Japão registra superávit recorde em conta corrente no primeiro semestre de 2024
11/11/2024 às 22:09
Foto: reprodução

O Japão registrou um superávit recorde em conta corrente na primeira metade do ano fiscal de 2024, que começou em abril no país. À medida que os investimentos no exterior passaram a render mais, os negócios no país registraram retornos mais altos.

O Ministério das Finanças afirma que o superávit em conta corrente no período de abril a setembro foi de mais de 15,8 trilhões de ienes, equivalentes a mais de 100 bilhões de dólares.

O valor representa um aumento de 1,7 trilhão de ienes, ou mais de 11 bilhões de dólares, em relação ao mesmo período do ano passado. É também o nível mais alto já registrado em um semestre desde que dados comparáveis se tornaram disponíveis em 1985.

A conta corrente é composta pelos resultados de comércio e investimento de um país com o resto do mundo.

A conta da renda primária também registrou um recorde na análise por semestre, atingindo mais de 22 trilhões de ienes, ou cerca de 144 bilhões de dólares.

As empresas japonesas receberam maiores dividendos e pagamentos de juros em meio ao iene fraco e às taxas de juros mais altas nos EUA e em outros países.

No entanto, a balança comercial ficou em um déficit de 2,4 trilhões de ienes, ou mais de 15 bilhões de dólares. Isso se deve ao aumento das importações de computadores e produtos farmacêuticos.

No mês de setembro por si só, o superávit em conta corrente foi de 1,7 trilhão de ienes, ou mais de 11 bilhões de dólares, marcando o 20º mês consecutivo de superávit. No entanto, o valor foi 8 bilhões de dólares mais baixo do que o registrado em setembro do ano passado.
com NHK

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio