carnaval, a proposta de lei entra na ordem do dia, para a votação em primeiro turno, na sessão de 10 de março. O regime de urgência de iniciativa do Legislativo foi protocolado pelo líder do governo na Câmara de Curitiba, Serginho do Posto (PSD), na tarde da última terça-feira (25). Aprovado em plenário de forma simbólica, o requerimento teve a assinatura de mais 26 dos 38 vereadores.
TÍTULO DE PÉROLA DO LITORAL PARA ILHA DO MEL
O deputado estadual Anibelli Neto (MDB) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei nº 83/2025, que propõe conceder oficialmente à Ilha do Mel o título de "Pérola do Litoral do Paraná". O objetivo da iniciativa é fortalecer a promoção turística e a valorização desse importante patrimônio natural do estado. A matéria tem como co-autor o deputado Alexandre Curi, presidente do poder legislativo estadual. A Ilha do Mel, localizada na Baía de Paranaguá, pertence ao município de Paranaguá e se destaca como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. O projeto de lei prevê que o título será utilizado para fins promocionais e publicitários, incentivando práticas sustentáveis e responsáveis que ampliem a visibilidade do destino. Na justificativa do projeto, Anibelli Neto ressalta que a iniciativa busca conferir oficialmente à Ilha do Mel um reconhecimento especial após a recente aprovação do marco regulatório voltado para o desenvolvimento sustentável, o saneamento básico e o planejamento urbanístico da região.
FRENTE PARLAMENTAR DE INTELIGÊNCIA ECONÔMICA
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou a criação da Frente Parlamentar de Inteligência Econômica. Esta é a oitava frente que será instalada no Legislativo na 19ª Legislatura. Com 11 vereadores e vereadoras, o grupo, que é suprapartidário, tem o objetivo de reunir informações e análises técnicas sobre a economia da cidade para subsidiar a atuação legislativa com dados confiáveis e decisões baseadas em evidências. Presidente da frente parlamentar, Rodrigo Marcial (Novo) explicou que a iniciativa busca promover a troca de informações entre órgãos governamentais, instituições acadêmicas e o setor produtivo. Entre as atribuições do grupo estão a elaboração de relatórios técnicos, a criação de bases de dados econômicos, a realização de reuniões periódicas e o incentivo à pesquisa sobre políticas públicas municipais.
ASSEMBLEIA ITINERANTE EM PARANAVAÍ E UMUARAMA
Mais dois municípios irão receber a Assembleia Itinerante, projeto de democratização e descentralização do poder da Assembleia Legislativa do Paraná. As próximas edições serão realizadas nos dias 12 e 14 de março, em Paranavaí e Umuarama respectivamente. A 18ª sessão especial de interiorização ocorrerá na 53ª ExpoParanavaí, às 18h, no Recinto Felício Jorge, no Distrito Industrial de Paranavaí.  Já a 19ª sessão especial acontecerá na 50ª Expo Umuarama, também às 18h, no Recinto de Leilões Pedro Lino Gaiari, Parque de Exposições Dario Pimenta da Nóbrega. Além da sessão especial repleta de homenagens a personalidades locais e regionais, os eventos são grandes oportunidades para que a população interaja diretamente com os deputados estaduais. Um estande da Assembleia estará disponível nas exposições, com informações sobre a Casa de Leis, uma urna para que os visitantes contribuam com sugestões e reivindicações e os óculos de realidade virtual, que proporcionam um tour digital pelos prédios da Assembleia. Na ocasião, entidades são mobilizadas para entregar ofícios aos parlamentares com pedidos e reivindicações para melhorias em seu município e região. Até agora, com dois anos de projeto, foram recebidas mais de 4.500 sugestões.
DEFESA CIVIL É HOMENAGEADA NA CÂMARA
A Câmara Municipal de Curitiba reconheceu a atuação da Defesa Civil com Votos de Congratulações e Aplausos, durante sessão plenária. Proposta pelo vereador Sidnei Toaldo (PRD), a homenagem foi entregue ao coordenador da instituição, o inspetor Nelson de Lima Ribeiro, em alusão ao Dia Nacional da Defesa Civil. As Congratulações também destacam o seu "trabalho árduo no atendimento das necessidades da população". Comemorado em 1° de fevereiro, o Dia Nacional da Defesa Civil remete ao incêndio no edifício Joelma, em São Paulo, em 1973. Toaldo destacou que a Defesa Civil representa a esperança, a organização e o cuidado com a vida e o bem-estar de todos os cidadãos, especialmente em situações de vulnerabilidade. Ele ainda afirmou que o trabalho dos agentes, em Curitiba, tem sido “fundamental para minimizar impactos de eventos adversos, sempre com profissionalismo e eficiência”. A entrega foi acompanhada por Simone Beck Ribeiro, esposa do inspetor Nelson, e por Jennifer Saydelles, Jerson Cunha, Paulo Souza, Antonio Malassa e Ruan Prochman, representantes da Defesa Civil.
 
 
 
 
 
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio