Termatalia, maior evento termal do mundo realizado na Espanha
26/10/2024 às 08:59
À direita da foto o diretor da feira, Rogelio Martínez, durante a abertura do evento: “o turismo é muito mais que um motor econômico."
(fotos de Gisele Pimenta)

Foi realizada no mês de setembro último, na Espanha, a 22ª Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar (Termatalia) que foi celebrada como sua edição mais profissional. Para participar da mostra foram convocados destinos, empresas e profissionais de turismo de saúde de 25 países.
Considerado o maior evento termal do mundo, em 2018 o Paraná sediou, em Foz do Iguaçu, a Termatalia. Na época a então vice-governadora Cida Borghetti participou do ato oficial de entrega da sede da Feira para Foz do Iguaçu, em Ourense, comunidade autônoma da Galícia, na Espanha.
Os dados desse evento internacional, em 2024, que serão publicados a seguir, com exclusividade, na coluna CAPITAL & NEGÓCIO do jornal Diário Indústria & Comércio,  foram fornecidos por Gisele Pimenta, que radicada em Curitiba, é CEO do Portal Pimenta Nativa (https://pimentanativa.com). Foi a única paranaense da área da comunicação presente ao referido acontecimento.
Conforme relatou Gisele Pimenta, "esta feira torna-se assim a melhor vitrine que reflete um novo florescimento do termalismo na Galicia,uma comunidade líder na Espanha neste setor turístico, onde pois possui 20 SPAs que geram 19 mil empregos e que atraíram, em 2023, 190 mil turistas. A feira contou com 100 expositores, 30 oradores e 28 operadores turísticos líderes nos mercados dos seus países de origem."
Segundo Gisele Pimenta, a próxima edição da Termatalia na América será realizada em 2025 na Colômbia "que possui mais de 300 nascentes que podem se beneficiar em seu desenvolvimento e promoção a partir da rede de contatos e aliados que a feira possui".
A cerimônia de abertura este ano, na Espanha, foi presidida pelo titular da Xunta da Galiza, Alfonso Rueda, que destacou que o turismo termal reúne todas as características do modelo turístico. Enfatizando que "a Xunta está comprometida com um turismo sustentável, de qualidade, que permite a chegada de viajantes para a comunidade que é sazonal."

 
Radicada em Curitiba, Gisele Pimenta, da área de comunicação social, foi a única representante do Paraná presente ao evento internacional.


O representante da Procolombia, o secretário de turismo do Governo de Boyacá, Eduin Contreras; Pascual Martínez; prefeito de Paipa, Germán Camacho; a diretora do Instituto Termal de Paipa, Martha Florez.


A cerimônia de abertura, deste ano, foi presidida pelo titular da Xunta da Galiza, Alfonso Rueda.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio