
O vereador Tico Kuzma (PSD) é o novo presidente da Câmara Municipal de Curitiba. A eleição aconteceu neste dia 2 de janeiro, mas os trabalhos na Câmara iniciam no próximo dia 3 de fevereiro
Os 38 vereadores de Curitiba se reuniram, nesta quinta-feira (2), no plenário da Câmara Municipal de Curitiba, para a escolha da Mesa Diretiva para os próximos dois anos. O vereador mais votado, Jasson Goulart (Republicanos), presidiu a sessão, que contou com a vereadora Indiara Barbosa (Novo) como secretária. Com os acordos feitos antecipadamente, não houve surpresas e o vereador Tico Kuzma (PSD) foi eleito como presidente da Câmara. Vão compor a mesa ainda os seguintes vereadores: Leônidas Dias (Podemos), 1º vice-presidente; Nori Seto (PP), 2º vice-presidente; Bruno Rossi (Agir), 1º secretário; Indiara Barbosa (Novo), 2ª secretária; Meri Martins (Republicanos), 3ª secretária; Giórgia Prates – Mandata Preta (PT), 4ª secretária. Seis candidatos receberam a unanimidade dos votos, mas a quarta secretária, Giórgia Prates teve 31 votos favoráveis. Sete vereadores da extrema direita se abstiveram de votar e alguns ainda atacaram a vereadora e o PT. Os vereadores de Curitiba permanecem em recesso e iniciam os trabalhos no dia 3 de fevereiro.
CORREGEDOR
Em seguida, houve a votação para o cargo de corregedor da Câmara Municipal. O vereador Sidnei Toaldo (PRD) foi eleito para o cargo, tendo a Delegada Tathiana Guzella (União) sido escolhida como a primeira vice-corregedora e a vereadora novata Camila Gonda (PSB) como segunda vice-corregedora. Três vereadores, que participaram da sessão e das votações, vão deixar a Câmara e assumir secretarias municipais: Marcelo Fachinello (Podemos), secretário de Governo; Amália Tortato (Novo), secretária de Desenvolvimento Humano e Professor Euler (MDB), secretário de Esporte, Lazer e Juventude. Os suplentes que assumirão os cargos na Câmara são: Sargento Tânia Guerreiro (Podemos); Rodrigo Marcial (Novo) e João da 5 Irmãos (MDB). Ao final da sessão, os vereadores eleitos para todos os cargos assinaram o termo de posse.
DIVISÃO DOS BLOCOS
A legislatura 2025-2028 na Câmara Municipal contará com um bloco de apoio ao prefeito Eduardo Pimentel (PSD) com 31 vereadores e apenas sete de oposição, que pertencem ao PT, PSB, PDT e Psol. Na distribuição dos blocos, a situação pode escolher seis cargos para indicar candidatos à Mesa Diretiva, enquanto a oposição só pode escolher um cargo.
BOZINHA ASSUME PREFEITURA DE CAMPO MAGRO
Na quarta-feira, 1º de janeiro, foi realizada a posse do prefeito Bozinha e do vice-prefeito Gusto Juninho, eleitos para uma nova gestão em 2024. A cerimônia aconteceu no Ginásio Eduardo José Jarek, com a presença da população e autoridades políticas locais. Em seu primeiro discurso o prefeito Bozinha agradeceu aos familiares, amigos, apoiadores e a população que acreditou em suas propostas. E, claro, reafirmou o compromisso em governar para todos os campomagrenses. “Eu quero que vocês saibam que o nosso compromisso, dentro do nosso plano de governo, foi de ouvir as pessoas. Quero destacar também que todas as pessoas que não votaram na nossa coligação, saibam que eu tenho o mesmo compromisso com aqueles que votaram. Serei o prefeito de todos vocês, de todos os campomagrenses”, destacou.
BALANÇO DA ASSEMBLEIA ITINERANTE
A Assembleia Itinerante, projeto criado pela Mesa Executiva do Poder Legislativo para ouvir as demandas da sociedade nos principais municípios do Paraná, encerra seus dois primeiros anos de realização com mais de quatro mil sugestões e reivindicações recebidas. Implantando pela atual gestão do parlamento, a iniciativa já foi realizada em 15 oportunidades. Em 2024, os municípios de Arapongas, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba, Paranavaí, Astorga e Ivaiporã sediaram sessões especiais da Assembleia Itinerante. Já Umuarama, Londrina e Maringá receberam o estande da Assembleia. Em 2023, a iniciativa foi realizada nas cidades Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos. Em todos os municípios, o objetivo é aproximar os parlamentares das pessoas. Durante os encontros, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), o primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e deputados estaduais que representam os municípios das regiões onde o evento é realizado recebem entidades do agronegócio e de classe, além de membros da sociedade civil organizada, para ouvir demandas e reivindicações. No decorrer das atividades, documentos com as principais sugestões da região são entregues à Assembleia. Além disso, como já virou tradição na programação da Assembleia Itinerante, personalidades de destaque na sociedade das principais regiões do Estado recebem diplomas de menção honrosa da Assembleia Legislativa.
MORTE DE IGO LOSSO
Na virada do ano, no dia 28 de dezembro, faleceu o ex-deputado estadual Igo Iwant Losso, aos 88 anos. O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD) decretou luto oficial por três dias pela morte de Losso. Igo Losso foi deputado estadual na Assembleia Legislativa do Paraná de 1963 a 1975, onde teve destacada atuação. Também foi deputado federal de 1975 a 1979 e vereador de Curitiba de 1959 a 1963. Nascido em Irati, filho do ex-deputado federal Luiz Losso, ele era formado em Direito pela UFPR e lecionou por mais de 20 anos na Faculdade de Direito de Curitiba.
ORÇAMENTO DA GENTE
Um momento inédito para todos os cidadãos paranaenses marcou a atuação dos 54 deputados da Assembleia Legislativa do Paraná em 2024: pela primeira vez na história o orçamento estadual foi construído com demandas e reivindicações propostas pela sociedade civil. A Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025, estimada em R$ 78,7 bilhões, recebeu quase 8 mil contribuições enviadas ao Legislativo, e sua aprovação foi celebrada pelos parlamentares, ficando conhecida como o “Orçamento da Gente”. Na avaliação do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia, o Paraná dá exemplo de democracia participativa ao trazer a sociedade para dentro do processo de planejamento e de investimentos do Estado. “Tivemos muitas discussões com a sociedade sobre o Plano Plurianual e, agora, sobre o orçamento. O nosso Estado está democratizando e ampliando a participação popular na gestão pública”, sublinhou.
PIMENTEL FAZ PRIMEIRA REUNIÃO COM SECRETARIADO
Nesta quinta-feira (2/1), o novo prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, conduziu a primeira reunião de secretariado de sua gestão no Salão Brasil, na sede da Prefeitura, o Palácio Solar 29 de Março, no Centro Cívico. O encontro contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Martins, e do secretário municipal de Governo, Marcelo Fachinello, além de todos os secretários e chefes das Administrações Regionais já definidos. A reunião aconteceu após o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Curitiba e após o prefeito assinar o decreto que implementa a meia tarifa do transporte público aos domingos e feriados. Na abertura, Pimentel agradeceu ao ex-prefeito Rafael Greca, destacando o legado de oito anos de realizações, e reforçou a necessidade de harmonia na equipe. Cada secretário recebeu uma cópia do plano de governo, com o compromisso de cumprir as metas estabelecidas. "Os serviços da Prefeitura não podem parar nem por um minuto. Nosso compromisso é com a eficiência, a continuidade dos contratos e a agilidade na entrega de serviços públicos de alta qualidade aos cidadãos", afirmou Pimentel.
PRIMEIRAS MEDIDAS
Entre as primeiras medidas anunciadas estão a implementação da tarifa reduzida nos ônibus aos domingos e feriados, que começa já a partir deste próximo domingo (5/1). Na sequência serão encaminhadas as definições para a implantação da tarifa zero para desempregados e o vale-creche para famílias com renda até três salários mínimos, que ampliará o acesso à educação infantil na cidade. Outra iniciativa destacada foi a criação de uma comissão para revitalizar o Centro de Curitiba, abrangendo infraestrutura, segurança, moradia, turismo, lazer e cultura. “Queremos a população usando a meia tarifa e aproveitando as boas opções que a cidade oferece”, destacou Pimentel. O prefeito também planeja buscar recursos estaduais e federais para viabilizar projetos de sua gestão. "Vou visitar o governador e Brasília. Curitiba é uma cidade exigente, e nossa maior responsabilidade é garantir serviços públicos de qualidade para todos", ressaltou.
DESPEDIDA DE GRECA
Na última quarta-feira (1), após administrar Curitiba por dois mandatos consecutivos, entre 2017 e 2024, Rafael Greca se despede de mais uma passagem pelo comando do Palácio Solar 29 de Março. Ele já havia sido prefeito de Curitiba entre os anos de 1993 e 1996. Emocionado, no Memorial de Curitiba, Greca falou sobre o trabalho realizado nesses oito anos e sobre os resultados alcançados: a recuperação da capital paranaense, as obras, os títulos internacionais conquistados. Além disso, demonstrou mais uma vez o orgulho de ser curitibano e devolveu aos moradores da cidade esse mesmo orgulho.
TRANSMISSÃO DE CARGO
No seu primeiro compromisso após sua posse como prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, ao lado do vice-prefeito, Paulo Martins, no final da tarde do último 1º de janeiro recebeu o cargo de seu antecessor, Rafael Greca, e deu posse ao seu secretariado, durante a Cerimônia de Transmissão do Cargo de Chefe do Executivo, realizada no Memorial de Curitiba. “É um dos dias mais importantes da minha vida. Recebo a Prefeitura das mãos do prefeito Rafael Greca, com quem foi uma honra ter participado dessa gestão por oito anos. Aprendi muito, no dia a dia. Agora, vou utilizar toda a minha experiência, a minha vontade, a minha força, a minha garra para cuidar da cidade nos próximos quatro anos para continuar entregando aos curitibanos a melhor capital para se viver no país”, disse o prefeito Eduardo Pimentel. Greca entregou o cargo de prefeito de Curitiba a Pimentel com a assinatura do Termo de Transmissão de Cargo, em que o eleito pela população para estar à frente da cidade entre 2025 e 2028 se compromete a realizar uma gestão democrática e a implementar seu plano de governo.