
Fotos: divulgação
Com o objetivo de expandir as técnicas minimamente invasivas na cirurgia cardiovascular para mais centros especializados, Curitiba sedia, de 23 a 25 de agosto, o 1st Brazil MICS - Simpósio Internacional de Cirurgia Cardiovascular Minimamente Invasiva. O evento, inédito no Brasil, reunirá os maiores especialistas do mundo para compartilhar suas experiências.
Os participantes terão a chance de aprender diretamente com os mestres da cirurgia minimamente invasiva, em um formato que privilegia a prática e a aplicabilidade real no dia a dia cirúrgico. Serão exploradas técnicas modernas, como abordagens vídeoassistida, endoscópica e robótica. A robótica, em particular, será destacada como uma área promissora para o futuro da cirurgia cardíaca, mostrando como essas tecnologias podem ser aprimoradas.
“São cirurgias que evitam a abertura do tórax do paciente, permitindo, por exemplo, uma recuperação mais rápida e cicatrizes menores. Algumas destas técnicas já são realizadas no Hospital Angelina Caron, pelo SUS, mas ainda precisam ser ampliadas para maior alcance de pacientes nos centros de referência do Brasil. Será uma oportunidade única para cirurgiões cardiovasculares aprofundarem seus conhecimentos por meio abordagens práticas, transmissões on-line de cirurgias feitas no Hospital Angelina Caron, em tempo real e um ambiente interativo para a troca de ideias, permitindo a compreensão detalhada dos procedimentos e manobras cirúrgicas. Este formato "how to do" é um dos grandes diferenciais do evento, pois oferece uma visão além dos livros e artigos acadêmicos”, explica Milton Santoro, cirurgião cardiovascular e coordenador do evento.
O primeiro dia do evento será realizado na Scolla Centro de Treinamento Cirúrgico, em Campo Largo (PR), e dedicado a cursos práticos pré-simpósio, nos quais renomados especialistas conduzirão treinamentos utilizando modelos de simulação realística com cadáveres frescos congelados. Estes cursos são projetados para proporcionar uma experiência de aprendizado imersiva, permitindo aos alunos observar e praticar técnicas cirúrgicas exatamente como em situações reais.
Entre os cursos oferecidos durante o simpósio, destacam-se:
• Total Coronary Revascularisation via left Anterior Thoracotomy (TCRAT) com Dr. Oleksandr Babliak, cirurgião ucraniano que fez um marco na cirurgia de revascularização do miocárdio minimamente invasiva ao desenvolver uma técnica única.
• Endoscopic Aortic Valve Surgery com Dr. Joseph Zacharias, da Inglaterra, que possui vasta experiência em cirurgia minimamente invasiva endoscópica.
• Endoscopic Mitral Valve Surgery com Dr. Tommaso Danesi, italiano, atualmente responsável pelo Serviço de Válvulas da Universidade de Boston no Brigham and Women's Hospital.
• Surgical Treatment of FA com Dr. Javier Maldonado, da Colômbia, uma das maiores autoridades em cirurgia das arritmias da fibrilação atrial.
• Aortic Root Enlargement – Bo Yang Technique com Dr. Rodrigo Souza, cirurgião da Universidade de Tampa, na Flórida, com vasta experiência na cirurgia de ampliação do anel da válvula aórtica.
Prêmio
O Simpósio Internacional de Cirurgia Cardiovascular Minimamente Invasiva realizará ainda o Primeiro Prêmio “Brazil MICS Award”, o qual será entregue anualmente ao cirurgião da América Latina com maior contribuição para a cirurgia minimamente invasiva. O prêmio leva o nome do professor Gilberto V. Barbosa, um dos maiores cirurgiões brasileiros e um dos pioneiros no desenvolvimento e no treinamento de cirurgiões cardiovasculares no Brasil, pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
“É um prêmio muito especial que vai valorizar e homenagear os cirurgiões da América Latina que se destacam no desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas. Muitos deles, mesmo em instituições com poucas condições financeiras e estrutura física restrita não medem esforços para avançarem no tratamento de nossos pacientes. Precisamos homenagear esses profissionais, que não são poucos”, destaca Dr. Milton Santoro.
Na primeira edição do prêmio, o cirurgião homenageado receberá uma escultura feita pelo artista Sérgio Canale, de Santa Catarina. A peça, toda feita com fragmentos de metal, é a réplica de um coração “flechado” por um instrumento usado em cirurgias minimamente invasivas.
Para mais informações sobre o evento, programação completa e inscrições, acesse o site oficial: 1st Brazil MICS - Simpósio Internacional de Cirurgia Cardiovascular Minimamente Invasiva. - https://scolla.com.br/simposio-cirurgia-cardiovascular/