
Presente em diversas capitais do Brasil e no sul da Flórida, a Artefacto inaugurou seu primeiro showroom em Nova York e revela planos de continuidade na expansão internacional - Crédito foto: Divulgação
Hoje à frente de uma das mais vibrantes editoras brasileiras de mobiliário autoral, com atuação destacada em diversas capitais do Brasil e no sul da Flórida, a Artefacto inaugurou seu primeiro showroom em Nova York. Caberá aos gêmeos Bruno e Pietro Bacchi, terceira geração da família Bacchi, profissionais hoje atuantes nas áreas de Marketing e Logística da empresa, a direção da Artefacto Manhattan. "Eles tiveram participação decisiva na concretização do empreendimento, chegando mesmo a prospectar nosso futuro endereço: um ponto privilegiado na movimentada Madison Avenue, lar atual de algumas das principais grifes de mobiliário do mercado internacional, com destaque para asitalianas", revela Paulo Bacchi, CEO da marca,
"Nossos móveis funcionam bem com a arquitetura modernista brasileira, com a arquitetura clássica, com a arquitetura ultra-moderna. Meio que combinam com tudo. Em particular, a nossa mais recente coleção, que apresenta um design totalmente atemporal", afirma Pietro Bacchi. "Quando penso na nossa marca, a palavra resiliência me vem à mente. Meu avô abriu sua primeira loja aos 18 anos. Meu pai teve a oportunidade de expandir para Miami e agora eu e meu irmão, a terceira geração, estamos levando a marca para Nova York, vista por nós como a capital do mundo", complementa Bruno Bacchi.
Não por acaso, Cromosfera – obra do islandês-dinamarquês Olafur Eliasson, de 2021, na qual o artista lança mão de esferas de vidro coloridas para, segundo ele, ampliar a compreensão dos outros –, e tida por Paulo Bacchi como uma autêntica ode à liberdade, deve assume posição de destaque no contexto do novo showroom: um espaço de 1.500 m2, que recebeu projeto conceitual assinado pela diretora-criativa da Artefacto, Patrícia Anastassiadis. "Uma feliz coincidência nos levou a encontrar essa obra de Olafur Eliasson, que se conecta com a ideia de movimento, de diverso.
E, por uma analogia, quase natural, com a própria cidade de Nova York", comenta o
empresário.
“Trata-se de uma cidade única, com uma atmosfera cosmopolita muito próxima da de São Paulo", considera Bruno Bacchi. "Penso que a Artefacto ainda tem muito para crescer. Eu me interesso pelos mercados de Los Angeles e Aspen. E, definitivamente, esta loja inicia um período de grande expansão", sinaliza Pietro Bacchi.
"Quase meio século após a fundação da Artefacto por meu pai, Albino, é impossível não estabelecer um paralelo entre a chegada de meus filhos a Nova York, agora, e minha ida para Miami. Eles dispõem da mesma confiança a mim depositada por meu pai e o caminho está bem sedimentado. Agora é a hora deles", ressalta Paulo Bacchi.
Serviço
Artefacto NYC
149 Madison Ave.
Nova York – Estados Unidos