Cai a confiança do consumidor brasileiro
O impacto dos preços no bolso do consumidor influencia na queda do índice de confiança do consumidor (ICC), em pesquisa do Instituto Ipsos. O Brasil desceu pelo terceiro mês seguido, conforme os dados do ICC no indicador de maio, apresentando redução de 1,6 pontos em relação a abril. No mês anterior a baixa foi de 3,5 pontos, sendo a maior queda entre todos os países pesquisados. Em abril, o Brasil ocupava a nona colocação no ranking e, em maio, caiu para o décimo lugar, com 51,7 pontos. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice brasileiro apresentou a quarta maior queda, ficando atrás de Peru (-7,6), Malásia (-7,2) e Turquia (-5,2). Segundo Alexandre Augusto Gaino, professor de economia do curso de Administração da ESPM, o país dava sinais de recuperação em sua economia nos últimos meses. Embora tenha havido uma recuperação em fevereiro, desde novembro todos outros meses foram de quedas. “A Índia também é destaque no levantamento. O país segue no topo do ranking de confiança do consumidor por quase um ano. Os indianos tiveram a maior alta acumulada nos últimos 12 meses, de 9,1 pontos, encerrando maio com 68,7”. Apesar dessa tendência de queda, o especialista destaca que o Brasil permanece entre os 10 países maiores no índice de confiança e estando bem acima da média global de 48,9 pontos, mas “essa situação de recorrência de queda dá margem ao aumento da incerteza, contaminando setores da economia, desgaste político e queda do emprego”.
CONTAS EXTERNAS TÊM SALDO NEGATIVO
As contas externas do país tiveram saldo negativo em abril de 2024, chegando a US$ 2,516 bilhões, informou o Banco Central (BC). No mesmo mês de 2023, o déficit havia sido de US$ 247 milhões nas transações correntes, que são as compras e vendas de mercadorias e serviços e transferências de renda com outros países. A piora na comparação interanual é resultado da redução do superávit comercial, que teve queda US$ 578 milhões. Contribuindo para o resultado negativo nas transações correntes, os déficits em serviços e renda primária (pagamento de juros e lucros e dividendos de empresas) aumentaram em US$ 844 milhões e US$ 1,1 bilhão, respectivamente. Já a renda secundária oscilou de déficit para superávit, com variação de US$ 249 milhões.
LOCAÇÃO DE VEÍCULOS APRESENTA CRESCIMENTO
Segundo a ABLA (Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis), o setor de locação de veículos está em plena expansão, com alta de 22% no faturamento bruto das locadoras no ano passado. Este crescimento se deve ao fato de que a assinatura de veículos tem se tornado mais conhecida pelo público consumidor, que reconhece que o modelo traz vantagens para os motoristas que querem continuar utilizando um carro novo, com bons preços, comodidade e segurança. As parcelas mensais incluem os valores de impostos, seguro e revisões previstas no manual. Além disso, em geral as empresas que oferecem o serviço de assinatura de veículos também oferecem assistência 24h e outros itens opcionais que podem entrar na negociação do contrato assinado pelo motorista.
DOAÇÕES PARA O RS
Para ajudar o consumidor a encontrar os produtos do Rio Grande do Sul com mais facilidade, o Condor colocou cartazes sinalizando os itens nas gôndolas, além de criar áreas especiais no e-commerce destinadas a esses produtos. A medida é uma forma de incentivar o consumo dos produtos gaúchos e de movimentar a economia do estado após a tragédia que atinge a região desde o final de abril. Outras ações também estão sendo realizadas para ajudar o Rio Grande do Sul, como por exemplo os postos de coleta instalados nas lojas do Condor e do Gigante Atacadista de Curitiba e Região Metropolitana, que continuam arrecadando alimentos não perecíveis, água e material de higiene e limpeza em uma parceria com a FAS (Fundação de Ação Social de Curitiba), CONSEG e Governo do Paraná. Para auxiliar no transporte dessas doações, o Condor também reorganizou sua logística, doou pallets e disponibilizou duas carretas com motorista, que já partiram em dois comboios para o Rio Grande do Sul. A primeira carreta partiu no dia 13 e a segunda no dia 22 de maio, ambas com milhares de doações, entre alimentos, água, materiais de higiene e limpeza, roupas, calçados e brinquedos.
IR DOADO PARA O RS
Pessoas físicas de todo o país destinaram R$ 35 milhões do Imposto de Renda deste ano a fundos para proteção de crianças e idosos no Rio Grande do Sul, estado que desde o fim de abril enfrenta a maior tragédia climática de sua história. Com essa quantia, o estado gaúcho se tornou o maior beneficiário desse tipo de direcionamento do Imposto de Renda, seguido por São Paulo (R$ 33 milhões até o momento) e Paraná (R$ 18 milhões). Os números foram obtidos junto à Receita Federal pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), responsável por gerir o Pacto Nacional da Primeira Infância. Até o momento, as fortes chuvas e suas consequências, como enchentes e enxurradas, deixaram 163 mortos e meio milhão de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas e cerca 70 mil ainda estão em abrigos improvisados. Mais de 440 municípios foram afetados pela cheia sem precedentes de rios e córregos.
PESQUISA MOSTRA QUE 89% DAS MÃES CUSTEIAM DESPESAS
Uma pesquisa da Ticket, marca de vale-refeição e vale-alimentação, com quase dez mil pessoas revelou que, entre as mulheres que têm filhos (cerca de três mil respondentes), 89% são responsáveis por custear a maior parte dos gastos da família e que 87% delas fecharam o primeiro trimestre de 2024 endividadas. “Esses números revelam um cenário desafiador para as mães, e essa sobrecarga, agravada por questões financeiras, é um alerta para as empresas, já que pode resultar em desgaste físico e mental e impactar seu desempenho profissional”, comenta Natália Ghiotto, Diretora de Produtos da Ticket. Ainda segundo o levantamento, 65% das mulheres disseram que a alimentação é um dos gastos que mais pesam no orçamento e 75% revelaram que as dívidas impactaram a qualidade das refeições. “A mesma fatia, de 75%, acredita que os benefícios corporativos são muito importantes, pois o salário não cobre completamente os gastos mensais. Os vales alimentação e refeição são um apoio adicional para que mães trabalhadoras mantenham uma alimentação saudável e proporcionem mais qualidade de vida também às suas famílias”, avalia a executiva. A pesquisa mostrou, ainda, que 69% das respondentes recebem vale-alimentação e 51% são beneficiadas com vale-refeição por parte das empresas em que atuam.
PROJETO AMANSANDO O LEÃO
A FAE Centro Universitário iniciou realiza nos meses de abril e maio o seu tradicional projeto “Amansando o Leão”, uma iniciativa que promove a inclusão social e fiscal dos contribuintes de Curitiba e de São José dos Pinhais. Por meio de atendimentos gratuitos, professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da FAE estarão à disposição para tirar dúvidas da população sobre a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2024. Os atendimentos gratuitos e presenciais serão realizados até o dia 28 de maio, sempre às segundas-feiras, das 16h40 às 18h40, no campus da FAE em Curitiba (PR). Já no campus de São José dos Pinhais (PR), os atendimentos serão feitos sempre às terças-feiras, no mesmo horário. As vagas são limitadas e os interessados precisam fazer um agendamento prévio pelo telefone 0800-727-4001.
UBER FAZ DEZ ANOS NO BRASIL
A Uber intermediou mais de 11 bilhões de viagens e pagou um montante superior a R$ 140 bilhões a motoristas parceiras desde que iniciou sua atividade no Brasil, há dez anos. Os números foram divulgados pela empresa. O aplicativo chega à sua primeira década no país num momento de debate sobre a regulação do trabalho remunerado por plataformas tecnológicas, e expandindo sua atividade no país. Segundo a empresa, mais de 120 milhões de pessoas já utilizaram o serviço no Brasil. Isso corresponde a mais da metade da população brasileira, ou 74% daqueles com mais de 15 anos.
EXPORTAÇÃO DE SUCO DE LARANJA CAI
As exportações brasileiras de suco de laranja estão em queda na safra 2023/24. Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP indicam que esse movimento, que vem sendo observado desde o início da temporada, já era esperado por agentes do setor, já que a oferta da commodity está restrita no Brasil. Segundo dados do Comex Stat, de julho de 2023 a abril de 2024, o Brasil escoou 869,9 mil toneladas de suco de laranja (em equivalente concentrado), e recuou de 8,5% em comparação com o mesmo período de 2022/23.
AZUL E GOL COMPARTILHARÃO VOOS
As companhias aéreas Azul e Gol anunciaram um acordo de cooperação comercial que vai conectar as suas malhas aéreas no Brasil, por meio de um codeshare, ou seja, compartilhamento de voos. A parceria alimenta especulações de que possa ser um primeiro passo para uma fusão entre as duas empresas. Após o anúncio, as ações da Azul (AZUL4) dispararam na Bolsa de Valores de São Paulo e chegaram a subir 9,14%. As da Gol (GOLL4) tiveram alta de até 16,6%.