Filho de Jair Bolsonaro pede expulsão do deputado Ricardo Arruda do PL
25/03/2024 às 05:00
O deputado Ricardo Arruda, aliado de primeira hora de Jair Bolsonaro, teve pedido de expulsão do PL protocolado pelo filho do ex-presidente

O filho 02 do ex-presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, protocolou, final de semana, o pedido de expulsão do PL do deputado estadual Ricardo Arruda. Segundo Eduardo, Arruda divulgou um vídeo nas redes sociais, feito no QG de Bolsonaro, em Brasília, na saída do deputado federal Beto Richa, logo após a reunião com o ex-presidente. Segundo Eduardo, além de ter sido gravado de forma ilegal, a divulgação das imagens tinha o propósito de benefício meramente pessoal de Arruda, que queria ser pré-candidato à prefeitura de Curitiba pelo PL. O recado é que o PL não aceitará que as vontades pessoais prevaleçam sobre os interesses do partido.
LEPREVOST CRITICA FILA NA SAÚDE
O deputado Ney Leprevost, coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, encaminhou expediente oficial à Prefeitura Municipal de Curitiba cobrando urgência para o atendimento das mais de 206 mil consultas e exames que aguardam na fila de espera na rede pública de saúde. “Isto é desumano. Ou a gestão faz esta fila andar, ou irei ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas da União e até a Organização Mundial de Saúde. Perderam completamente o respeito pela vida humana”, afirmou Ney Leprevost. Os números que mostram falta de gestão competente e eficiente na saúde pública, foram descobertos através de uma minuciosa pesquisa feita pela Frente Parlamentar de Medicina, cruzando dados dos portais da prefeitura. Veja alguns exemplos. Só para uma consulta com um oftalmologista a fila de espera está em 57.933. Para a realização de um exame de ultrassonografia de abdômen a fila é de 21.544. Para consultar com um psicólogo são 12.566 esperando. Para o deputado Ney Leprevost, este cenário indica sérias falhas ao longo dos últimos anos. 
ELEIÇÕES DE COLOMBO
A ex-prefeita Beti Pavin (MDB) e pré-candidata à prefeitura de Colombo teve uma condenação anulada pelo Tribunal de Contas do Paraná. Em maio do ano passado, ela foi condenada a devolver R$ 700 mil aos cofres públicos por causa de um superfaturamento na compra de merenda escolar dos tempos em que administrava o município da região metropolitana de Curitiba. Pois agora o TC-PR reviu e anulou a condenação e considerou que houve erro na avaliação sobre a devolução dos R$ 700 mil. No lado adversário, o prefeito Helder Lazarotto (PSD), que vai concorrer à reeleição, viu seu vice Alcione Giaretton ser afastado das funções de vice-prefeito e de secretário de Educação durante as investigações sobre a compra de livros infantis superfaturados. A disputa por lá promete ser bastante acirrada.
GLEISI DEBATE OBRAS NO OESTE
A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) esteve em uma reunião no Ministério dos Transportes com a Itaipu para discutir projetos de infraestrutura para a região de Foz do Iguaçu. A pauta principal do encontro, liderado pelo ministro Renan Filho, envolveu questões estratégicas relacionadas às obras na área. A reunião, que também contou com a presença do diretor-geral da Itaipu, Ênio Verri, e o diretor de coordenação, Carlos Carboni, teve como foco principal as obras da Perimetral Leste, bem conhecida na região de Foz do Iguaçu, que liga a Ponte da Integração à BR-277, além da duplicação da BR-469. A deputada enfatizou a importância dessas intervenções para a melhoria da qualidade de vida da população que reside no Oeste paranaense. Além disso, ressaltou os benefícios que tais iniciativas trarão para os turistas que visitam o Parque Nacional do Iguaçu, um dos principais destinos turísticos da região.
DENIAN PREGA UNIÃO CONTRA O PT
Um ácido crítico da gestão do prefeito Rafael Greca quando era vereador, o deputado estadual Denian Couto, presidente do Podemos em Curitiba, confirma o apoio do partido nas eleições municipais ao vice de Greca, Eduardo Pimentel (PSD). Na explicação de Couto, o mais importante é ser contra o PT do que qualquer outra coisa. E segundo ele, o único que pode evitar que o PT domine a prefeitura de Curitiba é Eduardo Pimentel. O Podemos filiou dois novos vereadores: Leonidas Dias e Sargento Tânia Guerreiro. Por mais que o PT não tenha definido se terá candidatura própria ou apoiará outro candidato, Denian Couto considera que Luciano Ducci é o candidato do PT.
BRIGA NAS REDES SOCIAIS
A deputada federal por São Paulo, Rosângela Moro (União Brasil) e o presidente estadual do PT paranaense, deputado estadual Arilson Chiorato, travaram, no final de semana, um duelo de acusações nas redes sociais. Como se sabe, Rosângela, mesmo eleita por São Paulo, mudou o domicílio eleitoral para Curitiba. O PT entrou com uma ação na Justiça Eleitoral pedindo a impugnação da mudança de domicílio de Rosângela. A parlamentar, por sua vez, disse que houve “má fé do PT no pedido de impugnação de transferência do domicílio eleitoral de São Paulo para Curitiba”. Rosângela pede que o PT seja condenado a pagar uma multa por litigância de má-fé, que seria o uso irresponsável da Justiça na ação movida contra ela.
RESPOSTA DE CHIORATO
O deputado Arilson Chiorato respondeu às acusações de Rosângela: ““A única má-fé existente nesse caso é a tentativa de burlar o sistema eleitoral, querendo se manter deputada paulista morando na capital paranaense”, afirmou o dirigente petista. A estratégia de Rosângela é para que ela possa se candidatar ao Senado, caso o marido, Sergio Moro, seja cassado no julgamento a ter início no próximo dia 1º de abril.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA TRIBUNA LIVRE
Espaço democrático de debates da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a Tribuna Livre recebe, na sessão plenária da próxima quarta-feira (27), a Rede Curitiba Climática (RECC). A entidade será representada pelo ambientalista Caiê Alonso, que vai falar sobre o tema “Em busca de justiça climática em Curitiba: desafios e oportunidades nas políticas públicas”.
O debate das políticas públicas para mitigar o impacto das mudanças climáticas foi proposto pela vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT). Ela ressalta “a relevância e contemporaneidade do trabalho ecológico, aliado ao meio ambiente”, desenvolvido pela RECC. A organização sem fins lucrativos se autodefine como “uma rede de ativistas em busca de justiça climática” na capital paranaense.
ANIVERSÁRIO DE CURITIBA E DO ATHLETICO NA AL
O Club Athletico Paranaense será o grande homenageado da Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda (25), na véspera do aniversário de 100 anos. Uma sessão solene com representantes do clube, ex-jogadores e torcedores vai colorir de vermelho e preto o Plenário para celebrar o mais novo time centenário do país. O evento, marcado para as 18h30, é proposto pelo presidente do Assembleia, Ademar Traiano (PSD), o primeiro-secretário Alexandre Curi (PSD) e pelos deputados Thiago Bührer (União), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Ney Leprevost (União) e Tito Barichello (PSD) para reconhecer a trajetória e conquistas do clube. A semana também será de homenagem aos 331 anos de Curitiba. Os deputados do União Brasil Ney Leprevost, Tito Barichello e Flavia Francischini encabeçam o evento, que será realizado no Plenário, nesta terça-feira (26), a partir das 18h30.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PREFEITURA
Quatro projetos de lei serão votados pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nesta segunda-feira (25). Um deles é o que regulamenta o uso da Inteligência Artificial (IA) na administração pública municipal, direta e indireta, da capital paranaense. A iniciativa será votada em primeiro turno. A sessão plenária começa, regimentalmente, às 9 horas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Apresentada pelo vereador Nori Seto (PP), a matéria dispõe sobre os valores éticos para o uso da tecnologia, como a inviolabilidade da intimidade, a não discriminação e o compromisso com o bem público. O projeto leva em consideração os princípios da lei federal 13.709/2018, a chamada Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Conforme a redação, os sistemas de IA utilizados no Município deverão ser auditáveis e sujeitos a supervisão idônea. Na justificativa do projeto, o autor analisa que a inteligência artificial, a partir de um conjunto analítico de dados, "tem o potencial de orientar a tomada de decisões informadas, bem como predizer certos eventos ou problemas com base em registros históricos, permitindo a elaboração de medidas preventivas" e “também pode ser empregada para fins de auditoria, rastreando ações e práticas incomuns, de modo a viabilizar eventuais responsabilizações". "A inteligência artificial, portanto, tem a aptidão de transformar a administração pública, incrementando a eficiência, aguçando a precisão das decisões e aprimorando a prestação de serviços ao cidadão”, completa. 
SESSÕES SOLENES NA CÂMARA
Na semana do Aniversário de Curitiba, celebrado na próxima sexta-feira, 29 de março, a Câmara Municipal promoverá duas solenidades para a entrega de prêmios tradicionais do Legislativo: o Cidade de Curitiba e o Cultura e Divulgação. As sessões solenes acontecerão no Palácio Rio Branco. Ao todo, 61 personalidades curitibanas serão homenageadas. O Prêmio Cidade de Curitiba será entregue para 31 pessoas que se destacaram em diversas áreas, como as artes, a cultura, a assistência social, a ciência, a medicina, o direito e o esporte. Os nomes indicados por 31 dos 38 vereadores foram aprovados pelo plenário em dezembro do ano passado, e promulgados no decreto legislativo 12/2023. A sessão solene para a entrega da honraria está marcada para esta segunda-feira (25), às 19h30. Outro prêmio que será entregue na próxima semana é o Cultura e Divulgação, destinado tanto às pessoas quanto às organizações não governamentais que tenham se destacado nas duas áreas, na capital. A sessão solene é uma das quatro realizadas em datas próximas ao aniversário do Legislativo e da cidade de Curitiba, comemorado no dia 29 de março. Neste ano, o prêmio será entregue a 30 homenageados. Os nomes foram aprovados pelos vereadores e vereadoras de Curitiba também em dezembro de 2023. A solenidade será nesta terça-feira (26), também às 19h30, no Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal.
 
 
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio