Paraná Clínicas pretende ampliar rede de serviços e reforçar presença da marca em Curitiba e RMC
Um dos maiores e mais tradicionais planos de saúde do Paraná quer expandir sua posição na capital
07/05/2024 às 20:43
Patrícia Vieira

Fundada em 1970, a Paraná Clínicas é uma das marcas mais tradicionais do estado, tornando-se ao longo de mais de cinco décadas uma referência em planos de saúde empresariais na capital paranaense e também na Região Metropolitana, atendendo quase 100 mil beneficiários nessas cidades. 

A empresa pretende agora utilizar essa posição já consolidada para ampliar o número de beneficiários e clientes corporativos. Para isso, a companhia quer reforçar a sua recente união com outras marcas que são referências nacionais na área da saúde. Em 2020 a Paraná Clínicas foi adquirida pela SulAmérica, maior grupo segurador independente do Brasil.

Contando com uma rede assistencial própria, com unidades em Curitiba, Araucária e São José dos Pinhais, a Paraná Clínicas traça metas de inaugurar futuramente uma nova unidade hospitalar no Água Verde, região central da capital, além da abertura de um centro especializado de atendimento para crianças com transtorno de espectro autista (TEA). 

Em entrevista exclusiva ao Diário Indústria & Comércio, o médico Eduardo Diogo Jorge, diretor executivo da Paraná Clínicas, aponta que, apesar dos objetivos da empresa estarem focados na capital, uma expansão dos serviços para outros estados também está no radar. “Somos um grupo consolidado e tradicional na área da saúde na capital paranaense. Os objetivos da Paraná Clínicas estão concentrados, atualmente, em Curitiba e Região Metropolitana, mas não deixamos de atender beneficiários de outros municípios, diferentes regiões do Paraná ou mesmo de outros estados. Não limitamos o nosso crescimento em outras localidades e pretendemos abranger futuramente toda a região Sul”, explica o executivo.
 

A Paraná Clínicas é referência em qualidade assistencial e segurança em atendimento. Essa é uma marca consolidada da nossa empresa. Outro diferencial é o acolhimento que temos com os nossos pacientes e beneficiários.

O médico destaca ainda o know how adquirido com o negócio concluído em 2020. “Fazemos parte da SulAmérica e da Rede D’Or. Com essa ampla rede especializada em saúde pretendemos ampliar o nosso público, além dos nossos quase 100 mil beneficiários atendidos atualmente, a maioria deles oriundos do plano empresarial”, enfatizou. 

O executivo da Paraná Clínicas reforça as vantagens trazidas aos beneficiários do plano com a fusão recente dos três modelos de negócio, destacando a sinergia de atuação entre as marcas tradicionais e conceituadas no mercado de saúde nacional. “Não só essa fusão com a SulAmérica, mas também com a Rede D’Or, trouxe inúmeras vantagens aos nossos beneficiários em razão da união desses três modelos de serviços que se completam. A Paraná Clínicas é uma operadora de saúde, a SulAmérica é uma seguradora e a Rede D’Or é uma rede hospitalar. Temos dentro do mesmo grupo três frentes de trabalho que são diferentes e cada uma delas tem o seu potencial e suas vantagens”, diz. 

Diferenciais

Um dos principais serviços oferecidos aos beneficiários da Paraná Clínicas, o PRIORI, une diversas ações de saúde com o objetivo de gerenciar e monitorar pacientes que precisam de maior atenção.  O programa conta com profissionais de diferentes especialidades oferecendo um atendimento personalizado, com monitoramentos de consultas, exames e frequência de retornos acompanhados ativamente pela equipe especializada. No total são 10 programas de saúde distintos, que prestam assistência referenciada, amparando desde gestantes e idosos até pacientes com problemas de pressão arterial e cardiológicos mais graves. 
 
“Por meio do PRIORI acompanhamos o paciente durante todo o processo, desde os exames iniciais, até o processo final de recuperação. A gente nunca mais solta da mão desse paciente, para saber como ele está, como evolui a recuperação após a saída do hospital, até que ele realmente não tenha mais a necessidade de nenhum tipo de atendimento. Esse é um grande diferencial da Paraná Clínicas”, destaca Diogo Jorge. 

Vantagens para as empresas

Outro diferencial da operadora é o relacionamento com seus beneficiários. Há um acompanhamento periódico da evolução dos tratamentos, por parte do corpo clínico, o que auxilia também na redução de custos por parte das empresas que são clientes da Paraná Clínicas, uma vez que os programas de prevenção à saúde auxiliam diretamente na redução das taxas de afastamento do trabalho. 
 
“Temos um programa de relacionamento com nossos clientes bastante diferenciado. Nós sentamos com os nossos clientes periodicamente, a cada três meses em média, para apresentar como está evoluindo aquela carteira (grupo de beneficiários), qual é a análise que temos sobre esse grupo e quais são as oportunidades para a aplicabilidade de programas de qualidade de vida, de programas de prevenção à saúde, de programas de direcionamento para esses pacientes em termos de melhorar a qualidade de vida desses beneficiários. Essa proximidade e esse trabalho em conjunto com os nossos clientes produz um resultado muito bom na qualidade do atendimento e, ao mesmo tempo, no controle de custos que essas empresas precisam ter”, reforça Diogo Jorge. 

Expansão

Para concluir a meta de se consolidar como uma das principais empresas na área da saúde na capital, a Paraná Clínicas tem planos de inaugurar futuramente uma clínica própria para o tratamento especializado e dedicado aos beneficiários com Transtorno de Espectro Autista (TEA), com a expectativa de levar esse serviço para até 350 crianças. A unidade ficará localizada na região central e a inauguração está prevista para o segundo semestre.

Ainda para 2024 a empresa pretende iniciar a criação de um hospital próprio dentro da unidade Água Verde, área central e nobre da capital. No local serão oferecidos serviços de internação, terapia intensiva e a expansão da unidade cirúrgica. “Essa ampliação de atendimento se junta ao nosso centro oncológico e de infusão que é um dos melhores da cidade e ao nosso centro de medicina diagnóstica. Toda essa estrutura será dedicada aos beneficiários da Paraná Clínicas. Teremos ainda a conclusão do processo de certificação de qualidade em todas as nossas unidades. Tudo isso focando na qualidade assistencial”, finaliza o diretor executivo. 
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio