Curitiba vai sediar o 14º Fórum da Internet no Brasil
20/05/2024 às 01:21

No período de 21 a 24 de maio, Curitiba estará sediando o 14º Fórum da Internet no Brasil (FIB14), principal evento sobre governança da Internet no país. Será no Bourbon Curitiba, com inscrições gratuitas.
Promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o encontro reunirá especialistas renomados, e já tem a presença confirmada na solenidade de abertura (dia 21/05 às 18h30) do Reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca.
O FIB é promovido anualmente e consolidou-se como espaço democrático de discussão, reunindo contribuições que são levadas ao Internet Governance Forum (IGF), realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Da última edição, saíram para o IGF temas como a questão da soberania digital, a regulação de plataformas digitais, bem como as expectativas e preocupações em relação ao Pacto Digital Global da ONU.
“O FIB é um evento único, pois reúne em um só espaço importantes atores para debater os temas mais importantes e prementes envolvendo a governança do mundo digital. Tudo isso, sob a perspectiva multissetorial, com olhares e vozes de diversos setores, o que faz com que o diálogo seja mais rico e plural”, resume Renata Mielli, coordenadora do CGI.br.
Nesta edição, é grande a expectativa com relação às sessões plenárias, que debaterão a “Tecnodiversidade e colonialismo digital: Imaginando outros futuros” (dia 22/05, às 14h), “Desafios globais para a governança do mundo digital” (dia 23/05, às 14h) e “Estratégias para pesquisa, desenvolvimento e adoção de IA no Brasil” (dia 24/05, às 14h).
Ainda na grade do evento, uma programação de workshops sugeridos por regiões de todo o território nacional e por representantes dos setores governamental, empresarial, terceiro setor e comunidade científica e tecnológica.
Das 165 propostas encaminhadas à organização do FIB 14, 27 foram selecionadas, e estão distribuídas nos macrotemas “Novas Tecnologias e IA”; “Privacidade e segurança”; “Internet, Sociedade e Cidadania” e “Questões jurídicas, regulatórias e Efeitos extraterritoriais”. Para conferir a lista e os detalhes de cada workshop, e sessão plenária do 14º Fórum da Internet no Brasil, acesse a agenda em Link.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site oficial do encontro: https://forumdainternet.cgi.br/

Faciap Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF Paraná Associação dos Engenheiros Agrônomos - Curitiba / AEAPR-Curitiba ACP - Associação Comercial do Paraná Assespro-Paraná Marcia Regina Munaro Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná Câmara Brasil-Alemanha Paraná Câmara de Comércio Italiana de São Paulo - Italcam

com informações do Juk: facebook.com/colunadojuk
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio