PF faz operação para investigar irmão de Roberto Requião
10/05/2024 às 05:00
Eduardo Requião, irmão do ex-governador Roberto Requião, é investigado por vários crimes pela Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (09/05), a Operação Serendipitia, para aprofundamento da apuração da prática de crimes de lavagem transnacional de dinheiro, evasão de divisas, corrupção ativa e passiva e de associação criminosa. Cerca de 30 policiais federais cumprem 10 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de sequestro de bens, expedidos pela 14ª Vara Federal de Curitiba/PR, nas cidades de Curitiba/PR e Rio de Janeiro/RJ. A Justiça Federal também determinou o bloqueio de contas bancárias e aplicações financeiras dos investigados. O caso foi iniciado em 2021, a partir de provas descobertas no âmbito da Operação Daemon, deflagrada naquele ano para desmantelar complexo esquema de pirâmide financeira no mercado de criptomoedas.
CRIMES APURADOS
Dentre os crimes então apurados, estavam também fraudes praticadas em processo de recuperação judicial das empresas do grupo investigado, tendo sido identificada a manutenção de contabilidade paralela com o auxílio de um empresário de Curitiba com atuação em negócios portuários no Estado do Paraná. O empresário foi alvo de busca e apreensão no bojo da aludida operação policial e, ao ser interrogado, forneceu elementos que indicavam a existência de esquema voltado à prática de lavagem transnacional de ativos e evasão de divisas que tinham como beneficiário pessoa que havia ocupado, no período de 2003 a 2008, a função de superintendente de empresa estatal responsável pela administração dos Portos do Paraná, no caso, Eduardo Requião, irmão de Roberto Requião. A conta administrada pelo empresário. No total, os depósitos somavam quase R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) e tinham como destinatário o ex-superintendente dos portos do Paraná. Apurou-se, na sequência, que a empresa estrangeira havia recém celebrado contrato público e aditivos com a estatal administradora dos portos, em valor superior a R$ 30.000.000,00 (trinta milhões de reais), para execução de serviços de dragagem no Canal da Galheta, em Paranaguá.
DEPUTADOS COM MAIS PROJETOS
Foi divulgada uma lista com os deputados estaduais que mais apresentaram projetos desde o início da atual legislatura, em fevereiro de 2023. Na atual legislatura, o deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil) é o recordista de proposições, com 93 projetos de lei apresentados, sendo 8 deles já aprovados e sancionados. Na sequência, aparecem o estreante Delegado Tito Barrichello (União Brasil), com 90 projetos, e Alexandre Curi (PSD), outro nome experiente da ALEP, com 68. Confira a lista completa com os 10 deputados que mais apresentaram projetos de lei na 20ª legislatura da ALEP, de acordo com números atualizados no dia 07 de maio de 2024: 1. Ney Leprevost (União Brasil) – 93 projetos; 2. Delegado Tito Barrichello (União Brasil) – 90 projetos; 3. Alexandre Curi (PSD) – 68 Projetos; 4. Maria Victoria (PP) – 59 projetos; 5. Soldado Adriano José (PP) – 54 projetos; 6. Batatinha (MDB) – 53 projetos; 7. Delegado Jacovós (PL) – 45 projetos; 8. Flávia Francischini (União Brasil) – 45 projetos; 9. Alexandre Amaro (Republicanos) – 45 projetos e 10. Anibelli Neto (MDB) – 42 projetos.
DEMOCRACIA CRISTÃ APÓIA NEY
O que já era sabido, agora se tornou oficial. O Democracia Cristã (DC) decidiu apoiar a pré-candidatura do deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil) à prefeitura de Curitiba nas eleições de outubro de 2024. A decisão foi tomada por unanimidade pela Executiva Municipal do partido, presidida por Cesar Bassani, que também é secretário-geral do Diretório Estadual da legenda. Bassani afirma que o DC acredita na experiência e na capacidade demonstrada por Leprevost em todos os cargos que ocupou, seja no Legislativo ou no Executivo, para vencer a disputa em Curitiba. "Nosso apoio foi decidido em virtude da afinidade política e pelo conhecimento que temos dos muitos anos de atuação do deputado Leprevost, que sempre teve uma trajetória voltada para a comunidade e de defesa dos trabalhadores", explica o dirigente. Na avaliação de Bassani, o pré-candidato do União Brasil também já demonstrou, ao longo do tempo, a competência e sensibilidade para promover soluções para a melhoria da qualidade de vida da população curitibana e garantir que a cidade retome o caminho da inovação, com justiça social. "Leprevost sempre teve um trabalho fortemente dedicado à saúde pública, com realizações como a criação da linha de ônibus inter hospitais, entre muitas outras iniciativas nessa área", afirma.
MESA DA ASSEMBLEIA foto
A eleição para a Mesa da Assembleia Legislativa vai acontecer em setembro deste ano, mas os eleitos só tomarão posse no início dos trabalhos no ano que vem. Desta vez, o deputado Ademar Traiano não pode concorrer a mais um mandato como presidente do Legislativo, por conta de mudança na lei. Além disso, com as denúncias feitas contra ele ao longo dos últimos tempos, até seu aliado, o governador Ratinho Jr., já torcia para o fim do mandato de Traiano. Com grande capacidade de articulação, o deputado Alexandre Curi vai “costurando” as alianças para ser o novo presidente da Assembleia Legislativa. Para a secretaria da Casa, segundo cargo mais importante, o deputado estadual Marcel Michelotto surge como nome provável, com apoio do governador Ratinho Jr.
GLEISI CRITICA CORTE DA SELIC
Em postagem na rede social X (antigo Twitter), a presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffman, classificou de crime a diminuição dos juros em apenas 0,25 ponto. Gleisi Hoffman também criticou a autonomia do Banco Central (BC) e a manutenção de membros deste banco indicados pelo governo anterior. “É um crime contra o país a decisão do Copom, de cortar apenas 0,25 ponto da maior taxa de juros do planeta. Não há fundamento econômico para isso e houve divergência de quatro diretores nessa decisão.  A inflação está sob controle e em queda, o ambiente de investimentos melhora, os empregos também. O nome disso é sabotagem. Contra o desenvolvimento, contra o Brasil. Esta é a consequência da ‘autonomia’ do BC, que permitiu o prolongamento do mandato de uma direção bolsonarista, que faz política e oposição ao governo eleito pelo povo”, postou a parlamentar.
PESQUISA É O QUE NÃO FALTA
Mais uma pesquisa deve ser divulgada nos próximos dias para saber a intenção de votos dos curitibanos para a prefeitura municipal. Os nomes avaliados serão 12: Andrea Caldas (Psol), Beto Richa (PSDB), Cristina Graeml (PMB), Eduardo Pimentel (PSD), Goura (PDT), Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (SD), Ney Leprevost (União Brasil), Paulo Martins (PL), Roberto Requião (PMN), Samuel de Mattos (PSTU) e Zeca Dirceu (PT). A pesquisa foi encomendada pela TV Bandeirantes à Paraná Pesquisa e deve ser divulgada até a próxima terça-feira, dia 14.
APOSENTADORIA DE REQUIÃO
Deu no blog do Esmael. O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou, em sessão virtual, o julgamento de um embargo de declaração em uma reclamação constitucional envolvendo o ex-governador do Paraná, Roberto Requião. Este processo está marcado para ocorrer entre os dias 17 e 24 de maio. Tal decisão judicial desperta atenção não apenas pelo aspecto legal, mas também por suas implicações políticas e sociais. A decisão de agendar o julgamento virtual ocorre após o ministro do STF, Luiz Fux, negar a Requião, aos seus 83 anos, o direito à pensão em paridade com seus colegas ex-governadores do Paraná. Essa recusa, embasada na ausência do trânsito em julgado, implica não apenas em questões financeiras para Requião, mas também levanta discussões sobre equidade no tratamento dos agentes políticos.
FILA EM CRECHE
Foram cinco as indicações de sugestão à Prefeitura aprovadas na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na sessão da última quarta-feira (8). De Dalton Borba (Solidariedade), a proposta é que o Executivo regulamente, urgentemente, lei federal que obriga a divulgação da demanda por vagas na Educação Infantil para as crianças de 0 a 3 anos de idade, etapa chamada de primeira infância. “E que, com isto [a divulgação da fila de espera em creches], nós tenhamos aqui um controle bastante claro, no Município de Curitiba, ao tratamento que vem sendo dispensado a nossas crianças”, disse Borba. Curitiba, complementou, "é uma cidade modelo para o Brasil inteiro e não podemos negligenciar” investimentos na primeira infância. O vereador ainda lembrou da criação, no mês passado, da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância. “Investir na primeira infância é desenvolvimento econômico garantido ao Estado”, complementou o autor da sugestão.
CARDIOPATIA CONGÊNITA
Foram cinco as indicações de sugestão à Prefeitura aprovadas na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na sessão desta quarta-feira (8). De Dalton Borba (Solidariedade), a proposta é que o Executivo regulamente, urgentemente, lei federal que obriga a divulgação da demanda por vagas na Educação Infantil para as crianças de 0 a 3 anos de idade, etapa chamada de primeira infância. “E que, com isto [a divulgação da fila de espera em creches], nós tenhamos aqui um controle bastante claro, no Município de Curitiba, ao tratamento que vem sendo dispensado a nossas crianças”, disse Borba. Curitiba, complementou, "é uma cidade modelo para o Brasil inteiro e não podemos negligenciar” investimentos na primeira infância. O vereador ainda lembrou da criação, no mês passado, da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância. “Investir na primeira infância é desenvolvimento econômico garantido ao Estado”, complementou o autor da sugestão.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio