
Ex-ministro de Minas e Energias, Adolfo Sachsida; Cintia Falcão, diretora executiva da Acrefi; Tadeu Silva, presidente da Acrefi; Renata Herani, diretora de RI; Cristiano Dantas, diretor Comercial e Luis Otavio Mathias, VP da Tecnobank.
(fotos de Gian Galani )
A Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento) retomou na quarta-feira, 11 de junho, a programação de Roads Shows pelo País. O primeiro evento da série prevista para este ano foi realizado em Curitiba, na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP).
O encontro reuniu especialistas para debater a importância da Inteligência Artificial (IA) e da troca de informações no mercado financeiro, uso consciente do crédito, novas estratégias para o financiamento automotivo e melhora no ambiente de garantias.
Cintia Falcão, diretora executiva da Acrefi, relembrou que o último evento da entidade em Curitiba foi em 2017. "Não vamos mais ficar tanto tempo sem estar debatendo temas importantes aqui. Agradecemos a essa rede de parceiros pelo incentivo, de levar a Acrefi próxima ao associado e da sociedade", disse Cintia na abertura.
Tadeu Silva, presidente da Acrefi, discorreu, como anfitrião, sobre a importância desses eventos para fortalecer o setor e compartilhar conhecimento. “A entidade está em um novo momento, colocando em prática estratégias para expandir seus serviços a atuais e novos associados.
Planejamento, conhecimento de mercado e relacionamento forte são fatores decisivos para odesenvolvimento dos negócios e o fomento de oportunidades, endossou o presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone. “A ACP não abre mão de relacionamentos, uma vez que vive de bons negócios, e informações são fundamentais para a busca de oportunidades mais assertivas”, ressaltou.
Entre as novas oportunidades que devem impulsionar o financiamento automotivo, o ex-ministro de Minas e Energias, Adolfo Sachsida, destacou o recém-criado Marco das Garantias. “Trouxe novidades na recuperação das garantias. Melhorar a qualidade da garantia aumenta o volume de crédito, e a taxas de juros menores. Também amplia o acesso a financiamentos para a população de baixa renda”, enfatizou.
Estudos da IBM apresentados por Leandro Bisoli, sócio da Peck Advogados, em sua palestra sobre Inteligência Artificial, revelam a participação crescente da IA nas empresas brasileiras: 41% já a implementaram em seus negócios. “É muito relevante. Há grande impacto da IA em todos os setores, pois traz ganhos de produtividade, maior eficiência em processos, redução de custos e oferta de serviços e produtos personalizados", pontuou.
"Fraudadores utilizam IA para cometer crimes"
A Credilink levou ao painel sobre IA o exemplo de suas próprias operações, especialmente na utilização da tecnologia para identificar pessoas e fraudes. “A companhia atua com banco de dados desde 1983 e entende que a IA precisa da inteligência humana para ser maximizada, ou seja, é preciso trabalhar com vários bureaus de dados para obter boas análises e alimentar a tecnologia com informações confiáveis”, ressaltou Mauro Melo, CEO da Credilink.
Melo destacou que os fraudadores também utilizam IA para cometer crimes. “Quanto mais avançamos na IA na validação de dados para inibir fraudes, mais os transgressores buscam alternativas”, disse, informando que somente no primeiro trimestre de 2024, das 181,77 milhões de consultas realizadas para a concessão de crédito em torno de 3% tiveram restrição por tentativas de fraudes, utilizando identidades de pessoas já mortas.
No painel sobre o uso consciente do crédito, Hilgo Gonçalves, presidente do Conselho da Acrefi, enfatizou a importância de estimular a educação financeira no País para que a população forme uma cultura de uso sustentável dos recursos.
“Para impactar positivamente a economia, o crédito precisa ser utilizado com consciência. Assim, o País terá também um sistema financeiro saudável”, disse Gonçalves.
Elias Sfeir, presidente da ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito), informou que cerca de 30% a 40% das pessoas com nomes negativados não sabem que estão nesta condição e não estão com os pagamentos em dia por esse desconhecimento.
Já Daniela Garcia, CEO Instituto Capitalismo Consciente, abordou os princípios da entidade que dirige: conscientizar as empresas a terem um propósito maior e a entender a razão pela qual existem, que é cuidar de todos os stakeholders, ter uma liderança consciente de seu papel e de seu impacto na sociedade e cultivar uma cultura de consumo consciente.
Daniela Garcia, CEO Instituto Capitalismo Consciente; Hilgo Gonçalves, presidente do Conselho da Acrefi e Elias Sfeir, presidente da ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito),
Mauro Melo, CEO da Credilink
Leandro Bisoli, sócio da Peck Advogados
Antonio Gilberto Deggerone, presidente da ACP
Jornalista Luiz Augusto Juk, ladeado por Hilgo Gonçalves, presidente do Conselho da Acrefi e Tadeu Silva, presidente a mesma entidade.