Ministério Público denuncia deputado Ricardo Arruda por dois crimes
25/04/2024 às 05:00
O deputado estadual Ricardo Arruda preferiu se defender acusando o MP de atuar ideologicamente contra ele

O deputado estadual Ricardo Arruda (PL) foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) por lavagem de dinheiro e rachadinha. Segundo a denúncia, o parlamentar teria cometido o crime da rachadinha pelo menos 62 vezes de dezembro de 2025 a setembro de 2023. E a lavagem de dinheiro, ao menos 50 vezes. A defesa do deputado afirmou, em nota, ainda não ter conhecimento da denúncia e que causou surpresa e estranheza o fato de a imprensa conhecer, antes, a acusação. A defesa disse ainda tratar-se de uma “infundada perseguição ideológica realizada por ativista de esquerda infiltrado na honrada instituição do Ministério Público do Paraná”. A denúncia foi encaminhada ao desembargador Jorge de Oliveira Vargas, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná. O caso tramita em segredo de justiça.
RESPOSTA DO DEPUTADO
Ao se defender das acusações nesta quarta-feira (24), Arruda afirmou que soube da denúncia pela imprensa, o que, segundo ele, causou estranheza. O parlamentar também afirmou que é perseguido pelo Ministério Público há nove anos. Ele afirma que os bens que possui e os gastos que o MP aponta como irregulares tiveram origem em outros negócios dele, que executava antes de entrar na política. "Entrei aqui com patrimônio declarado no meu imposto de renda e diminui o meu imposto de renda [...] eu no meu terceiro mandato diminui meu imposto de renda. Como que me acusam de rachadinha? Até porque, se contar o meu patrimônio, que eu já tinha quando vim pra política, minha vida no mercado financeiro que eu fui presidente de banco e fiz o meu patrimônio honestamente e paguei o imposto pra isso, eles não se atentam a isso."
RISCO DE EXPULSÃO
Além da denúncia do Ministério Público do Paraná, o deputado estadual Ricardo Arruda enfrenta ainda o pedido de expulsão do PL, feito pelo deputado Eduardo Bolsonaro. Arruda divulgou imagens gravadas clandestinamente do escritório do ex-presidente Jair Bolsonaro, quando este negociava a ida do deputado federal Beto Richa para o PL. A ideia era “detonar” a ida de Richa ao PL e fortalecer sua pré-candidatura à prefeitura de Curitiba. Caso Arruda seja expulso do PL, o partido pode ‘pedir’ a vaga a outro candidato ainda filiado à legenda. No caso, a vaga seria da presidente do PL Mulher do Paraná, Carla Kwiatkowski, que já foi presidente do Provopar. Ela é a terceira suplente do PL, mas o primeiro e o segundo suplentes deixaram o PL e não assumirão a vaga.
UNIÃO BRASIL REÚNE PRÉ-CANDIDATOS A VEREADOR
Presidente do União Brasil de Curitiba, o deputado estadual Ney Leprevost reuniu os pré-candidatos do partido à Câmara Municipal da capital paranaense, em encontro na sede da legenda no bairro do Campo Comprido. Pré-candidato à prefeitura, Leprevost destacou a importância da chapa para a disputa proporcional na estratégia do União também para a eleição majoritária. “Nós tomamos o cuidado de pegar representantes dos mais variados segmentos profissionais e das mais diversas regiões da cidade. A nossa chapa é bem eclética, então nós não vamos ter problema de um candidato trombando com o outro, de um candidato trabalhando no mesmo segmento do outro. E os votos que um candidato fizer, vai ajudar na eleição do outro”, lembrou o deputado.  Leprevost lembrou que a meta do União é eleger de seis a oito vereadores. “Claro que se a nossa campanha de prefeito tiver um crescimento exponencial, e eu acredito que terá, pelo que eu tenho visto e ouvido das pessoas nas ruas, aí cresce também o número de vereadores eleitos, porque daí as pessoas querem votar na legenda do partido do candidato a prefeito”, explicou.
SUMIÇO DE RETROESCAVADEIRA
Os vereadores de São José dos Pinhais aprovaram, por unanimidade, um requerimento que pede informações à Prefeitura sobre o sumiço de uma retroescavadeira da Secretaria Municipal da Agricultura. O requerimento n° 078/2024 – protocolado pelos vereadores José Possebon (Podemos), Sinésio Januário (Podemos), Delegado Michel (Podemos), Allax Siqueira (MDB), Sílvio Santo (Podemos), Samuel Pinheiro (Podemos), Professor Abelino (Podemos), José Vieira (MDB) e Wilson Cabelo (PT) – recebeu a aprovação de todos os parlamentares da Casa. O vereador Wilson Cabelo defendeu o requerimento como forma de se buscar descobrir a verdade dos fatos. "Não há um cidadão de São José dos Pinhais que não queira saber o que aconteceu com a retroescavadeira", garantiu o vereador. Já o Professor Abelino se referiu a informações de que o veículo, da Secretaria de Agricultura, estaria sendo usado pela Secretaria de Obras. "Temos que saber também se o equipamento estava no lugar certo", disse Abelino. José Possebon, por sua vez, usou a palavra para lembrar a dificuldade de se roubar uma retroescavadeira. "Certamente foi um roubo que demandou tempo, planejamento e uma série de situações questionáveis, entre as quais se esse veículo não possuía rastreamento", pontuou o vereador.
PUNIÇÃO À VEREADORA MARIA LETÍCIA foto
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (CEDP) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decidiu, por 6 a 3 votos, declarar a perda de todas as prerrogativas regimentais da vereadora Maria Leticia (PV) por seis meses. Prevaleceu o voto em separado formulado pelo presidente do CEDP, Dalton Borba (Solidariedade), que teve o apoio de Angelo Vanhoni (PT), Bruno Pessuti (Pode), Marcos Vieira (PDT), Pastor Marciano Alves (Republicanos) e Zezinho Sabará (PSD). O voto do relator do PED 1/2024, Professor Euler (MDB), pela cassação do mandato da parlamentar, teve o apoio de Jornalista Márcio Barros (PSD) e de Rodrigo Reis (PL). Com a perda de todas as prerrogativas regimentais, por seis meses a vereadora Maria Leticia será afastada da função de segunda-secretária da Mesa Diretora da CMC, não poderá usar a palavra durante a sessão plenária nos espaços do Pequeno e do Grande Expediente, nem ser designada para relatar proposições nas comissões do Legislativo ou compor eventual Comissão Parlamentar de Inquérito. O CEDP incluiu na lista de suspensões o afastamento de Maria Leticia das funções de Procuradora da Mulher da CMC. Na Mesa, ela será substituída pelo terceiro-secretário, Mauro Bobato (PP), enquanto, na ProMulher, Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) assume o papel de procuradora.
DECLARAÇÃO DA VEREADORA
"A minha defesa já comprovou que eu não tentei fugir do local, que eu não estava embriagada e que eu não desacatei os policiais. Considerando esses fatos, é óbvio que eu estou muito aborrecida com a decisão do Conselho de Ética, porque eu entendo que eles tomaram uma decisão misógina. Eu sou mulher. Quantas mulheres vocês viram sentadas no Conselho discutindo esse assunto. Não viram nenhuma. Ele é composto de homens. Temos, com clareza, um recorte de gênero. Eu sofro, sim, aqui, uma violência política. Acho que o resultado foi injusto. É preciso que as pessoas passem a repensar essas penalizações, que contra as mulheres são sempre extremamente severas", disse Maria Leticia, à imprensa, após a reunião que decidiu pela punição ao seu mandato. "O que foi discutido na Câmara Municipal foi uma questão de decoro parlamentar, então, em relação a isso, eu estava no meu momento privado, era o meu carro, não era o carro da Câmara, na data eu não representava [oficialmente] a Câmara, era meu momento de lazer, logo entendo que não tenho que responder por [quebra de] decoro parlamentar, em face de não ter cometido nenhum. Eu participei do acidente, nunca neguei a minha responsabilidade nele, estou cumprindo com todas as determinações judiciais. Acho que há um exagero na avaliação do Conselho".
REFORMA NO SECRETARIADO
O governador Ratinho Jr. promoverá mudanças em alguns secretários nos próximos dias. A maior parte das substituições são para secretários que serão candidatos nas eleições municipais em outubro deste ano. A única exceção é a saída do Secretário da Fazenda, Renê Garcia Jr., que está no cargo desde o início da primeira gestão de Ratinho Jr. Os secretários-candidatos que sairão são Eduardo Pimentel, secretário das Cidades; Marcelo Rangel, secretário de Inovação e Modernização e Valdemar Jorge. Secretário do Desenvolvimento Sustentável. Como sempre, a promessa é de que os novos ocupantes dos cargos sejam técnicos em suas pastas.
ROQUEIRO CIDADÃO HONORÁRIO
Curitiba ficou um pouco mais roqueira nesta terça-feira (23). A capital do Paraná tem um novo e ilustre cidadão: Bruce Dickinson, vocalista da icônica banda de heavy metal Iron Maiden, que recebeu o título de cidadão honorário da cidade. A maior honraria concedida pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aos não nascidos na capital foi entregue ao músico inglês pelos vereadores Eder Borges (PL) e Nori Seto (PP), que apresentaram o projeto, aprovado por unanimidade pelos demais vereadores. A entrega do título foi realizada na fábrica da cervejaria artesanal Bodebrown, localizada no bairro Hauer. Na ocasião, foi lançado um novo rótulo, desenvolvido em parceria com o artista. A colaboração entre Dickinson e os irmãos Samuel e Paulo Cavalcanti, da Bodebrown, já resultou na criação coletiva de três cervejas. A divulgação da nova bebida curitibana será realizada durante a turnê do artista no Brasil, que inicia nesta quarta-feira (24), em Curitiba, e que passará por outras seis cidades. Bruce Dickinson lembrou que esta não é a primeira vez que ele visita Curitiba e agradeceu pela ótima recepção. Sobre a homenagem, o astro se disse “muito honrado” em recebê-la e revelou estar “ansioso para ir e tocar para todos os meus concidadãos curitibanos”.
VALORIZAR A AGRICULTURA FAMILIAR
Valorizar os agricultores familiares e aproximar o produtor dos consumidores. Este é o objetivo da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) ao protocolar um projeto de lei para que sejam colocados cartazes em locais onde os alimentos fornecidos são produzidos pela agricultura familiar. Pela proposta cartazes com a frase “O alimento desta mesa é da agricultura familiar, promovendo a segurança alimentar, nutricional e o desenvolvimento local”, serão colocados de forma visível em refeitório das escolas públicas, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, hospitais filantrópicos, instituições beneficiárias dos programas de aquisição e distribuição de alimentos da agricultura familiar. “O cartaz é uma forma simples de informar que o alimento consumido é produzido nos municípios de nosso estado”, explica Luciana. A deputada também destaca que uma parcela significativa da agricultura familiar tem sido feita de forma orgânica, o que evita o uso de agrotóxicos.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio