Compromisso e processos sustentáveis permitiram à Roca Brasil Cerámica a conquista do selo Transparency Label
Pioneira no Brasil e na construção civil, o reconhecimento, fruto do trabalho intenso realizado nos últimos 5 anos, demonstra a transparência das ações empreendidas dentro da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), que mensurou os impactos ambientais e norteou a Roca Brasil Cerámica tangibilizar ações positivas e melhorar alguns de seus indicadores
25/11/2024 às 18:04
Christie Silva Schulka, marketing manager da Roca Brasil Cerámica recebe o Transparency Label conquistado por conta do compromisso e os resultados para com o meio ambiente que a empresa conquistou nos últimos 5 anos | Foto: divulgação
Em nível global, o sucesso de uma empresa não é mais pautado apenas no comprometimento de oferecer produtos com tecnologia de ponta e capazes de atender, de forma inovadora, as demandas do mercado para o momento atual. Alinhada com os anseios de desenvolvimento e expansão, a responsabilidade ambiental de produzir de acordo com parâmetros industriais que respeitem o meio ambiente deixou de ser um cumprimento compulsório para se tornar um atributo de reputação perante toda a cadeia de consumo.
 
Essa reflexão traduz a missão que a Roca Brasil Cerámica, empresa do grupo mexicano LAMOSA e à frente das marcas Roca Cerámica e Incepa, efetivou em suas plantas fabris situadas nas cidades de Campo Largo e São Mateus do Sul, ambas no Paraná. Imbuída do pioneirismo que assumiu no segmento cerâmico em que atua, seu portfólio está diretamente ligado ao padrão exemplar de atividades que estabeleceu ao longo dos últimos anos.
 
Como reconhecimento de sua atuação, no dia 22 de novembro a Roca Brasil Cerámica recebeu o Transparency Label, selo que atesta a lisura dos seus processos dentro do empenho genuíno de atuar nos 3 principais pilares da sustentabilidade. A entrega aconteceu durante o Green Building Day, evento em São Paulo que reúne estratégias de mercado, experiências, networking e parcerias com formadores de opinião para buscar soluções em prol de uma arquitetura sustentável. 


O Transparency Label foi entregue pelas mãos de Sami Meira, sócia-proprietária da UGREEN (à direita). Christie Silva Schulka, marketing manager da Roca Brasil Cerámica (à esquerda) recebeu a conquista e palestrou para os participantes do Green Building Brasil | Foto: divulgação
 
Realizado e concedido pela UGREEN, responsável pela consultoria de sustentabilidade da empresa, a Roca Brasil Cerámica passa a ser a primeira do país, bem como precursora na construção civil, a contar com esse crivo que chancela a sua transparência, dedicação e veracidade das ações em favor da sustentabilidade. ““Zelar pelo planeta e pela natureza deixou de ser obrigação para atender apenas os órgãos reguladores no Brasil já há algum tempo. Trabalhar com este objetivo faz parte de tudo o que realizamos e a conquista do Transparency Label é decorrente do esforço contínuo que dedicamos a criar possíveis futuros do morar mais sustentáveis e transparentes para toda cadeia envolvida”, analisa Christie Silva Schulka, marketing manager da Roca Brasil Cerámica.
  
O que significa o selo Transparency Label? 
A qualificação concedida pela UGREEN para a Roca Brasil Cerámica promove para toda a cadeia, incluindo lojistas, especificadores e consumidores finais a transparência e respeito que a marca Roca Cerámica possui com eles. Essa avaliação foi alcançada por meio de uma rigorosa análise sobre o fornecimento de documentos internacionalmente reconhecidos com dados e métricas que comprovaram o desempenho da empresa no aspecto ambiental, como também no social e de governança. 
“Esse resultado é fruto de um projeto de longo prazo que estabelecemos e que anualmente reportamos em nosso Relatório de Sustentabilidade. Nosso compromisso sempre foi o de prezar pela total clareza daquilo que realizamos e das conquistas”, avalia Christie que também palestrará dentro dos painéis que compõem a Green Building Brasil.
 
Como a Roca Brasil Cerámica conquistou o Transparency Label? 
Uma dedicação constante que colocou a empresa na vanguarda da construção civil no que diz respeito à implantação de um escopo que teve como direcionamento o ACV (Avaliação de Ciclo de Vida), metodologia implantada em 2019 para contribuir com a identificação dos impactos ambientais, mensuração e a conquista de pontos em certificações sustentáveis no setor. “Eu diria que a Roca Brasil Cerámica começou pela etapa mais densa e que concluiu com louvor. Por meio do ACV, as plantas passaram a utilizar biomassa nos processos que anteriormente consumiam coque de petróleo. A biomassa é um combustível renovável que pode, inclusive, ser produzida a partir de resíduos de madeira, baixando consideravelmente suas emissões”, ressalta Sami Meira, sócia-proprietária na UGREEN.
 
