
O ex-governador Beto Richa (PSDB) anunciou na noite de segunda-feira (5) que desistiu de concorrer à prefeitura de Curitiba. Em coletiva realizada momentos antes da convenção do partido, Richa explicou algumas das razões que o levaram a tomar a decisão. De acordo com o político, a falta de alianças inviabilizou uma candidatura competitiva, fazendo com que o tempo de TV da federação PSDB/Cidadania ficasse reduzido em apenas 30 segundos.“Anuncio aqui nesse momento que estou retirando a minha candidatura”, declarou.
“Eu estou animado com as últimas pesquisas de opinião pública que apontam um crescimento sólido, consistente da nossa pré-candidatura, mas existem outros fatores que dificultam. Por exemplo, o PSDB oferece à nossa federação menos de 30 segundos de tempo de televisão e de rádio.Tempo insuficiente, entre 10 minutos e apenas 30 segundos para apresentar as propostas. Nós temos o nosso plano de governo elaborado pelas melhores cabeças de técnicos, pessoas brilhantes das mais diversas áreas da administração para apresentar os candidatos. Mas eu não tenho tempo de televisão para essa apresentação”, disse Richa. “Talvez de todos que se apresentaram, não sei se tinha algum pré-candidato com mais vontade de disputar essa eleição do que eu. Só que nas condições adversas fica muito restrita a nossa participação”, lamentou.
COMPROMISSOS COM O PARTIDO
Outro fator que dificultou a manutenção da candidatura, segundo Richa, era o seu compromisso como presidente estadual do PSDB e também da federação com o Cidadania. “Muitos candidatos do interior foram convidados por mim para disputar pelo PSDB ou Cidadania e eu tenho sido demandado. Eu só consegui agora, sexta-feira, participar das convenções. Na mesma noite foi uma correria em Cascavel e Foz do Brasil. E nas demais eu não consegui. E agora vem campanha, as demandas aumentaram bastante pela nossa presença no interior do Paraná”, afirmou o ex-governador.
CONSTRANGIMENTO INTERNO DO PARTIDO
Por último, outro motivo apontado pelo ex-governador para a desistência da campanha é o fato do Cidadania, que faz parte da federação com o PSDB, já ter anunciado publicamente seu apoio à candidatura do atual vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD). “O Cidadania desde o início faz parte do (atual) governo. Então gerou também esse constrangimento interno com o nosso partido, o PSDB. Essas são as razões que me levaram, no dia de hoje, a dizer aos curitibanos que estou retirando a minha pré-candidatura nesse momento”, concluiu.
BETO RICHA DIZ QUE PSDB FICARÁ NEUTRO
Questionado se o PSDB pretende apoiar algum candidato, Richa afirmou que a legenda se manterá neutra nas eleições municipais. “A posição que nós tiramos aqui, conversando com os dirigentes do partido, e com o adversário também, a ideia é que a gente fique neutro. Vamos deixar os eleitores à vontade para fazer a sua melhor escolha do candidato que mereça o seu apoio, o seu voto”, disse Richa.