MENUx
O Japão introduziu, nesta quarta-feira, novas cédulas de dinheiro pela primeira vez em 20 anos.
O país colocou em circulação três novas notas que usam tecnologia de ponta para evitar a falsificação.
O rosto da nova nota de 10.000 ienes, atualmente cerca de 62 dólares, é Shibusawa Eiichi, um empresário conhecido como o pai da economia japonesa moderna.
A nova nota de 5.000 ienes tem o rosto de Tsuda Umeko, que foi uma das primeiras japonesas a estudar no exterior. Ela estudou em escolas nos Estados Unidos.
A nova nota de 1.000 ienes tem um retrato de Kitasato Shibasaburo, um bacteriologista que desenvolveu uma cura para o tétano.
A reforma no design das notas é a primeira desde 2004. Elas incorporam um novo tipo de holograma para dificultar a falsificação, e os números são impressos em uma fonte grande para facilitar a leitura.
O governo e o Banco do Japão planejam imprimir 7,48 bilhões de novas notas até março do próximo ano.
Uma pesquisa do Ministério das Finanças revelou que mais de 90 por cento dos caixas eletrônicos bancários serão capazes de aceitar as novas notas quando elas aparecerem, e cerca de 80 a 90 por cento das caixas registradoras das principais lojas de conveniência e supermercados também estarão prontas.Mas espera-se que apenas cerca de 20 a 30 por cento das máquinas de venda automática de bebidas tenham os seus ajustes concluídos a tempo.
com NHK