Alexandre Curi (PSD) é eleito presidente da Assembleia Legislativa do Paraná
12/08/2024 às 19:05
O deputado Alexandre Curi (PSD) será o novo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. Os parlamentares estaduais paranaenses elegeram nesta segunda-feira (12) o atual primeiro-secretário para conduzir o Poder Legislativo no biênio 2025-2027. Presidente da Assembleia entre 2023-2025, o deputado Ademar Traiano encerra o quinto mandato consecutivo à frente do Legislativo.
O deputado Gugu Bueno (PSD) foi escolhido como novo primeiro-secretário; já a deputada Maria Victoria (PP) permanece na Segunda Secretaria. Curi vai substituir o atual presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), durante as 3ª e 4ª sessões legislativas da 20° legislatura, a partir de fevereiro de 2025. O mandato vai até 31 de janeiro de 2027. A chapa Fortalecimento e União do Poder Legislativo foi eleita por unanimidade entre os deputados votantes, com 53 votos favoráveis.
Também faz parte da nova Comissão Executiva da Assembleia a deputada Flávia Francischini (União), que assume como a primeira vice-presidente. Esta é a primeira vez na história que uma mulher assume o cargo. Completam o grupo o deputado Delegado Jacovós (PL), como segundo vice-presidente, e o deputado Moacyr Fadel (PSD), que se torna o terceiro vice-presidente. A terceira secretaria fica sob o comando do deputado Requião Filho (PT), seguido pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que permanece como quarto-secretário, e pelo deputado Goura (PDT), que será o quinto-secretário.

CURI PROMETE MAIOR TRANSPARÊNCIA E AUSTERIDADE COM OS RECURSOS PÚBLICOS
Em seu primeiro discurso como presidente eleito, o deputado Alexandre Curi afirmou que a Assembleia vai criar mais mecanismos para aumentar o trabalho, a transparência e a austeridade com os recursos públicos. “Nós vamos continuar avançando, sempre em busca do fortalecimento do Poder Legislativo. Vamos avançar na transparência, na sustentabilidade, na economia, levando a Assembleia Legislativa mais próxima da população através da Assembleia Itinerante”, destacou. “Também vamos avançar em um tempo extremamente importante, que é a inovação. Queremos trazer a inteligência artificial para dentro da Assembleia para otimizar, desburocratizar e facilitar no protocolo de projetos de lei. Nosso desafio é dar continuidade a este trabalho”, completou.
O parlamentar frisou ainda que a nova gestão pretende continuar economizando recursos públicos. “Vamos continuar sendo a única Assembleia do Brasil que devolve 30% do seu orçamento ao Poder Executivo. São R$ 450 milhões todos os anos em recursos sendo aplicados em programas que ajudam a melhorar a vida dos paranaenses”, destacou.

TRAJETÓRIA DE CURI
Alexandre Curi assumirá a presidência da Assembleia Legislativa pela primeira vez. Atual primeiro-secretário, ele ocupou a mesma a função entre 2007 e 2010. Alexandre Curi iniciou a carreira política acompanhando o avô e ex-presidente do Poder Legislativo paranaense, Aníbal Khury, aos 16 anos. Em 2000, elegeu-se vereador de Curitiba – à época o mais jovem entre as capitais do Brasil. Em 2002, assumiu pela primeira vez uma cadeira no legislativo estadual.
Foi reeleito em 2006, como o deputado estadual mais votado do Paraná. Em 2010, repetiu a votação expressiva da eleição anterior e foi reconduzido com mais de 134 mil votos. Já em 2014, obteve votação em 150 municípios paranaenses, retornando à Assembleia Legislativa. Chegou ao quinto mandato em 2018, com 147 mil votos. Em 2022, tornou-se um dos 10 deputados estaduais mais votados do Brasil, com mais de 237 mil votos.

GOVERNO DE RATINHO JR NO PARANÁ TEM 76% DE APROVAÇÃO, APONTA PESQUISA
Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (12) pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta que o governo do Paraná, sob gestão de Carlos Massa Ratinho Junior, tem uma taxa de aprovação de 76,8%. Outros 19,8% dos eleitores ouvidos desaprovam a gestão do atual governo e 3,4% não souberam responder ou não opinaram. O levantamento ouviu 1508 eleitores em 64 municípios do Paraná por meio de entrevistas presenciais, entre os dias 1 e 4 de agosto de 2024. O grau de confiança é de 95%, com uma margem estimada de erro de 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.

RATINHO LIDERA INTENÇÃO DE VOTOS PARA O SENADO EM 2026
A mesma pesquisa indicou que o governador Ratinho Junior tem ampla margem de preferência dos eleitores paranaenses numa eventual disputa pelo senado em 2026. O levantamento indicou que, na pesquisa estimulada, quando o nome dos potencias candidatos é apresentado, Ratinho Junior tem das intenções 66% de votos, seguido por Filipe Barros (20,6%), Gleisi Hoffman (19,4%), Flavio Arns (18,8%) e Pedro Lupion (9,2%). Nenhum branco e nulo totalizou 9,3% e aqueles não souberam ou não quiseram responder totalizou 5,4%.

MORO É O PREFERIDO PARA O GOVERNO DO PARANÁ
No mesmo levantamento, o senador Sergio Moro aparece com ampla vantagem numa eventual disputa pelo governo do Paraná para 2026, em todos os três cenários apresentados. Na primeira situação, Moro aparece como preferência por 41,3% dos eleitores, seguido por Rafael Greca (17,2%), Cida Borghetti (11,2%), Alexandre Curi (9,2%), Enio Verri (5,2%), Darci Piana (1,8%), Nenhum / branco / nulo (9%) e, por último, não sabe / não respondeu (5%).
No segundo cenário, Sergio Moro aparece com 41,8% das intenções de voto, seguido por Rafael Greca (17,9%), Alexandre Curi (9,7%), Marcelo Belinati (8,8%), Enio Verri (5,2%), Darci Piana (1,7%), Nenhum / branco / nulo (9,6%) e Não sabe / não respondeu (5,3%).
No terceiro e último cenário, Sergio Moro também aparece à frente da disputa pelo governo do Paraná em 2026, com 44,6%, seguido por Rafael Greca (19,8%), Alexandre Curi (10,9%), Enio Verri (5,8%), Darci Piana (2%), Nenhum / branco / nulo (11,1%) e Não sabe / não respondeu (5,9%).

PARTIDOS DEVEM APRESENTAR REGISTRO DE CANDIDATURAS ATÉ O DIA 15
Termina nesta quinta-feira (15) o prazo para que os partidos políticos apresentem à Justiça Eleitoral os registros de candidatas e de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador nas Eleições Municipais de 2024. O 1º turno do pleito vai ocorrer no dia 6 de outubro e o 2º turno no dia 27 do mesmo mês, onde for necessário. 
Para que possam disputar as eleições, candidatas e candidatos devem ter sido escolhidos em convenções partidárias, cujo prazo de realização era de 20 de julho a 5 de agosto. Além disso, devem cumprir as condições de elegibilidade e não se enquadrar em qualquer das causas de inelegibilidade previstas em lei. 
Até as 11h desta segunda-feira (12), 210.444 pedidos de registro de candidatura já haviam sido solicitados à Justiça Eleitoral. Desse total, 7.502 foram para o cargo de prefeito e 7.505 para vice-prefeito. Já para os cargos de vereador, a plataforma informava 195.437 requerimentos.  

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE OBRAS DO NOVO INTER 2 DE CURITIBA E O CORTE DE ÁRVORES
Uma audiência pública com o tema “A obra do Novo Inter II e o corte de árvores na Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes” será promovida na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na próxima terça-feira (13). O debate é aberto à população em geral e será realizado no auditório do Anexo 2 do Legislativo a partir das 18 horas. Haverá transmissão pelas redes sociais. 
No evento serão colocados em pauta o novo projeto da linha de ônibus Inter 2 e o corte de árvores da avenida Arthur Bernardes, que abrange os bairros Portão, Santa Quitéria e Vila Izabel. As obras do Novo Inter 2 foram iniciadas em novembro do ano passado e a previsão é que sejam concluídas em 18 meses. O projeto faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que tem US$ 106,7 milhões em recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Cerca de 38 km do itinerário de duas das linhas mais carregadas da cidade, o Inter 2 e o Interbairros II, serão melhorados dentro do programa. As obras viárias incluem terraplanagem, drenagem pluvial, pavimentação, paisagismo, rede de distribuição aérea e de fibra ótica, infraestrutura cicloviária e faixas exclusivas e preferenciais de transporte coletivo.
Também foi planejada a construção de um miniterminal do Santa Quitéria. Além deste bairro, as obras serão executadas nos bairros Vila Izabel, Campão da Imbuia, Xaxim, Boqueirão, Capão Raso, Mercês, Bom Retiro e Centro Cívico. O impacto direto do Novo Inter 2 será na rotina de mais de 580 mil moradores de 28 bairros da capital e um total de 181 mil passageiros por dia útil.

CCJ APROVA PROJETO QUE PROMOVE A DESESTATIZAÇÃO DA FERROESTE
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta segunda-feira (12), durante reunião extraordinária, o projeto de lei 512/2024, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a desestatização da estrada de ferro Paraná Oeste S.A. Os parlamentares seguiram o parecer do relator, deputado Hussein Bakri (PSD). A matéria recebeu voto contrário do deputado Arilson Chiorato (PT). A proposição tramita em regime de urgência.
Em seguida, o texto foi analisado pela Comissão de Finanças e Tributação, onde recebeu um pedido de vista formulado pela deputada Ana Júlia (PT). Dessa forma, a proposição retorna à pauta da Comissão de Finanças nesta terça-feira (13), após a reunião ordinária da CCJ, marcada para as 13h30. Os dois encontros ocorrem no Auditório Legislativo.
De acordo com o texto, o projeto 512/2024 autoriza o Poder Executivo a “alienar ou transferir, total ou parcialmente, a sociedade, os seus ativos, a participação societária, direta ou indireta, inclusive o controle acionário, transformar, fundir, cindir, incorporar, extinguir, dissolver ou desativar, parcial ou totalmente, seus empreendimentos e subsidiárias, bem como alienar ou transferir os direitos que lhe assegurem, diretamente ou através de controladas, a preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores da sociedade, assim corno alienar ou transferir as participações minoritárias diretas e indiretas no capital social da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. – Ferroeste”.
A empresa administra o trecho de 248 quilômetros entre Guarapuava e Cascavel. Segundo o Executivo, o objetivo da desestatização é potencializar os investimentos no modal ferroviário, promovendo a redução de custos logísticos para o setor produtivo, além de apoiar a expansão das cooperativas e da produção agropecuária.
 
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