
Qual peça você vai ver? Viu a programação? São perguntas que já estão dando o clima de Festival de Teatro, que abre dia 24 de março mas já festeja a fila no espaço de vendas de ingressos no Shopping Mueller (sim, retornou para lá) e já arma seu QG de recepção. Nesta edição, são mais de 350 atrações (somando mostras paralelas e o Fringe) com ingressos já disponíveis.
A Mostra Lucia Camargo, a principal do evento, reúne elenco de trânsito Rio-São Paulo e populares pela televisão, como Renata Sorrah, Reynaldo Gianecchini e Heloísa Périsse. A prata da casa, a atriz Nena Inoue, comparece como diretora da produção mais esperada: Daqui Ninguém Sai, montagem em homenagem ao contista Dalton Trevisan.

Para a abertura de gala, no entanto, o espetáculo eleito é Os Mambembes, com Cláudia Abreu, Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Leandro Santanna, Orã Figueiredo e Paulo Betti mais o músico Caio Padilha. A montagem, que revê uma comédia de Artur Azevedo, escrita em 1904 (O Mambembe), conta as aventuras e desventuras de uma trupe teatral mambembando pelo interior do Brasil. A peça, encenada em praça pública e tendo um ônibus por cenário, está rodando o Brasil, passando pelo Pará, Espírito Santo e Minas Gerais, depois de estrear no Maranhão, terra de Artur Azevedo.
A peça Daqui Ninguém Sai será apresentada no Guairinha, com o Teatro de Comédia do Paraná. Nena Inoue dirige um seleto elenco curitibano que vive personagens de mais de mais de 30 contos de Dalton Trevisan. Era para ser uma homenagem em vida, mas o escritor não esperou pelo seu centenário. Contudo, ele mesmo participou do processo de criação, revela Nena Inoue.
Outro autor curitibano homenageado é Paulo Leminski, que completaria 80 anos em 2024. Seus poemas estão na peça Cabaré Haikai e suja filha, Estrela Leminski, assina a dramaturgia. Será apresentada no Teatro José Maria Santos.
No Guairão, Débora Falabella é uma das principais atrações, encenando Prima Facie, cuja performance valeu lhe valeu indicação ao Prêmio Shell de Melhor Atriz.
O musical desta edição do festival é Ray - Você Não Me Conhece , baseada no livro homônimo de Ray Charles Jr. Estreou no ano passado, em São Paulo.

Outros destaques da mostra: o clássico Rei Lear, a comédia Brilho Eterno, com Reynaldo Gianecchini e Tainá Müller; O Céu da Língua
, com Gregorio Duvivier; e Avesso do Avesso, com Heloísa Périssé e Marcelo Serrado, Alaska, com Rodrigo Pandolfo; Júpiter e a Gaivota - É Impossível Viver Sem o Teatro”, e Nebulosa de Baco, com Rosana Stavis e Helena Jorge.
Um dos bons momentos da programação está reservada ao o Teatro da Reitoria: a Cia Brasileira de Teatro encena Ao Vivo (dentro da cabeça de alguém], peça escrita e dirigida por de Marcio Abreu, com Renata Sorrah, Rodrigo Bolzan, Rafael Bacelar, Bárbara Arakaki e Bixarte.
Da Argentina chega No Estoy Solo, com o coreógrafo Iván Haidar, e do Uruguai, El Desmontaje, com a dançarina, coreógrafa, atriz, diretora e professora de literatura Jimena Márques. Os dois espetáculos estarão na Caixa Cultural. E outra produção argentina imperdível, A Velocidade da Luz, estará na Praça Santos Andrade.
Confira
Toda a programação em
www.fesivaldecuritiba.com.br, onde também podem ser adquiridos os ingressos, além do Shopping Mueller, para a Mostra Lucia Camargo, Mostra Fringe, Mostra Surda de Teatro, Risorama, Guritiba, MishMash e Gastronomix.