
Créditos: Divulgação/CCR Aeroportos
De pequena base militar da Segunda Guerra Mundial a um dos maiores terminais do país, o aeroporto conecta paranaenses com o Brasil e o mundo
Ao chegar ao mirante do Aeroporto Internacional Afonso Pena, a cena se repete: famílias, crianças, adolescentes e, principalmente, adultos admirando e registrando, com câmeras ou smartphones, as aeronaves que pousam e decolam na pista principal de um dos maiores aeroportos do país. E não é para menos, já que o fluxo de aeronaves é intenso. Segundo levantamento realizado pela CCR Aeroportos, responsável pela administração do terminal, mais de 5,5 milhões de passageiros foram transportados em 2024, representando um crescimento aproximado de 2% em relação ao ano de 2023.
Diariamente, ocorrem cerca de 80 pousos e decolagens, transportando aproximadamente 15 mil passageiros para diversos destinos do país e também da América Latina. Ao todo, são 22 rotas que conectam o Paraná a sete estados brasileiros e a quatro países da América Latina: Paraguai (Assunção), Peru (Lima), Argentina (Buenos Aires) e Uruguai (Montevidéu).
Construído na década de 1940 para servir como aeródromo militar durante a Segunda Guerra Mundial, a história do aeroporto na aviação civil teve início em 24 de janeiro de 1946, quando sua inauguração foi antecipada devido à interdição do Aeroporto de Bacacheri, na região central de Curitiba, em decorrência de um grande volume de chuvas. Com os temporais, a melhor alternativa foi acelerar os preparativos e iniciar as operações para que os aviões pudessem pousar no novo aeroporto.
Hoje, o moderno terminal aéreo não lembra nem de longe a pequena base militar da década de 1940. São mais de 60 opções comerciais, com os mais variados serviços, incluindo alimentação, souvenirs, roupas, acessórios, bares, farmácia, livraria e muito mais, para atender às mais de 14 mil pessoas que circulam diariamente pelo Afonso Pena. Além disso, sua estrutura atualmente comporta 28 posições para aeronaves, sendo 14 delas equipadas com pontes de embarque, e um novo pátio de aeronaves recém-homologado, que acrescenta sete novas posições ao total.
Desde 2022, a CCR Aeroportos é responsável pela administração do aeroporto e tem realizado diversas melhorias, como o recente investimento de 283 milhões de reais em obras para expansão, aprimoramento e aumento da segurança operacional.
O gerente do Aeroporto Internacional Afonso Pena, Eden Pisani Junior, ressalta o compromisso da CCR Aeroportos em promover o desenvolvimento da malha aérea no estado por meio do Afonso Pena. "Hoje celebramos com orgulho mais um aniversário do Aeroporto Internacional Afonso Pena, como um marco de conectividade e desenvolvimento para o Paraná e o Brasil. Desde sua inauguração, o terminal passou por inúmeras transformações e, sob a administração da CCR Aeroportos desde 2022, realizamos avanços significativos com obras de expansão e iniciativas que trazem ainda mais segurança operacional. Com uma infraestrutura moderna, diversas opções comerciais e capacidade para atender mais de 15 mil pessoas diariamente, reafirmamos nosso compromisso de oferecer conforto, qualidade e segurança a todos os que passam por aqui”, explica o gestor.
Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos em quatro países. No Brasil, administra 17 aeroportos: Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu (PR); BH Airport e Pampulha (MG); Goiânia (GO); São Luís e Imperatriz (MA); Navegantes e Joinville (SC); Teresina (PI); Palmas (TO); Petrolina (PE); Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). No exterior, a empresa opera os aeroportos Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 43 milhões de passageiros por ano.
www.ccraeroportos.com.br | @ccraeroportos