
Jorge Della Via Junior, diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo Mabu
O Grupo Mabu vem se consolidando como uma referência no setor de tecnologia e inovação, conquistando prêmios que ressaltam seu comprometimento com a modernização de seus processos e serviços. Este ano, o Diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo, Jorge Della Via, foi incluído na lista dos 50 profissionais que mais fomentam a inteligência artificial (IA) no Brasil, sendo um dos únicos profissionais de tecnologia no setor da hotelaria presente na lista.
Jorge relembra com entusiasmo o início inesperado de sua carreira no campo da tecnologia: "Eu jogava futebol, e a única opção de curso, com o horário disponível na agenda, era de Processamento de Dados. Não deu certo como atleta, passei a trabalhar como digitador e fui me aprimorando e me envolvendo, me apaixonando cada vez mais com o setor. Hoje vejo que toda essa trajetória tem sido correta, trabalhando de forma correta com princípios e valores o resultado é sempre positivo”, comemora.
Estar entre os 50 principais nomes da tecnologia no Brasil, segundo ele, é um reconhecimento extremamente gratificante, especialmente por trabalhar em um segmento tradicional que é a hotelaria, mas o grupo Mabu está me proporcionando fazer diferente, que, apesar de sua longa trajetória no setor, tem a inovação e a tecnologia como parte central de sua evolução. "A direção do Grupo Mabu entendeu e abraçou a tecnologia como um diferencial, tenho um time com muita vontade e que entenderam a importância da inovação e me ajudam nesse processo. Isso é visível no crescimento exponencial do grupo nos últimos três anos", acrescenta Jorge.
Além do reconhecimento do diretor, o Grupo Mabu também foi premiado em 2023 na 8ª Edição do Ranking 100 Open Startups na categoria de Inovação Digital. O prêmio destacou os esforços da empresa na promoção de inovação por meio de parcerias estratégicas com startups, promovendo a excelência em seus serviços. Em 2024, o grupo manteve seu ímpeto inovador, classificou-se entre as TOP 10 de sua categoria setorial, na 9ª Edição do Ranking 100 Open Startups. A edição contou com a participação de mais de 6 mil corporações e 12 mil startups, consolidando-se como o maior ranking corporativo da América Latina em número de participantes e o mais relevante na categoria de inovação e startups. Este ano, foram registrados mais de 60 mil contratos entre corporações e startups, com um investimento superior a R$ 10 bilhões em open innovation. Esses resultados comprovam que, mesmo em um setor tradicional, a inovação é um caminho vital para o crescimento sustentável e a excelência nos serviços.
IBM oferece cursos gratuitos sobre Inteligência Artificial
A rápida evolução da inteligência artificial tem transformado setores e se tornado um conhecimento essencial para o mercado de trabalho. Consequentemente, a procura por mão de obra cresceu. De acordo com o
CEO Study, pesquisa realizada pela IBM, 35% da força de trabalho no Brasil exigirá requalificação nos próximos três anos e 37% dos CEOs entrevistados no país planejam contratar colaboradores adicionais devido à IA generativa. Apesar disso, as empresas têm enfrentado desafios para encontrar profissionais qualificados. É isso que aponta a pesquisa "Antes da TI, a Estratégia", divulgada neste ano pelo IT Forum Inteligência, em que 47% das empresas indicaram que um dos seus principais obstáculos é a escassez de talentos. O dado evidencia a necessidade urgente de investimentos em educação e formação de mão de obra especializada.
Reconhecendo essa tendência e a urgência de ampliar o acesso à capacitação, a plataforma Eu Capacito, uma iniciativa do Instituto Itaqui que visa formar profissionais para a economia digital, oferece cursos gratuitos de inteligência artificial da IBM SkillsBuild.
Os cursos on-line do IBM SkillsBuild podem oferecer uma vantagem inicial em áreas como IA generativa, aprendizado de máquina, ética de IA e muito mais. Os cursos são completamente gratuitos, flexíveis e otimizados para aprendizado em movimento para impulsionar o futuro de IA de acordo com o ritmo de cada aluno.
No “Plano de aprendizagem: Fundamentos de Inteligência Artificial”, o aluno explorará a história da IA e verá como ela pode mudar o mundo. Ao longo do caminho, você se aprofundará nas maneiras pelas quais a IA faz previsões, entende linguagem e imagens e aprende usando circuitos inspirados no cérebro humano. Após uma simulação prática na qual você cria e testa um modelo de aprendizado de máquina, você terminará com dicas sobre como encontrar sua carreira em IA. Ao concluir esses cursos, você ganhará uma credencial IBM SkillsBuild reconhecida pelo setor de tecnologia em Fundamentos de Inteligência Artificial. A credencial leva aproximadamente 10 horas para ser concluída.
Para acessar os novos cursos da IBM SkillsBuild e também todos os outros que estão na plataforma, clique aqui.
Edenred se destaca com liderança feminina na área de proteção de dados
Quatro anos após a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ter entrado em vigor e, indo na contramão do mercado brasileiro, em que menos de 1% das mulheres trabalham com tecnologia, de acordo com um levantamento do Serasa Experian, a Edenred Brasil, líder mundial em soluções especializadas de pagamentos para empresas e detentora das marcas Ticket, Edenred Ticket Log, Edenred Repom, Edenred Pay e Punto, mantém uma liderança composta por mulheres em sua área de proteção de dados.
Graziella Adas, Diretora da área Jurídica, Riscos e Regulatório; Aline Fachinetti, Gerente Sênior de Proteção de Dados para a região Américas; e Lara Gonçalves, DPO (
Data Protection Officer) da Edenred Brasil, comandam a equipe corporativa de proteção de dados pessoais, que trabalha para impulsionar que as pessoas, processos e tecnologia estejam alinhados à regulação e às melhores práticas. O programa global da Edenred em proteção de dados também é comandado por uma mulher, que atua como DPO global, na sede da Edenred, em Paris.
“A proteção de dados faz parte da nossa estratégia global de sustentabilidade, no pilar Progresso. Temos o compromisso de criar valor, promovendo o desenvolvimento de atividades e parcerias de forma ética por toda a nossa cadeia. Com a LGPD, o tema se tornou mandatório no mercado, impulsionando o ecossistema de proteção de dados no país.”, conta Graziella.
Para fortalecer essa cultura dentro das empresas do grupo, há um foco estratégico no aumento progressivo da maturidade no tema, incluindo seu programa de conscientização. O tema é abordado em ao menos três eventos especiais anuais a todos os colaboradores: a
Data Protection Week, a
Compliance & Risk Week e a
Cyber Week, além de diversas outras iniciativas internas e externas ao longo do ano. “Já fomos premiados por nossas ações de gamificação, que usa técnicas criativas para engajar e promover os comportamentos que impulsionam a ética digital e a proteção de dados. Além disso, promovemos oportunidades para que os DPOs dos nossos clientes, parceiros e outros especialistas troquem conhecimentos e cases de sucesso”, conta a diretora.
Graziella Adas conta que, para estruturar o time que está à frente da área de proteção de dados na Edenred, foi necessário estudo e preparo até mesmo antes da LGPD entrar em vigor. Primeiramente, foi criado um Comitê Multidisciplinar, formado por profissionais internos de várias áreas, para compreenderem, juntos, como seria a implementação. Também contrataram consultorias e escritórios para treinamentos e estruturação estratégica do plano de ação. Em um segundo momento, foi criado um programa voltado ao tema, uma vez que ele exige um trabalho contínuo e progressivo, considerando tanto a lei brasileira quanto as melhores práticas europeias. “O momento exigia a criação de um novo time”, conta a executiva.
A formação das pessoas que se dedicariam ao tema, direta e indiretamente, se deu através de uma junção de profissionais internos, que foram realocados ou ganharam novas atividades, e a contratação de pessoas especializadas do mercado. Uma delas, por exemplo, foi a DPO Brasil, Lara Gonçalves, que este ano foi indicada ao ranking de melhores advogadas de tecnologia e direito do
Latin American Lawyer Women Awards. “Hoje, os profissionais que atuam com proteção de dados precisam ser dinâmicos, dominando, além da tecnologia, a parte jurídica e
soft skills para impulsionarem o tema adequadamente com as diversas áreas e pessoas da organização. É um tripé necessário para serem profissionais completos”, avalia.
Com uma liderança focada na inovação e governança, a Edenred Brasil acredita que a diversidade e a inovação podem ser aliadas poderosas na construção de uma cultura sólida e eficaz de privacidade e ética digital. O compromisso da empresa com a formação contínua e a capacitação de seus profissionais, aliado a uma abordagem estratégica e inovadora, solidifica seu papel como referência no mercado. Graziella conclui: “Nosso objetivo é ir além, promovendo padrões de excelência que inspirem outras organizações a seguirem o mesmo caminho. Estamos orgulhosos das conquistas até agora e ansiosos para continuar a inovar, sempre com foco na ética e na sustentabilidade”.
Nextios desenvolve Professor Digital para Positivo Tecnologia
A Nextios, empresa da LWSA, desenvolveu um Professor Digital baseado em IA AWS para o Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, área de negócios da Positivo Tecnologia. A solução foi apresentada durante a Bett Educar 2024, evento de inovação e tecnologia para a educação, realizado em abril deste ano. O Professor Digital utiliza uma arquitetura baseada em serviços da AWS como Amazon Bedrock, AWS Lambda e Amazon Transcribe.
O Professor Digital oferece respostas rápidas e eficazes, aprimorando a experiência dos usuários. Além de resumo de aulas e elaboração de provas, a solução tem a capacidade de gerar conteúdo automaticamente. O objetivo é disponibilizar o Professor Digital amplamente para escolas, melhorando a gestão educacional e a experiência de aprendizado.
Além do seu portfólio de produtos que vai desde computadores, smartphones a maquininhas de pagamento, a Positivo Tecnologia tem uma área de negócios focada em desenvolver soluções para educação, como o Hub Educacional. Entre as soluções presentes no Hub, a plataforma Aprimora ganhou no ano passado um assistente de inteligência artificial generativa – a Maria – para ajudar os alunos a compreenderem questões específicas e respondê-las.
Segundo Christiano Grillo Justus, head de Engenharia e Arquitetura do Educacional, a partir daí, em 2023, foram iniciadas as conversas com a Nextios, parceira da AWS, para o uso da IA generativa, chegando ao projeto do Professor Digital, solução integrada ao Hub Educacional.
O primeiro conceito foi construído no Amazon Bedrock com conteúdo da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e diversos materiais de ensino. “Nessa etapa, ela aprendeu com esses materiais e, pela idade do usuário, presumia o que ele deveria saber oferecendo informações no tom de voz das escolas associadas ao sistema”, explica Justus.
De acordo com Carlos Alberto Marangon, líder técnico e embaixador AWS na Nextios, as conversas com a AWS levaram ao desenvolvimento de um novo modelo de arquitetura, até então não utilizado. “Surgiu a ideia de usar os Agents do Amazon Bedrock somente na etapa final, para trazer as respostas da base de conhecimento, ao invés de desenvolver toda a solução dentro do serviço”, explica.