
Filippo Marcon: lançamento oficial da medalha comemorativa pelos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil
Na segunda-feira, 4 de novembro, acontecerá um evento em Curitiba que vai despertar a atenção da comunidade italiana da capital paranaense. Trata-se do Jantar Anual da Guarda de Honra do Pantheon Brasil 2024, alusivo a data 04 de novembro de 1918, que para a Itália, marca o dia Unificação Nacional e das Forças Armadas, ocasião em que será lembrado aqueles que lutaram por um país livre e independente.
O evento será realizado no Restaurante Porta Romana, em Santa Felicidade, (Av. Manoel Ribas 4330). Conforme relata Filippo Marcon (@filippo_marcon) Delegato Guardia d'Onore Pantheon Brasil (@gdobrasile) "na ocasião, além do jantar italiano, será comemorada a Giornata dell’Unità Nazionale e delle Forze Armate (Dia da Unidade Nacional e das Forças Armadas).
Segundo Filippo Marcon "na oportunidade realizaremos o lançamento oficial da medalha comemorativa pelos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil. Uma distinta honraria que visa reconhecer os notáveis serviços prestados por instituições e personalidades civis na difusão da cultura, dos costumes, da língua e das tradições italianas em território brasileiro."
AS HOMENAGENS
E acrescenta Filippo Marcon: "Nosso Instituto, fundado em 1878, é considerado a Associação de Combate e Arma mais antiga em atividade na Itália. Foi elevado a Ente Moral com o Reggio Decreto nº 1047 [R.D. 1047 01/09/1911] sendo submetido, em 1990, à vigilância do Ministério da Defesa [D.P. 27 de fevereiro 1990] permanecendo uma instituição patriótica, apolítica e apartidária, a fim de preservar o sentimento de honra e o respeito pela Pátria."
Entre os homenageados que vão receber a medalha comemorativa dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, estão o Arcebispo de Curitiba, Dom Peruzzo; a ex-governadora Cida Borghetti; a Consul Geral da Itália, Eugênia Berti; o deputado estadual presidente da frente parlamentar Brasil Itália de Santa Catarina,Vicente Caropreso; o advogado João Casillo e a presidente da ACCUR (Academia de Cultura de Curitiba), Maria Inês Borges da Silveira.
Também serão homenageados o presidente da Câmara de Comércio Brasil Itália (Italocam) Francesco Pallaro; Marino Garofani, fundador da empresa Brafer Construções Metálicas; Marcello Luparia, da empresa Maclinea e o empresário Virgílio Moreira Filho, ex-Secretário de Indústria e Comércio do Paraná e ex´-vice presidente da FIEP. A organização do evento lembra que os ingressos são limitados que podem ser adquiridos pelo whats (41) 9 8866-6015.
Maria Inês Borges da Silveira, presidente da ACCUR (Academia de Cultura de Curitiba) está entre os homenageados que receberão a medalha comemorativa.
Mostra das Artes do Vídeo na Cinemateca
O mineiro Paulo Nazareth é um dos artistas convidados
A Cinemateca de Curitiba recebe, a partir desta sexta-feira (1º novembro), o Cinestesia - Mostra Latinoamericana das Artes do Vídeo. O evento, gratuito, que acontecerá até domingo (3), une cinema e museu em um único espaço unindo os temas corpo, tecnologia e natureza.
Para os três dias de interação, a curadoria traz a exibição de Mostras de Vídeos, Mesas de Comunicação, uma oficina de Criação com a Artes do Vídeo e uma apresentação de video mapping - técnica que usa a projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares. Na abertura, a mostra recebe os renomados artistas Gabriela Golder e Paulo Nazareth.Mais informações disponíveis na página do Instagram da mostra (@mostra.cinestesia).