Líderes da Apec enfatizam a importância da cooperação multilateral
17/11/2024 às 13:40
Líderes do fórum Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, ou Apec na sigla em inglês, adotaram uma declaração de cúpula enfatizando a importância da cooperação multilateral. A declaração ocorre em meio à crescente preocupação com o protecionismo, em antecipação à posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

A cúpula de dois dias da Apec terminou no sábado em Lima, a capital peruana.

O premiê japonês, Ishiba Shigeru, e o presidente americano, Joe Biden, estavam entre os participantes de 21 países e regiões para debater sobre comércio, investimento e crescimento sustentável.

Vários líderes manifestaram preocupação com o crescente protecionismo, à luz do retorno do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ao cargo em janeiro de 2025.

O presidente chinês, Xi Jinping, comentou que a Apec é “confrontada com desafios como tendências crescentes de geopolítica, unilateralismo e protecionismo”.

A declaração dos líderes ressalta a necessidade de cooperação multilateral para reagir a mudanças rápidas e sem precedentes. Também enfatiza a importância de oferecer um ambiente de comércio e investimento livre, aberto e estável.

Segundo a presidente da Apec, Dina Boluarte, presidente do Peru, a declaração reflete a visão do fórum pela construção de uma comunidade próspera, pacífica e resiliente na região Ásia-Pacífico, de modo que a população possa se beneficiar da economia global.

O fórum da Apec de 2025 está programado para ser realizado na Coreia do Sul, enquanto a China será a anfitriã em 2026.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio