
Foto: Google
A GR Water Solutions, empresa líder em soluções hídricas, acaba de anunciar a aquisição da QGS Química, em uma estratégia de expansão e consolidação do setor. Com um índice de perda de água potável de 36,7% na região, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), essa transação representa o potencial de, juntas, transformarem o setor de tratamento de água, gerando maior eficiência de recursos hídricos locais.
Fundada em 1999, a GR Water Solutions é referência no setor de tratamento de água, esgoto e efluentes industriais no Brasil, em diversos segmentos da indústria. Com forte presença no Sudeste, a companhia inaugurou, no ano passado, uma filial em Santa Catarina, após um investimento da gestora de private equity
GEF Capital Partners. Desde então, soma mais de 3.000 clientes atendidos em todos os estados brasileiros. A empresa espera fechar o ano de 2024 com faturamento de aproximadamente 500 milhões.
Neste próximo passo, com a aquisição da QGS, as empresas estão comprometidas em desenvolver soluções que melhorem a gestão hídrica e o atendimento dos parâmetros ambientais para uso responsável de água e implementar tecnologias de ponta para reduzir drasticamente as perdas nos sistemas de distribuição de água, beneficiando diretamente a população da região sul do país. Para isso, está mapeada a implementação de práticas avançadas de tratamento e reúso de água, promovendo a sustentabilidade local.
“É importante entender que esse movimento tem um impacto geral. A melhoria na qualidade e disponibilidade de água, por exemplo, deve resultar em reduções nas tarifas a longo prazo. Além da população, setores como agronegócio, alimentos e bebidas, curtumes e metalurgia, também serão beneficiados, com acesso a soluções mais eficientes para o tratamento de água e efluentes, e consequentemente uma melhora nos resultados econômicos”, explica Fábio Ribeiro, Diretor Executivo da GR Water Solutions.
O executivo ainda destaca que as companhias estão comprometidas em investir em pesquisa e desenvolvimento para criar soluções que abordam os desafios mais urgentes da região. “A expectativa é que, nos próximos anos, o Sul do Brasil possa testemunhar avanços significativos na forma como a água é tratada, distribuída e reutilizada. Mais do que expandir nossa presença geográfica, a aquisição da QGS Química traz ótimas tecnologias e um portfólio competitivo nos permite unir forças com uma empresa que compartilha da nossa visão de inovação e excelência no tratamento de água, sempre pensando na mitigação às mudanças climáticas", finaliza o executivo.