Novas tecnologias apoiam cidades na prestação de serviços públicos
E mais: Prêmio Top Inovação chega a 4ª edição no Paraná
17/07/2024 às 11:15
As cidades inteligentes surgem da convergência entre tecnologia, planejamento urbano e governança, trabalhando para promover melhorias na vida urbana. Esse conceito vem ganhando destaque global ao longo dos anos devido aos seus impactos na qualidade de vida, na promoção de práticas sustentáveis e na eficiência dos serviços urbanos, especialmente em setores críticos como segurança, saúde e educação.
 
Segundo um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Capgemini em 2020, 74% dos entrevistados acreditam que inovações tecnológicas vão melhorar a qualidade dos serviços públicos no Brasil, com melhorias na segurança pública sendo uma das características mais importantes para os participantes. O estudo ouviu mil pessoas de cinco cidades: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.
 
“A área de segurança pública tem sido uma das mais beneficiadas com a implementação de inovações. O mercado privado oferece hoje uma série de equipamentos, com as mais variadas funcionalidades, que cada vez mais são vistos também como possibilidades para apoio ao serviço público, contribuindo diretamente na prevenção e na resposta a incidentes”, afirma Edison Endo, diretor da Helper Tecnologia de Segurança, empresa responsável por soluções implantadas em 55 cidades de 11 estados.
 
Seis desses municípios estão entre os 100 mais inteligentes do país, segundo o ranking Connected Smart Cities. Londrina, Porto Alegre, Pinhais, Mogi das Cruzes e Diadema são exemplos de cidades que implantaram os Totens de Segurança Helper como estratégia de segurança para a população. E os resultados têm começado a aparecer. Em Diadema, por exemplo, as ocorrências criminais caíram 36% nas áreas onde os totens foram instalados, de acordo com dados do INFOCRIM (Sistema Estadual de Informação Criminal), divulgados pelo Observatório Municipal de Segurança Pública de Diadema.
 
Blindados, os totens reúnem em um único dispositivo várias funcionalidades e características, como formato imponente e robusto à prova de vandalismo, sistema de giroflex — que remete às viaturas policiais —, botão de emergência, comunicador bidirecional de alta potência, que envia alertas à população, mensagens automáticas de áudio e monitoramento por câmeras 360. Essas funcionalidades permitem análises de cenários inteligentes, proporcionando comunicação direta entre cidadãos e forças de segurança, e diminuindo consideravelmente o tempo de resposta dos agentes de polícia militar, guarda municipal e agentes de trânsito no atendimento às vítimas. 

Prêmio Top Inovação chega a 4ª edição no Paraná
 
A 4ª edição do Prêmio Top Inovação, iniciativa da Uninter para conhecer as soluções mais inovadoras e criativas, desenvolvidas no Paraná com impacto direto nas comunidades onde elas são realizadas, está com suas inscrições abertas.  
 
O prazo para inscrição dos trabalhos termina no próximo dia 25 de julho, e pode ser feita por instituições públicas ou privadas, pessoas físicas ou jurídicas, organizações sociais com ou sem fins lucrativos, desde que se enquadrem em uma das categorias do prêmio, estejam em execução e tenham resultados mensuráveis e não sejam ligadas direta ou indiretamente à instituição. Para se inscrever basta preencher um formulário neste link aqui
 
“Queremos conhecer as soluções eficazes, desenvolvidas em pequenos municípios, com poucos recursos, mas que tenham efeito direto nas comunidades locais onde seus criadores estão inseridos”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação da Uninter, Nelson Castanheira.  Ele espera que a edição deste ano supere a do ano passado quando foram inscritos 178 projetos, com 45 finalistas e 14 vencedores, principalmente por conta dos ecossistemas de inovação que têm crescido no país.
 
Entre os fatores que estimulam o crescimento dos ecossistemas de inovação está o fato de o Brasil ter alcançado a liderança entre os países com a economia mais inovadora da América Latina e estar entre os Top 50 dos países mais inovadores, segundo o Índice Global de Inovação 2023, da Organização Mundial de Propriedade Intelectual. O IGI mede o desempenho dos ecossistemas de inovação de 132 economias e aponta as tendências globais mais recentes em matéria de inovação. A Suíça é considerada a economia mais inovadora do mundo pelo terceiro ano consecutivo.
 
Mantido pela Fundação Wilson Picler, o Prêmio Top Inovação Uninter contará com 15 categorias: Tributária; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agronegócio, Arquitetura, Cidade e Design; Empreendedorismo; Saúde; Saúde Mental; Direitos Humanos; Educação; Educação Física e Esporte; Engenharia, Tecnologias e Processos; Gestão Pública; Logística e Comércio Internacional; Marketing e Comunicação; e Psicologia. A edição deste ano não contemplará a categoria Menção Honrosa, como nas anteriores, mas permitirá que vencedores das outras edições participem novamente com novos projetos.
 
A Comissão Organizadora deste ano foi eleita para o próximo triênio e é formada pelos coordenadores de cursos da Pós-Graduação, Álvaro Crovador, Andressa Slompo, Marcos Soares, Talita Cabral, e Thais Marion. 
 
As inscrições estão disponíveis no site.
 
Plataforma organiza relacionamento entre empresa e cliente
 
O setor de atendimento ao cliente das empresas enfrenta dificuldades cotidianas como identificar contatos sem retorno ou aqueles que não se concretizaram em vendas, e a impossibilidade de filtrar, pelas listas de conversas, quem são os clientes ou leads em negociação, entre outras. Não basta a automação do atendimento, é preciso que esta seja aplicada também à organização do relacionamento entre empresa e consumidor.
O desenvolvimento tecnológico é aliado no enfrentamento dessa dor das organizações. Tanto que uma startup especializada em centralização e automação de canais de contato, a Poli Digital, está lançando no mercado uma ferramenta com o objetivo de proporcionar às organizações uma maior fluidez e continuidade na gestão de relacionamento com o cliente.
 
Denominado Poli Flow, o produto permite agendar data e horário para envio de mensagens por WhatsApp, agendar lembretes e atividades, visualizar os chats pelo método Kanban (recursos visuais para o gerenciamento de tarefas) e divididos por funis de atendimento, acompanhar todo o histórico de informações do cliente e obter relatórios personalizados. A solução já está disponível para as empresas atendidas pela ferramenta Poli Digital.
 
“O Poli Flow é uma solução para organizar o relacionamento com o cliente. Ao utilizá-lo, o gestor consegue acompanhar quais clientes estão sem retorno, ter visualizações diferentes da lista de conversa, organizar conversas em fichas que podem ser de suporte e vendas”, exemplificam o COO da Poli Digital, Timóteo Luis, e o CPO da empresa, José Augusto, que em 19 de junho apresentaram em live detalhes da nova solução.
 
Academia Soul prevê crescimento de 300% em 2024
 
A Academia Soul, maior especialista em tecnologias educacionais para desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades para a vida do Brasil, projeta um crescimento de 300% no faturamento este ano, reflexo da venda de seus programas para novos municípios e estados brasileiros. Para isso, além da expansão territorial, a empresa planeja investir R$ 10 milhões em ferramentas de Inteligência Artificial e em estruturas motivacionais para alunos e professores. 
 
Com os benefícios da educação socioemocional se tornando cada vez mais evidentes, a busca por soluções voltadas ao desenvolvimento de habilidades que irão acompanhar os alunos durante a vida amplia-se significativamente a cada ano. Um estudo elaborado pela Penn State University, por exemplo, revela que, para cada dólar gasto em programas de competências socioemocionais no período escolar, existe um retorno de 11 dólares.
 
Impulsionada por este cenário e utilizando a competência de ferramentas de inteligência artificial, a Academia Soul tem explorado novos produtos para o desenvolvimento de habilidades de alunos e professores no ambiente digital. A expectativa é de que o aporte tecnológico auxilie no enriquecimento de seus conteúdos, que são fruto de uma licença com o Second Step, maior programa de educação socioemocional do mundo, criado pela ONG americana Committee for Children, presente em mais de 70 países, e que já impactou mais de 30 milhões de crianças, sendo 2,3 milhões somente no Brasil.
 
“Enxergamos as habilidades socioemocionais como ferramentas de transformação da sociedade. Nossa missão é preparar os alunos para enfrentarem os desafios da vida por meio da educação e fomentar a mudança de dentro para fora. Queremos contribuir com o desenvolvimento da próxima geração e ajudar o país a apresentar um futuro mais próspero”, afirma Fernando Gabas, fundador da empresa. 
 
A projeção otimista é apoiada em um planejamento estratégico iniciado no ano passado, quando a companhia cresceu 50% e lançou dois novos programas socioemocionais, um voltado para crianças de 3 a 4 anos e o outro com foco no suporte para as aulas de educação física. A expansão foi refletida ainda no quadro de funcionários da companhia, que foi ampliado em 30% em 2023. 
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio