Como empreendedores reagem à sazonalidade do açaí
13/05/2024 às 17:27
Consumo do açaí gera mais de 40 milhões de reais em receita no Brasil; Alimento está entre os 10 mais pedidos por delivery

Com a aproximação do Inverno, muitas regiões do país passam a lidar com temperaturas mais amenas, se preparando para a chegada do frio. Neste momento, negócios como sorveterias e açaiterias têm um desafio pela frente para manter as vendas de seus produtos. 

Entrando no top 10 itens mais pedidos por delivery, o açaí superou até mesmo a pizza, em São Paulo, no ano passado, de acordo com dados do IFood Brasil, e, segundo pesquisa da Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete), seu uso teve um crescimento de 55%, emergindo como uma escolha popular em todo o Brasil. 

O consumo da fruta gera mais de 40 milhões de reais em receita para o país (Embrapa), sendo geração de renda para milhares de famílias e empreendedores. "O período do inverno é o grande desafio que o empreendedor precisa encarar nos próximos meses. O açaí é de fato a única fonte de renda de muita gente e existem alternativas simples que podem ser adotadas para tentar minimizar o impacto das temperaturas menores. Claro que para quem se planejou financeiramente esse cenário se torna mais ameno", explica Rafael Gonzalez, Head Comercial da Amafruta.

Nascida com o propósito de atender o mercado de açaí no Brasil, a AmaFruta, marca do Grupo The Best, busca apoiar a democratização do trabalho com o fruto e a amplificação de micro e pequenos empreendedores na área. “Uma das principais lacunas que vemos nas conversas com empreendedores é a falta de conhecimento técnico sobre o açaí, o que dificulta até mesmo estratégias de venda e amplificação do número de consumidores em momentos de menor movimento,” diz Gonzalez.

Heloisa Baeta, fundadora do Copo Roxo, empreende com açaí há quatro anos, e opta pelos produtos AmaFruta para o seu negócio. A comerciante já vivenciou a sazonalidade do açaí três vezes, e diz que um produto com um bom shelf life é de extrema importância para estes períodos. “É muito bom pra gente poder contar com um produto com uma validade boa, que não vai estragar mesmo com um consumo menor nesse período, facilita muito na gestão de estoque durante o outono e inverno,” comenta. 

A empreendedora cita, também, que o período da sazonalidade é ótimo para analisar as ações que foram tomadas nos meses de maior movimento, “eu gosto de usar a calmaria desses meses para ver o que fizemos nos meses anteriores. Ver o que dá para refazer, qual produto precisamos melhorar, se precisamos adaptar nossa equipe, é um momento para fazer esse tipo de reflexão sobre o seu empreendimento,” complementa. 

Considerando todos esses fatores, Rafael traz dicas para manter as vendas durante a temporada de temperaturas mais baixas no país. Confira:

1.Invista no delivery

Durante os meses de frio, o conforto e a praticidade do delivery fazem a diferença para os consumidores. Existem diversos aplicativos e diferentes formatos para trabalhar o delivery em seu negócio, potencializando suas vendas durante os meses de frio!

2.Divulgue e fidelize!

A divulgação nas redes sociais faz toda a diferença para o seu negócio. Que tal unir a divulgação básica com ações de fidelização para seus clientes? Você pode fazer um formato “faça 10 compras e ganhe um gratuito”, ou até mesmo com algum outro benefício, como descontos gerais em seu negócio.

3.Crie um produto sazonal

Combinações únicas, especiais para o período mais frio, aumentam o desejo do cliente em conhecer seu negócio e consumir seu produto. Seja reforçando a possibilidade de combinações do açaí com chocolates e cremes, seja trabalhando um novo produto como cheesecake de açaí por tempo limitado. Campanhas com data para começar e terminar criam um apelo de vendas maior.

4.Reforce os benefícios do açaí

Por ser consumido gelado, muitas pessoas deixam de consumir a sobremesa no inverno. Porém, o açaí é repleto de nutrientes, antioxidantes e vitaminas, que ajudam a potencializar a imunidade, tão importante para as temporadas de frio.

5.Climatize seu ambiente

Se você tem um ponto físico para receber seus clientes, opte por formas de climatizar o ambiente, com aquecedores ou lareiras, deixando a experiência do consumo ainda mais agradável, por mais que o seu produto seja gelado.

Sobre a AmaFruta: 

A AmaFruta é a marca do Grupo The Best voltada à distribuição no varejo. A criação da linha, após anos de estudos, é pensada para levar ao mercado, do microempreendedor até o setor supermercadista, a qualidade e todo o know-how de produção da Amadelli Alimentos, indústria que produz 500 mil caixas de açaí e sorvete ao ano (2023). Fazem parte do Grupo The Best as marcas The Best Açaí, Amadelli Food Service e AmaFruta.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio