"Prêmio Mulheres Conectadas" homenageia lideranças femininas
28/03/2024 às 11:43
As homenageadas com o "Prêmio Mulheres Conectadas". (Fotos: Carlos Costa)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou uma sessão solene com o título "Mulheres Conectadas", em alusão a março, Mês Internacional da Mulher.  A iniciativa da vereadora Noemia Rocha (MDB) teve o objetivo de premiar empreendedoras e líderes. O evento aconteceu no dia  18 de março.  
Além da parlamentar, a mesa também teve a presença de Giselle Suardi, especialista em comunicação, mentora, apresentadora, palestrante e diretora da GS Business; Claudia Gilberti, empresária com atuação nos Estados Unidos; Maria Almeida Garcia, formada em Sociologia, especialista em coaching executivo, propietária da Neoplan Rh e sócia da Neo Connection 4.0; e Albani Fracaro, coordenadora do Mulher Empresária, entidade ligada à Associação Comercial do Paraná (ACP).

AS HOMENAGEADAS 
Na Categoria Liderança: Albanir Fracaro, Claudia Giuberti, Giselle Suardi
Na Categoria Destaque: Adriana Alquimin, Ana Paula Pires, Bianca Viana, Edelyse Kropiwiec, Elisabete Marinho, Elisane Ribeiro, Fabiana Noguchi, Fernanda Costa, Irene Lopes, Juliana Zanrosso, Karina Brandalize, Karla Gomes, Liane Hardet, Michele Kuroki, Nathaly Barbosa, Rute Misleh, Selma Silva, Silvana Rizzi, Silvia Brasileiro, Sirlei Mendes, Telma Cavalheri, Vanessa Gonzaga, Vanessa Passos, Viviane Nichele, Tere Alexandre, Maria Almeida Garcia e as fotógrafas Luana e Marlene, da Malu Fotografias.

SENSIBILIDADE FEMININA
Noemia Rocha esclareceu que o objetivo da sessão solene é homenagear mulheres que obtiveram destaque em posições de liderança. “São mulheres que fazem a diferença. Que honra poder homenagear todas essas mulheres lindas, fortes e determinadas”, disse a vereadora. 
Noemia frisou que é importante que mais mulheres possam ocupar espaços de poder, como é o caso da Câmara Municipal de Curitiba. “O sucesso de uma pessoa se verifica quando ela ocupa espaço. É o que estamos fazendo hoje, mas há muito por avançar. Dos 38 vereadores de Curitiba, apenas sete são mulheres. Precisamos de mais presença feminina na Casa”, afirmou. 

MULHERES NA POLÍTICA
Ainda sobre esse tema, Noemia Rocha disse que convidou as pré-candidatas do seu partido para que comparecessem à sessão. “É necessário que haja mais mulheres debatendo políticas públicas voltadas às mulheres. Políticas nas áreas da saúde, do empreendedorismo e do combate à violência doméstica, entre outras. Para tratar desses temas, é necessária a presença da sensibilidade feminina”, disse. A parlamentar mencionou que está em seu quarto mandato, mas foi necessário dar um primeiro passo para que isso se realizasse. “A presença das mulheres nesses espaços deveria ser natural, não motivo de espanto”, declarou.

"O PODER DE FALAR COM OS OLHOS"
Giselle Suardi agradeceu a vereadora e saudou as homenageadas e seus familiares. “Quando falo da comunicação e do meu trabalho de potencializar a voz das pessoas, destaco a felicidade que é poder falar com as pessoas, sempre com o objetivo de edificar”, disse.
Suardi citou o nome de todas homenageadas e enfatizou que o evento só foi possível graças ao esforço de todas as mulheres: “As mulheres têm o poder de falar com o olhar”. Ela ressaltou que o reconhecimento é um estímulo para que as mulheres homenageadas continuem firmes em suas jornadas. 

CONEXÕES E CAPACIDADES
Maria Almeida Garcia agradeceu em nome de todas as homenageadas. Ela disse que é originária do estado do Mato Grosso do Sul e que foi recebida por Curitiba de braços abertos. A empresária esclareceu que o prêmio Mulheres Conectadas é um reconhecimento às mulheres empreendedoras que desempenham papéis de liderança que contribuem para a riqueza da cidade. “São empreendimentos que contribuem substancialmente para a economia de Curitiba”, disse.
“Honro todas as mulheres fortes, empreendedoras e líderes que vieram antes de nós. Honro nossas mães, nossas avós e toda nossa linhagem, que possibilitou sermos quem somos hoje”, disse Maria Almeida Garcia. Para ela, nem sempre é possível para as mulheres contribuir para um novo futuro, mas é possível criar uma geração que poderá construir esse futuro. No entendimento da empresária, é por meio das conexões e da capacidade de empreender que se torna possível que surjam exemplos positivos.


Vereadora Noemia Rocha : "“São mulheres que fazem a diferença"


Giselle Suardi foi uma das homenageadas 


Albanir Fracaro também entre as premiadas 


O evento despertou muito interesse 


O local completamento lotado.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio