Japão coloca em órbita mais um satélite para sistema próprio de localização
03/02/2025 às 09:32
Foto: reprodução
O Japão lançou com sucesso um foguete transportando outro satélite para se juntar a um sistema de localização por satélite do próprio país.

Levando consigo o satélite Michibiki, o foguete H3 decolou do Centro Espacial Tanegashima, na província de Kagoshima, sudoeste do Japão, às 17h30 de domingo.

Cerca de 30 minutos após a decolagem, o satélite se desprendeu do foguete.

Este foi o quarto lançamento seguido do H3 realizado com sucesso. O foguete foi aprimorado após o primeiro lançamento ter falhado em 2023.

O Japão opera um sistema de localização com quatro satélites Michibiki orbitando a Terra. O sistema é semelhante ao Sistema de Posicionamento Global (GPS), que envia informações de posicionamento usadas por smartphones e sistemas de navegação de automóveis.

Os satélites japoneses também distribuem alertas de terremotos e de demais assuntos para áreas fora do alcance de outros meios de comunicações de rádio.

O governo japonês planeja aumentar de quatro para sete o número de satélites em seu sistema de posicionamento. Afirma que a conclusão do projeto permitirá que o Japão forneça informações de localização sem depender de satélites estrangeiros.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio