União Brasil confirma Rosângela Moro como vice de Ney Leprevost
29/07/2024 às 20:27
Pré-candidato a prefeito de Curitiba, o deputado estadual Ney Leprevost (União) confirmou na segunda-feira (29) a deputada federal Rosângela Moro (União) como pré-candidata a vice-prefeita na disputa pela prefeitura da capital paranaense. O anunciou ocorreu durante entrevista coletiva que contou com a participação de Rosângela e do senador Sergio Moro (União). “Eu recebi um convite do meu partido, União Brasil, e do pré-candidato Ney Leprevost, para fazer parte de um projeto. Estou aqui confirmando que aceito esse desafio e esse projeto na condição de pré-candidata à vice-prefeita da Prefeitura Municipal de Curitiba”, destacou Rosângela.
A deputada federal explicou que aceitou o convite para evitar que a prefeitura da capital paranaense caia nas mãos de pessoas erradas. “Não queremos retrocessos”, afirmou. “O Ney tem vasta experiência, já foi vereador, deputado federal, deputado estadual, secretário de estado, exercendo todas as funções com muita competência”, lembrou a pré-candidata, destacando que conhece Leprevost desde que atuava como procuradora Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Paraná (APAE/PR) e o deputado era secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Família. “Já tivemos a oportunidade de trabalhar em conjunto e eu vejo muita convergência nos nossos projetos”, contou.
 
MORO ENTRA NA CAMPANHA
O senador Sergio Moro explicou que aceitou a proposta de Ney de participar ativamente da campanha eleitoral em Curitiba para construir projetos em duas áreas essenciais: o combate à corrupção e a segurança pública. “O que me atraiu foi a ideia de participar de um projeto para a cidade de Curitiba. Um deles é até para marcar um diferencial do que vem acontecendo no país, é a criação de uma Agência Municipal Anticorrupção”, disse. “Outro projeto para o qual fui convidado a contribuir foi a construção de um projeto de segurança pública para a cidade de Curitiba. Chega de um cidadão curitibano ter receio de sair da rua, seja qual for o horário, com medo de ser assaltado”, afirmou. “O senador Sergio Moro, ao trazer o seu apoio enfático à nossa pré-candidatura a prefeito, agrega muito. Até porque como juiz da Lava Jato, foi ele que devolveu a esperança ao povo brasileiro. Antes da Lava Jato só as pessoas pobres eram presas neste país”, lembrou Leprevost.

DEMOCRACIA CRISTÃ CONFIRMA APOIO
No último sábado (27), o Democracia Cristã (DC) reuniu seus filiados para definir seu posicionamento oficial nas eleições municipais 2024 em Curitiba, além de anunciar sua chapa de candidatos a vereador. Como era esperado, a legenda confirmou que também estará ao lado do deputado estadual Ney Leprevost (União) na corrida pela prefeitura da capital paranaense. O partido é o primeiro a formalizar apoio ao deputado na corrida para o Palácio 29 de Março. “O DC entende que o projeto de Ney Leprevost é o caminho certo para Curitiba voltar a ser uma cidade moderna e solidária”, destacou Cesar Bassani, presidente do partido na capital.  “Hoje, tivemos um dia especial, que oficializou o apoio que estamos recebendo do Democracia Cristã há alguns meses. Os filiados do partido entenderam que o nosso projeto é o melhor para a cidade de Curitiba. Fico muito feliz com a decisão e espero honrar a confiança”, afirmou Ney Leprevost.

CONVENÇÃO UNIÃO BRASIL
Na próxima quinta-feira (01), será a vez do União Brasil reunir seus filiados para aclamar o nome de Ney Leprevost como candidato a prefeito de Curitiba. O encontro será realizado a partir das 18h30, na sede do diretório municipal do partido (Rua Lourenço Bizinelli, 120 - Campo Comprido).

GOURA É CONFIRMADO COMO VICE DE DUCCI
O PDT Curitiba aprovou em convenção municipal, realizada no sábado (27), a candidatura do deputado estadual Goura Nataraj a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo deputado federal Luciano Ducci (PSB) e 33 candidaturas à Câmara Municipal.  A coligação que terá Ducci e Goura na disputa pela prefeitura de Curitiba conta ainda com o PT, PV e PCdoB, partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança.  Representantes de todos os partidos estiveram presentes no evento. Goura afirmou que este é um momento histórico, que exige sacrifício e união em torno de um projeto maior e coletivo.  “É isso que o PDT está fazendo aqui.  Vivemos quatro anos de um governo federal que promoveu o desmonte de todas as políticas públicas conquistadas anteriormente. Vimos também um flerte explícito com o fascismo e com posturas antidemocráticas. Portanto, essa frente tem o dever de mostrar que o que está do outro lado é sim a extrema-direita”, afirmou.  

CÂMARA TEVE 15 AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NO 1º SEMESTRE DE 2024
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou 15 audiências públicas durante o primeiro semestre de 2024. O número representa um avanço de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior, que somou 10 ações desta modalidade. Além das audiências públicas, os vereadores realizaram mais 3 eventos de outras modalidades (reunião pública, simpósio e seminário). Realizados durante a sessão plenária, os eventos obrigatórios representaram 8 das 15 audiências públicas do último semestre.
 
SAÚDE LIDEROU DEBATES NA TRIBUNA LIVRE
Entre janeiro e junho de 2024, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizaram 13 debates na Tribuna Livre. Com 5 agendas, a saúde foi a área com mais discussões (38,5% do total de agendas). Realizada nas quartas-feiras, no começo da sessão plenária, a Tribuna Livre é o espaço em que o Legislativo dá, literalmente, voz à população. 
A atividade é assegurada pelo Regimento Interno da Casa. A participação no espaço democrático de debates da Câmara de Curitiba depende da sugestão de um vereador – no requerimento, são definidos o tema da discussão e o orador convidado para discorrer sobre o assunto em pauta.  É vedada, apenas, a indicação de representantes de partidos políticos, de candidatos a cargos eletivos e de integrante de chapas aprovadas em convenção partidária. Cada gabinete pode propor, anualmente, uma Tribuna Livre. 

PARLAMENTARES LAMENTAM MORTE DO EX-DEPUTADO LUIZ CARLOS MARTINS
A Assembleia Legislativa do Paraná decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-deputado Luiz Carlos Martins, ocorrido nesta segunda-feira (29), aos 75 anos. Com uma história de quase seis décadas dedicadas ao rádio, Luiz Carlos Martins foi um dos grandes comunicadores da história do Paraná. Em 1999, quando já era uma das principais vozes do Estado, fundou a rádio Banda B em Curitiba. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), destacou a trajetória de Martins como radialista e parlamentar. “Com imensa tristeza nos despedimos do grande amigo, radialista e ex-deputado estadual do Paraná, Luiz Carlos Martins. Ele deixou um legado como comunicador e como homem público. Meus sentimentos aos amigos e familiares”, lamentou.

LEI DA RABEIRA NA CÂMARA DE CURITIBA
Apelidado de “Lei da Rabeira”, já tramita na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um projeto para punir a condução imprudente de bicicletas nas canaletas e faixas exclusivas de ônibus da capital do Paraná. A proposição determina que ciclistas “utilizando-se da tração de outro veículo” terão suas bicicletas apreendidas e, para reavê-las, terão que pagar uma multa de R$ 500.
O projeto prevê que a multa terá um acréscimo de 50%, subindo para R$ 750, se o ciclista flagrado pegando rabeira em ônibus for reincidente. No caso do condutor imprudente da bicicleta ser menor de idade, ela ficará retida até que os pais ou responsáveis legais do jovem paguem a multa pelo comportamento inadequado.
“O condutor abordado será identificado no auto de infração, no qual serão inseridos o nome completo, documento de identificação previsto na legislação vigente e endereço”, determina o projeto de lei. A iniciativa também adianta que “o infrator poderá ser notificado por meio eletrônico, na forma da legislação vigente”. Antes de ir à votação em plenário, o projeto precisará ser analisado pelas comissões temáticas da CMC.

PORCO MOURA COMO PATRIMÔNIO DO PARANÁ
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que coordena a Frente Parlamentar de Promoção Municipalista, é o proponente da audiência pública “Porco Moura: Um patrimônio histórico, cultural e genético do Estado do Paraná”. O encontro será realizado na próxima terça-feira, 06, a partir das 9h30, na Assembleia Legislativa, em Curitiba.
Romanelli é autor de dois projetos de lei para fortalecer a cadeia produtiva do Porco Moura. O PL 386 propõe o reconhecimento da raça como patrimônio histórico, cultura e genético do Estado, enquanto o PL 387 insere no Calendário Oficial de Eventos do Paraná a Semana Estadual dos Porcos Crioulos. “O Porco Moura produz uma carne diferenciada e o estímulo à criação pode gerar renda adicional nas pequenas propriedades da agricultura familiar”, considera o deputado.
“O porco Moura foi recuperado no Paraná. É uma raça brasileira, que se criou no Rio Grande do Sul a partir das reduções Jesuítas. Ela não existe em nenhum outro lugar do mundo”, explicou o professor Marson Bruck Warpechowski, que coordena um projeto realizado na fazenda experimental da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Pinhais, para preservar a genética da raça e fomentar a criação comercial da raça.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio