
Iuri Lenzi, CEO; Gustavo Pahl, CTO; Alisson Brito, CRO da empresa. Divulgação
Quando o empresário Iuri Lenzi fundou a
Zinz em janeiro de 2020, não contava que, três meses depois, uma pandemia se espalharia pelo planeta e acionaria o sinal de alerta nos negócios. Pois a empresa, atualmente uma plataforma que facilita a vida de franqueados na execução de obras e reformas, não só superou esse momento de turbulência global como chega aos quatro anos de vida em expansão.
“Devemos fechar 2024 com mais de R$ 6 milhões em obras”, afirma o fundador e CEO da Zinz. Esse montante representa um terço (33,3%) a mais do que o registrado em 2023, da ordem de R$ 4,5 milhões, e mais de oito vezes o valor de 2022 (R$ 700 mil). “E lembrar que, no primeiro ano, ficamos sem faturar praticamente nada”, recorda ele. Veio 2021, ainda com muitas dificuldades, até que em 2022 a decisão por direcionar a plataforma para o segmento de franquias deu novo impulso à Zinz.
Hoje, a Zinz funciona como um marketplace que conecta franqueados a prestadores de serviço para a execução de obras e reformas de lojas de franquias. O foco são obras de médio porte. “Intermediamos de ponta a ponta da obra, desde o orçamento até o pagamento final. Os pagamentos são efetuados ao prestador de serviço apenas após os serviços aprovados pelo próprio cliente”, explica Lenzi.
Como indicador da viabilidade e sustentabilidade do negócio, a Zinz trabalha com o cálculo de que o mercado de franquias conta com 4 mil marcas, sendo que em torno de 3,8 mil delas são de lojas físicas. Ou seja, estabelecimentos que precisam de obras e reformas para estarem adequados aos padrões arquitetônicos e de identidade visual estabelecidos pelas franqueadoras. “E a tendência é que o mercado de franquias continue se expandindo”, projeta o CEO.
Além disso, estima-se que em média, por ano, estas franquias abram cinco outras lojas, totalizando um mercado de 19 mil lojas novas por ano. “Algumas crescem, outras não, mas um cálculo conservador aponta para esse número”, pontua, reiterando que essas ampliações demandam, portanto, por novas obras.
Por isso, a empresa trabalha com uma meta ousada: chegar a 2030 alcançando a marca de 1 milhão de metros quadrados reformados a partir da intermediação da plataforma. Atualmente, esse número está em 10,5 mil metros quadrados.
Claro lança loja com inovação e experiência integrada
Nesta terça-feira (12), a Claro inaugurou uma nova loja no ParkShoppingBarigüi, em Curitiba, com a proposta de tangibilizar uma experiência cada vez mais solar, garantindo a integração entre atendimento, exposição de multidevices e experiências. Localizado no piso térreo, o novo espaço busca oferecer uma jornada de atendimento mais dinâmica e tecnológica, para encantar os consumidores e tornar a experiência com a Claro ainda mais completa. Assim, a loja pode se transformar no sofá da casa, onde os filhos se divertem com jogos, enquanto os pais aprendem sobre a casa conectada.
Com ambiente acolhedor e inovador, a loja conversa com o cliente, estimulando uma self journey, mais intuitiva e divertida. O cliente pode contar com o autoatendimento para retirar sua 2ª via de fatura ou com o atendimento express para atividades simples, como a compra de acessórios, otimizando seu tempo. Há amplas áreas de degustação de aparelhos, espaço para workshop e área gamer, além do espaço Claro Multi, que demonstra as diversas soluções convergentes da Claro, como Claro tv+ com alexa integrada, que comanda experiências de casa conectada, além de produtos como o Wi-Fi Mesh, que amplia o sinal da banda larga por todos os cantos da casa. O cliente ainda terá acesso a espaço pet friendly e ambiente de espera.
“Curitiba foi escolhida pela Claro para receber a evolução do conceito atual de loja. Nosso objetivo é oferecer um espaço ainda mais inovador e tecnológico, onde nossos clientes poderão experimentar, na prática, o que é ter uma vida mais conectada, seja com a banda larga ou com 5G+ da Claro, o mais rápido do Brasil. E, com um hub de conteúdo mais completo do mercado, a Claro oferece as soluções para tornar a vida dos nossos clientes mais produtiva e divertida. Por exemplo, os curitibanos poderão conhecer e se divertir com o novo serviço Claro gaming GeForce NOW powered by ABYA, que traz uma biblioteca de mais de 1.900 títulos, incluindo 130 gratuitos”, afirma Marcelo Repetto, diretor regional da Claro para a região Sul.
Com projeto do Gad, a loja foi desenvolvida com base em premissas de sustentabilidade e inteligência operacional que permitem uma implantação ágil e simples, fortemente embasada em conceitos de modularidade, escalabilidade e flexibilidade. Importante destacar que a loja conta com acessibilidade universal, que contempla cuidados na ergonomia, espaços de circulação e diversas formas de comunicação para garantir uma loja democrática e amplamente inclusiva. Tudo isso, em conformidade com o Regulamento Geral de Acessibilidade - RGA, assim como as demais lojas conceito da Claro.
A nova loja ainda conta com assistentes tecnológicos, colaboradores geeks, que ficam à disposição dos clientes para auxiliar e demonstrar as soluções e inovações oferecidas pela Claro. “A jornada do consumidor ganha um caminho ainda mais dinâmico e tecnológico, com experimentação em diversos momentos de sua passagem pela loja. O cliente é o centro da nossa atenção e a razão maior de tudo que fazemos. Investimos permanentemente para melhorar a experiência dos nossos consumidores e temos o prazer em servir e prover soluções que encantam os clientes. Dessa forma, a busca constante por conhecer o nosso público amplia nossa capacidade de antecipar e superar as suas expectativas e é isso que queremos demonstrar na evolução do conceito de loja”, comenta Leandro Bueno, Diretor de Canais e Vendas da Claro.
StartLaw realiza Demo Day do 5º Edital de Aceleração de Novas Ideias
A
StartLaw, legaltech referência em inovação jurídica, realiza no dia 21 de novembro o Demo Day do
5º Edital de Aceleração de Novas Ideias, no Unicuritiba, às 18h30. Aberto ao público, o evento vai reunir investidores, parceiros e entusiastas da inovação para conhecerem o resultado do trabalho desenvolvido com as startups ao longo dos últimos seis meses.
Desde maio, a StartLaw tem apoiado startups em fase inicial com um programa de aceleração robusto que inclui mentorias, workshops e acesso a uma rede de especialistas e parceiros estratégicos. Sob a orientação da legaltech, as empresas participantes aprimoraram seus modelos de negócios, validaram produtos e prepararam-se para o mercado, ganhando estrutura, visão e estratégia. “O Demo Day representa a culminação de uma jornada de aprendizado, inovação e dedicação. Acompanhamos de perto as empresas participantes e vimos o quanto cresceram, tanto em estrutura quanto em visão de mercado,” afirma Nícolas Fabeni, CEO da StartLaw.
O programa de aceleração incluiu um intenso treinamento de pitch, com simulações e feedbacks de mentores e investidores, garantindo que as startups estejam prontas para apresentar seus projetos de maneira eficaz e captar novos recursos. Além disso, as mentorias técnicas e jurídicas ajudaram as empresas a estruturarem seus produtos e estratégias em conformidade com o mercado, enquanto os workshops abordaram tópicos fundamentais para o desenvolvimento do negócio, como desenvolvimento de MVP, estratégias de monetização, jornada do cliente e marketing digital.
O Demo Day será uma vitrine para as startups mostrarem ao público e aos investidores o potencial de seus projetos, com os participantes compartilhando os aprendizados obtidos durante o programa e apresentando suas ideias a potenciais parceiros e financiadores estratégicos. O evento contará também com a presença de investidores anjos e fundos de investimento regionais, interessados em apoiar o crescimento de novas ideias e startups promissoras.
Esse evento finaliza uma jornada intensa e colaborativa, em que a StartLaw ofereceu às startups ferramentas fundamentais para crescerem de forma sustentável. "Mais do que uma celebração de encerramento, o Demo Day representa nossa dedicação em promover o empreendedorismo e a inovação no Brasil”, finaliza Fabeni.
Jornada de capacitação prepara PCDs para área de TI
Um ambiente inclusivo onde é possível desenvolver habilidades e ter acesso a oportunidades de emprego em organizações que valorizam a diversidade é um desejo compartilhado por milhares pessoas. Em setembro, celebrando o Mês da Luta da Pessoa com Deficiência e atendendo especificamente pessoas neurodivergentes ou com deficiência física, auditiva, visual, mental ou múltipla, — seja ela visível ou não — a Estácio, a Amazon Web Services (AWS) e o Instituto Yduqs se uniram para criar o Bootcamp Carreiras sem Barreiras. O programa online é destinado às pessoas com deficiência (PCDs), sejam universitárias ou formadas em um dos campi ou polos de ensino da instituição em todo o País.
Segundo Elaine Campos, gerente nacional de carreiras e responsável pelo Bootcamp Carreiras sem Barreiras, o programa que nesta primeira edição contemplou mais de 300 participantes, poderá atender mais de 6 mil pessoas, entre estudantes e formados na Estácio nos próximos anos. “Com essa iniciativa, queremos promover a inclusão para além da esfera acadêmica. Temos uma equipe dedicada exclusivamente para auxiliar universitários e formados a desenvolverem as competências necessárias para que tenham melhores oportunidades em suas carreiras”, destaca.
De acordo com dados do módulo Pessoas com deficiência, da Pnad Contínua 2022, existem cerca de 18,6 milhões de pessoas no Brasil com algum tipo de deficiência. Além disso, pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda. No setor de tecnologia, um levantamento realizado pelo Relevo em 2021 aponta que apenas 1,6% das vagas de empresas de tecnologia são destinadas a candidatos com deficiência.
Para a AWS, é essencial investir em iniciativas que capacitem profissionais e criem ferramentas para aumentar a representatividade desse público na área. A Tech Alliance da AWS tem como missão construir uma ponte entre a academia e a indústria, auxiliando clientes e parceiros a se conectarem com talentos cada vez mais recrutáveis, através de seus programas educacionais e iniciativas de aceleração do desenvolvimento de profissionais.