Segundo marketing manager da Roca Brasil Cerámica, a antecipação do ACV veio como uma resposta às inquietudes da empresa, que sempre acreditou na viabilidade de produzir de forma sustentável e o de prover os indicadores importantes para o segmento da construção. Para tanto, é necessária uma grande movimentação da indústria para alcançar seus resultados. “Enquanto fabricantes, nossa contribuição é fundamental para uma sequência continuada de todos os elos e não apenas de progressos isolados”, revela Christie.  
Para Sami, esse avanço nas fases conquistadas desde a introdução do ACV e a evolução nos relatórios de sustentabilidade nesses últimos 5 anos foram primordiais para a concessão do Transparency Label, que se configura como o planejamento que a Roca Brasil Cerámica executou e se preparou para esse reconhecimento. Ainda de acordo com a gestora da UGREEN, o selo funciona como uma ponte entre a indústria e toda cadeia da construção que também está empenhada em obter resultados positivos com maior transparência em relação às práticas ESG. “Com a segurança dos dados apresentados nessa documentação, o especificador de uma construtora, por exemplo, tem mais liberdade de selecionar os produtos e calcular as métricas que deseja alcançar no seu empreendimento”, analisa ela que complementa com outra reflexão: “Sem a clareza dos critérios, não há como, efetivamente, cobrar a sustentabilidade”. 
A concessão do primeiro Transparency Label realizado pela UGREEN para a Roca Brasil Cerámica é reflexo da conduta de uma indústria que alcançou um outro patamar de informação por meio do empenho e os profundos estudos que permitiram identificar as soluções, como a substituição do coque de petróleo pelo uso da biomassa. “O selo nos possibilita operar dentro de uma conduta sustentável tanto em nossa atuação como indústria, mas também para os demais elos da construção que buscam alcançar seus patamares sustentáveis. Os especificadores passam a contar com a tecnologia e as inovações de nossas marcas Roca Cerámica e Incepa, somados a nossa performance adotada para a preservação do meio ambiente”, analisa Christie. 
Para 2025, o próximo passo será a conquista da DAP (Declaração Ambiental de Produto) que contribui ainda mais para certificações da construção civil como o LEED – Leadership in Energy and Environmental Design. A Roca Brasil Cerámica já iniciou a implementação do protocolo GHG com foco na descarbonização.
 
Onde os dados do Transparency Label da Roca Brasil Cerámica serão encontrados?
As informações serão disponibilizadas na landing page que concederá o acesso à declaração oficial sobre a concessão do selo e os leads captados pela UGREEN.
Landing page: https://www.ugreen.com.br/roca-ceramica/?ref=qrcode
 
Serviço: Green Building Day
Local: AYA Earth Partners
Alameda Rio Claro, 28 - 4° andar - Bela Vista, São Paulo - SP
 
Sobre a Roca Brasil Cerámica   
A Roca Brasil Cerámica, à frente das marcas de revestimentos Roca e Incepa, pertence ao Grupo LAMOSA, empresa mexicana de atuação mundial na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Com a aquisição, em 2021, passou a integrar uma história de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com 33 centros de produção distribuídos em 9 países nas Américas e na Europa. Soma-se também a força do Grupo LAMOSA, que ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 280 milhões de m².    
 
Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA da Roca Brasil Cerámica e a consolida com a robustez de empresa global reconhecida como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo. 
 
O constante investimento em tecnologia a permite entregar um robusto portfólio que segue as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica. Marcada por seu pioneirismo e uma visão que projeta o futuro, em 2016 tornou-se a primeira empresa das Américas a adquirir sua primeira supercompactadora Contínua+. Somada ao conhecimento do seu time de desenvolvimento, em 2018 abriu o mercado de Superformatos com revestimentos nas dimensões de 120 x 120 cm, e a partir de 2020 nos tamanhos 100 x 200 cm e 120 x 250 cm, uma verdadeira revolução na indústria cerâmica e no mercado da arquitetura e construção.   
 
Em 2022, saiu à frente mais um marco histórico: a compra de sua segunda supercompactadora, alcançando o status de única empresa das Américas com o segundo equipamento. Esse olhar precursor permitiu ampliar as linhas de Superformatos com as medidas de 160 x 160 cm e 160 x 320 cm, capazes de atender, além das obras, o segmento moveleiro. 
 
Sustentabilidade: seu compromisso com o meio ambiente segue alinhado com os processos produtivos. No último ano, além de redução de 17% no consumo total de energia elétrica, adotou o Protocolo de GHG (Greenhouse Gas Protocol), padrão globalmente reconhecido para medir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), com o objetivo de melhorar a precisão e a credibilidade dos dados ambientais relacionados a emissões atmosféricas. E mais: 92,5% dos resíduos gerados nas fábricas foram destinados para fins nobres, como reuso ou reciclagem; os 7,5% restantes foram enviados para aterros sanitários ou incineração. Também foram coletadas e destinadas 45 toneladas para compostagem de resíduos orgânicos que equivalem a uma economia de mais de 300 viagens entre São Paulo e Rio de Janeiro em emissões de CO₂. A biomassa, combustível renovável, mais limpo e eficiente, e que ainda reaproveita resíduos de indústrias de madeira, responde por 17% da matriz energética. 
 
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a empresa possui um Plano de Logística Reversa, que mensura a quantidade de embalagens faturadas por Estado no Brasil e, no último ano, realizou a compensação de 30% desse volume por meio de créditos de reciclagem. 
 
www.rocaceramica.com.br   
www.incepa.com.br   
www.grupolamosa.com   
@rocaceramicabr | @incepabrasil   
   
Showroom Roca Brasil Cerámica   
Av. Padre Natal Pigato, 974   
Vila de Lurdes, Campo Largo   
tel. (41) 3391-1430   

 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio