A TOMRA Mining fornecerá a tecnologia de classificação XRT para a operação Las Cuevas da Koura, a maior mina de fluorita do mundo
22/11/2024 às 17:40
A Koura escolheu mais uma vez a TOMRA Mining para dar suporte às suas operações na mina de fluorita Las Cuevas, no México, convencida pelo desempenho superior dos separadores XRT da TOMRA na remoção de rejeitos de sua alimentação. Essa escolha também reflete a confiança da Koura no suporte profissional e de alta qualidade das equipes de Aplicações e Serviços da TOMRA Mining. O comissionamento dos novos separadores XRT está planejado para o início de 2025.
A Koura, empresa de Fluor & Energy Materials da Orbia e fornecedora líder global de metspar de alta pureza e produtos de escória ácida, extrai o mineral bruto da mina de fluorita Las Cuevas em San Luis Potosí, México - uma das maiores e mais produtivas fontes de fluorita do mundo. A Koura assinou um contrato com a TOMRA Mining para instalar dois classificadores de ponta de Transmissão de Raios X (XRT) para reduzir significativamente o conteúdo de sílica e carbonato de cálcio em seu material de mina, tornando o processamento mais eficiente e aumentando a qualidade de seu produto de espato flúor.
Como o maior produtor de espato flúor do mundo, responsável por mais de 20% do suprimento global a escolha da Koura de fazer uma nova parceria com a TOMRA reflete um relacionamento de uma década construído com base na excelência tecnológica e no serviço dedicado. A Koura tem usado os separadores de cores da TOMRA em sua planta de processamento de San Luis Potosí e na mina Las Cuevas para remover rejeitos de carbonato de cálcio de sua alimentação de fluorita. Com os classificadores XRT da TOMRA, cuja instalação está programada para o final de 2024 e o comissionamento para o início de 2025, a empresa pretende melhorar ainda mais a eficiência do processo e, ao mesmo tempo, reduzir os custos e o impacto ambiental por meio da minimização do consumo de água e produtos químicos.

O desafio: remoção eficiente de resíduos de sílica da alimentação de fluorita
A Koura procurou a TOMRA para atender à necessidade de remover a sílica e o carbonato de cálcio do run-of-mine usando menos água - um recurso escasso no clima seco de San Luis Potosí - e menos produtos químicos, além de reduzir a quantidade de material que passa por britagem e moagem.
A tecnologia de separação XRT da TOMRA Mining atende precisamente a esses requisitos: os separadores COM Tertiary XRT e COM 1200 XRT 2.0 - para material de tamanho fino e grosso, respectivamente - proporcionarão à Koura maior rendimento e remoção mais eficiente de sílica em comparação com as gerações anteriores de separadores e tecnologias tradicionais de processamento mineral.
“A classificação baseada em sensores oferece uma oportunidade incrível de remover rejeitos usando menos recursos em comparação com a flotação ou a separação por meio denso. Sem necessidade de água ou produtos químicos, é a melhor opção para enfrentar nossos desafios de mineração”, diz Amaury Colunga Di Bella, Diretor de Operações de Superfície da Orbia.
 
Uma parceria de longa data com a TOMRA Mining
A decisão da Koura de selecionar os separadores XRT da TOMRA também reflete a confiança construída ao longo de anos de colaboração. “A TOMRA provou não apenas o alto potencial e as capacidades de sua tecnologia, mas também a qualidade de suas equipes”, diz Amaury Colunga Di Bella. “A atenção e a capacidade de resposta da equipe de serviços da TOMRA são melhores do que as da concorrência, e seu Centro de Testes conta com profissionais qualificados, apaixonados por mostrar o verdadeiro potencial das soluções da TOMRA, e nós adoramos isso.”
Harold Cline, gerente de vendas da TOMRA Mining na América do Norte, compartilha seu entusiasmo com a próxima fase da parceria, marcada pelo fornecimento dos novos classificadores XRT: “Estamos orgulhosos pelo fato de a Koura ter reafirmado sua confiança na TOMRA Mining com esse novo contrato e esperamos apoiar o sucesso contínuo da Koura em Las Cuevas com a mesma dedicação e experiência que eles esperam de nós.”

Legenda da foto: Amaury Colunga, Gerente de Operações e Javier Medellin, Superintendente de Britagem da Orbia (Koura) com Albert du Preez, Diretor da TOMRA Mining durante o trabalho de teste realizado no Centro de Testes da TOMRA em Wedel, Alemanha.

Sobre a TOMRA Mining
A TOMRA Mining projeta e fabrica tecnologias de classificação para as indústrias globais de mineração e processamento de minerais. As soluções da empresa visam transformar a forma como os recursos naturais são processados para maximizar a recuperação e minimizar nossa pegada ecológica.
Como líder global de mercado em classificação de minério baseada em sensores, a TOMRA Mining é responsável pelo desenvolvimento e engenharia de tecnologia inteligente para oferecer eficiência de recursos e remodelar o setor para melhor.
Siga a TOMRA Mining no Facebook @TOMRA.Sorting.Mining, X @TOMRAMining, LinkedIn em TOMRA Mining e no YouTube em TOMRA Mining.
 
A TOMRA Mining faz parte do Grupo TOMRA. A TOMRA foi fundada em uma inovação em 1972 que começou com o projeto, fabricação e venda de máquinas de venda automática (RVMs) para coleta automatizada de embalagens de bebidas usadas.
Hoje, a TOMRA está liderando a revolução dos recursos para transformar a forma como os recursos do planeta são obtidos, usados e reutilizados para possibilitar um mundo sem desperdício. As divisões de negócios da empresa são TOMRA Food, TOMRA Recycling e TOMRA Collection.
A TOMRA possui aproximadamente 105.000 instalações em mais de 100 mercados em todo o mundo e teve uma receita total de cerca de 14.8 bilhões de NOK em 2023. O Grupo emprega 5.000 pessoas globalmente e está listado na Bolsa de Valores de Oslo. A sede da empresa fica em Asker, na Noruega.
Para mais informações sobre a TOMRA, visite www.tomra.com
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio