Arquidiocese de Curitiba abre inscrições para projetos sociais
13/03/2024 às 19:17

Estão abertas as inscrições do Fundo Diocesano de Solidariedade da Arquidiocese de Curitiba para projetos sociais de pastorais, comunidades e movimentos da Igreja. Os projetos devem estar alinhados ao tema da Campanha da Fraternidade 2024: “Fraternidade e Amizade Social”. As inscrições podem ser feitas pela internet até 30 de março próximo. É só acessar: https://arquidiocesedecuritiba.org.br/inscricoes-fundos-diocesanos.

O Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) é resultado da Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade. Neste ano, a coleta acontecerá em 24 de março, Domingo de Ramos. Dos recursos arrecadados, 60% serão destinados ao FDS e os demais 40%, ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). O FDS apoia projetos que combatem a exclusão social e contribuam para a redução das desigualdades sociais.

“Diante dos desafios contemporâneos, a Campanha da Fraternidade 2024 (CF), que tem por foco a amizade social, nos convoca a refletir sobre nosso papel na construção de relações mais humanas e empáticas”, diz o arcebispo metropolitano, dom José Antônio Perruzo. “Participar do Edital do Fundo Diocesano de Solidariedade é uma oportunidade concreta de contribuir para essa transformação”, afirma.

“O apelo dessa grande mobilização, que é o apelo do próprio Cristo, é pela construção de pontes, de sermos todos os irmãos, daí o gesto concreto da Campanha da Fraternidade, a Coleta da Solidariedade, que reverte as contribuições em projetos para favorecer quem mais precisa”, afirmou a coordenadora da Cáritas Curitiba, Elizete Sant’anna de Oliveira. Em 2023, o Fundo Diocesano apoiou projetos de 20 entidades.

Dom Peruzzo lembra que os recursos arrecadados durante a Campanha da Fraternidade seguem apoiando os mais diversos projetos sociais nos âmbitos local e nacional, que ajudam a mudar realidades. “Na Amazônia, por exemplo, os recursos ajudaram a formar cooperativas de pescadores. Em Curitiba, tivemos projetos voltados à proteção de nascentes e a qualidade da água melhorou muito na região beneficiada”, acrescentou o arcebispo.

Pelo edital do FDS, podem inscrever projetos sociais as pastorais, paróquias, movimentos eclesiais e demais instituições/entidades do terceiro setor que possuam habilidade para abordar a temática proposta pela CF 2024 – “Fraternidade e Amizade Social” e lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt. 23,8) e que estejam com a sua situação fiscal regular.

O FDS apoiará projetos submetidos aos seguintes eixos: Vivência da Solidariedade, Fraternidade e Comunidade; Formação Integral com Ênfase na Dimensão Política e Social; Promoção e Efetivação de Direitos para o Bem-Estar Social e Paz. A Arquidiocese de Curitiba promoverá um curso on-line, no dia 5 de março, para orientar os candidatos sobre a elaboração dos projetos.

Os projetos devem estar alinhados aos objetivos da CF 2024 e à missão da instituição proponente, com ênfase em ações sociais que promovam a defesa da vida de forma incondicional e estejam embasadas nos princípios cristãos. Serão priorizados projetos inovadores, com potencial multiplicador e que possam ser desenvolvidos até 5 de fevereiro de 2025.

Os projetos sociais devem obrigatoriamente ter ações nos municípios que integram a Arquidiocese de Curitiba – Almirante Tamandaré, Balsa Nova, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Curitiba, Itaperuçu, Palmeira, Pinhais, Porto Amazonas e Rio Branco do Sul. Para mais informações sobre o edital: Centro de Pastoral: (41) 2105-6362 ou fds@mitradecuritiba.org.br.

Confira o edital aqui: FUNDO DIOCESANO DE SOLIDARIEDADE 2024
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio