
Foto: reprodução
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que o seu país fará apenas avanços em 2025 e garantiu que tudo correrá bem.
Em discurso anual pela televisão transmitido terça-feira, véspera de Ano-Novo, ele declarou: “Temos certeza de que tudo ficará bem. Teremos apenas avanços.”
Acrescentou que os pensamentos e a esperança de milhões de pessoas em toda a Rússia são “direcionados aos combatentes e comandantes do país”, que chamou de “verdadeiros heróis”.
O presidente declarou 2025 o ano do “defensor da pátria”. Observou que em maio a Rússia celebra 80 anos desde a vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na 2ª Guerra Mundial.
Putin pediu união, sem comentar o modo como se desenrola a ofensiva russa na Ucrânia e sem falar sobre perspectivas de negociações de um cessar-fogo.
Na terça-feira, a Rússia lançou ataques a diversas áreas da Ucrânia.
Autoridades ucranianas relataram que as forças russas atingiram com mísseis e drones a capital, Kiev; a região de Sumy, no nordeste da Ucrânia; e outros locais. Informaram que os ataques feriram uma pessoa na capital.
O órgão de informações da defesa da Ucrânia afirmou que uma unidade especial derrubou um helicóptero russo e danificou outro na costa da Crimeia por ação de um drone com mísseis.