
O deputado estadual Requião Filho, o ex-senador Roberto Requião e o deputado estadual Goura conversaram sobre as eleições de Curitiba
O ex-senador e ex-governador Roberto Requião vai lançar sua pré-candidatura a prefeito de Curitiba no próximo sábado (22) em local a ser ainda definido, pelo Mobiliza. Nesta segunda-feira, Requião recebeu em sua casa o deputado estadual Goura (PDT). A princípio, uma conversa apenas. Goura segue pré-candidato pelo PDT à prefeitura de Curitiba, mas está bem próximo do acordo para compor a chapa com o deputado federal Luciano Ducci (PSB). Como diz o blogueiro Zé Beto: pode ser tudo ou pode ser nada.
FALECEU TOTI COLAÇO
O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Irati, Toti Colaço, faleceu neste domingo (16), aos 81 anos. O corpo foi velado na Câmara Municipal de Irati e sepultado na manhã desta segunda-feira, no mesmo município. O prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSD) decretou luto oficial no município por três dias.
ESPOSA DE PIANA MORRE AOS 77 ANOS
A esposa do vice-governador Darci Piana, Maria José Piana, de 77 anos, faleceu no último domingo, no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. Ela lutava contra um câncer desde o final do ano passado e ficou internada durante 20 dias. O velório aconteceu no Palácio Iguaçu e o sepultamento aconteceu na manhã desta segunda-feira. O governador Ratinho Jr. decretou luto oficial de três dias.
IMPORTUNAÇÃO SEXUAL NOS ÔNIBUS
Foi sancionada a Lei nº 22.007/2024, que prevê a garantia de assentos exclusivos para mulheres no transporte coletivo rodoviário intermunicipal e assentos preferenciais no transporte metropolitano. Para a líder da Bancada Feminina e autora da matéria em conjunto com as demais deputadas e outros deputados, deputada estadual Mabel Canto (PSDB), a lei combate a importunação e assédio sexual, garantindo maior segurança às passageiras. As empresas terão 180 dias para se adaptarem à nova legislação devido à necessidade de alteração dos softwares de venda, por exemplo. Mabel Canto explicou que a Lei é um grande passo na proteção e segurança das mulheres. “Este é um importante marco na luta contra o assédio e importunação sexual nos ônibus, e na promoção de um ambiente mais seguro e acolhedor para todas. Esse é o resultado do trabalho da Bancada Feminina em conjunto com outros deputados. Juntos, estamos construindo um Paraná mais seguro e justo para nossas mulheres", comemorou a líder da Bancada Feminina.
USO DE SÍMBOLOS CRISTÃOS
Duas iniciativas aprovadas pela Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação estão prontas para votação em plenário. É o caso da matéria que pretende proibir, em Curitiba, o uso de símbolos cristãos em manifestações públicas e eventos se a intenção for para satirizar ou ridicularizar o cristianismo. O intuito da proposta de lei é inibir a utilização da simbologia cristã de forma desrespeitosa e promover a tolerância religiosa, além do respeito mútuo e da coexistência pacífica em uma sociedade diversificada. Conforme a matéria, ficaria proibido o emprego de qualquer objeto vinculado às religiões ou crenças cristãs de forma desrespeitosa ou que incite ódio ao cristianismo ou aos cristãos, em eventos e manifestações públicas realizadas em Curitiba. A iniciativa também pretende vedar a concessão de verbas públicas – ou seja, proibir o repasse de recursos – para a realização de “desfiles carnavalescos, espetáculos, passeatas e marchas de ONGs, associações, agremiações, partidos e fundações” que praticarem atos de ridicularização da fé cristã. Se a lei for aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito, o descumprimento dela vai implicar em multa que poderá variar de R$ 5 mil a R$ 500 mil. A autora da matéria é a vereadora Noemia Rocha (MDB).
HOMENAGEM A CIDA BORGHETTI
Nesta segunda-feira (17), em primeiro turno unânime, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou a Cidadania Honorária da capital paranaense à ex-governadora Cida Borghetti. O título é a homenagem mais importante que o Legislativo concede a pessoas de destaque na sociedade, naturais de outras cidades. A proposta é assinada pela bancada do Partido Progressistas (PP), formada pelos vereadores Mauro Bobato, Nori Seto, Oscalino do Povo e Pier Petruzziello. Natural de Caçador (SC), Borghetti foi a primeira mulher a se tornar governadora do estado do Paraná, em abril de 2018. Empresária e jornalista, Maria Aparecida Borghetti, mais conhecida como Cida, foi eleita em 2015 como vice-governadora na chapa de Beto Richa. Com a renúncia do titular para concorrer ao Senado, ela assumiu o governo do Paraná, em 6 de abril de 2018, e ficou à frente do cargo até o fim daquela gestão.
POLÍTICA PARA REFUGIADOS
Nesta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Paraná, uma audiência pública será realizada para debater políticas públicas para migrantes, apátridas e refugiados no Paraná. O encontro é uma proposição do deputado estadual Evandro Araújo (PSD), em conjunto com a Cáritas Diocesana de Jacarezinho, no contexto da 39ª Semana do Migrante e do Refugiado, que neste ano tem como tema "Migração e Casa Comum". "Reuniremos essas populações e seus representantes para conhecer a realidade atual em nosso estado. A partir disso, vamos atuar em novas políticas públicas e cobrar as atuais, que precisam de aprimoramento. Esse tema hoje é fundamental no mundo, diante de guerras e pobreza, e precisamos de condições para acolher melhor esses irmãos", disse Araújo. Entidades como a Cáritas Brasileira - Regional Paraná; Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - Regional Sul 2; Ministério Público Estadual; Secretaria da Justiça e Cidadania; Defensoria Pública do Paraná; Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e Organização Internacional para as Migrações (OIM) estão entre os confirmados para participar.
POTENCIAL CONSTRUTIVO ADICIONAL
O projeto de lei da Prefeitura de Curitiba que propõe uma nova Lei do Potencial Construtivo Adicional foi aprovado por Urbanismo e também pode ser incluído na ordem do dia para dois turnos de votação. Em nome da “simplificação e clareza do texto”, o Executivo quer a autorização dos vereadores para revisar a lei municipal 15.661/2020. Nestes três anos e meio de vigência da norma, diz o Executivo, a administração acumulou experiência suficiente para atualizar as fórmulas de cálculo do potencial construtivo adicional, que é concedido via Outorga Onerosa do Direito de Construir (OODC), Transferência do Direito de Construir (TDC) e Cotas de Potencial Construtivo (CPC). A ideia é revogar a legislação em vigor e propor uma nova lei, compatibilizada com a Lei de Zoneamento, por meio da qual os empreendedores tenham uma compreensão objetiva de quando aplicar os instrumentos da OODC, TDC ou CPC, evitando “divergência de interpretação”. “O projeto de lei tem um quadro resumo, auxiliando a identificação do instrumento a ser utilizado em cada situação”, reforça a justificativa, assinada pelo prefeito Rafael Greca.
HOMENAGEM A IMIGRANTES JAPONESES E ALEMÃES
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove nesta semana duas solenidades para homenagear imigrantes que fazem parte da história da capital: os japoneses e os alemães. As sessões solenes acontecem nesta terça (18) e quarta-feira (19), respectivamente. No Palácio Rio Branco, o primeiro evento vai celebrar o Dia da Imigração Japonesa. Na ocasião, entidades, departamentos e grupos serão homenageados, que fazem parte da história do Imin Matsuri (Festival do Imigrante Japonês) e do Haru Matsuri (Festival da Primavera). A iniciativa da homenagem aos imigrantes japoneses é de Nori Seto (PP), conforme requerimento aprovado pela CMC em fevereiro. Foi exatamente há 116 anos, no dia 18 de Junho de 1908, que 781 imigrantes japoneses chegaram no porto de Santos (SP), a bordo do navio Kasato Maru, após uma viagem de 12 mil milhas náuticas, que durou 52 dias. Por iniciativa do vereador Rodrigo Reis (PL), na quarta-feira, a CMC vai homenagear o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, a ser celebrado em 25 de julho. A solenidade será realizada às 19h, no auditório do Anexo 2 do Legislativo. O requerimento que agendou a sessão solene também foi aprovado em fevereiro deste ano. No país, a imigração alemã aconteceu entre os séculos XIX e XX. Neste período, estima-se que entre 700 mil e 1 milhão de alemães desembarcaram em terras brasileiras, buscando melhores oportunidades e impulsionados por diversos fatores.
DIREITOS DA POPULAÇÃO LGBTQIA+
A necessidade de reforçar a ampliação de políticas públicas que promovam os direitos da população LGBTQIA+ foi discutida nesta segunda-feira (17) pela Assembleia Legislativa do Paraná durante audiência pública promovida para celebrar o Dia Internacional de Enfrentamento à LGBTIfobia. Entre os principais temas abordados está a criação de um Conselho de Estado de Promoção dos Direitos da População LGBTQIA+, que é visto como uma das principais ações para o enfrentamento da violência contra a comunidade. Além disso, o encontro debateu os avanços e desafios para a população LGBTI+ no Paraná. O evento foi proposto pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, deputado Professor Lemos (PT), ao lado das deputadas Ana Júlia (PT), Luciana Rafagnin (PT) e Márcia Huçulak (PSD) e dos deputados Doutor Antenor (PT), Goura (PDT) e Requião Filho (PT). A audiência reuniu representantes do Poder Público e militantes da causa LGBTQIA+. O encontro é referente ao Dia Internacional de Enfrentamento à LGBTIfobia. A data, comemorada em 17 de maio, remente ao ano de 1990, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID).