Em mais de 70 anos, essa é a primeira mulher que assume a responsabilidade técnica das minas de calcário da empresa na região. Iniciativa soma os esforços dessa indústria para aumentar número de profissionais na operação
A representatividade feminina em funções ainda dominadas por profissionais homens ganhou uma nova personagem na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. Gabriela Lucarelli, 36 anos, assumiu o cargo de engenheira de mineração na unidade de Rio Branco do Sul da Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis. Ela é hoje a responsável técnica pelas nove minas da empresa na região e orienta um time de 300 pessoas, entre empregados (as) diretos e indiretos, sobre a extração de calcário na maior mina da companhia.
Mineira de nascimento e graduada em Engenharia de Mineração pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), já morou em seis estados diferentes (Amapá, Goiás, Amazonas, Pará, Minas Gerais e Paraná), atuando em outras empresas, e aceitou o novo desafio da posição oferecida pela Votorantim Cimentos para expandir seu conhecimento e experiência profissional. “Está sendo uma vivência incrível. Me sinto lisonjeada por assumir esta essa missão sendo mulher. Vejo que já existe um movimento muito grande de inclusão feminina nos últimos cinco anos, com o objetivo de tornar o ambiente industrial mais compatível com a nossa sociedade”, afirma.
Esse crescimento de mulheres em empresas majoritariamente masculinas é perceptível dentro da própria fábrica da Votorantim Cimentos, em Rio Branco do Sul. Nos últimos três anos, a unidade mais que dobrou o número de mulheres trabalhando na fábrica, passando de 33 empregadas em 2021 para 73, em 2024.
São 73 histórias, 73 desafios e 73 conquistas, como a da Andreia Ferreira de Lima, 41 anos, que acabou de ser promovida à supervisora de Operações. Agora, ela é responsável pela produção de calcário agrícola da Viter, a unidade de insumos agrícolas da Votorantim Cimentos. Ela começou a trabalhar na empresa pelo Programa de Trainee, em 2002, e desde então nunca mais saiu. “Fiz faculdade de Tecnologia do Concreto e Pós-graduação em Engenharia de Produção. Durante toda a minha jornada, a Votorantim Cimentos sempre ofereceu várias capacitações para que eu pudesse crescer internamente, como aconteceu. O último que participei foi o Programa Potenciar, um treinamento com vários módulos sobre autoconhecimento e gestão de pessoas, além de outros aprimoramentos sobre liderança e desenvolvimento”, afirma.
Percorrendo os corredores da fábrica, aparece outra história que também está sendo pavimentada. Anne Francine Vaz de Faria, 26 anos, natural de Rio Branco do Sul, entrou na Votorantim Cimentos em 2022, por um programa de estágio na área de confiabilidade, e hoje é auxiliar técnica de manutenção, cuidando do planejamento de moagem e lubrificação das máquinas e equipamentos. “Um desafio enorme por ser mulher, pois é uma área ainda majoritariamente masculina. Mas o aprendizado é diário e muito grande”, diz.
Formada em Matemática e em Engenharia Mecânica pela Universidade Positivo, ela afirma que vários projetos internos ajudaram sua confiança para seguir. “Temos bate-papos com mulheres que são líderes aqui dentro. Estes encontros nos dão engajamento e uma sensação de acolhimento e pertencimento. Pode parecer algo mínimo, mas faz muita diferença”, destaca. Mãe de 3 filhos, Anne voltou de licença maternidade em junho de 2023 e se beneficiou de outro projeto da empresa feito para mulheres na fábrica que é a Sala de Gestantes, um espaço de apoio a lactantes para fazerem extração do leite ou descansarem, com poltrona, tapete, ar-condicionado e frigobar.
“Os relatos das nossas empregadas reforçam que estamos no caminho certo, mas ainda há muita estrada pela frente. Nosso objetivo é fortalecer o nosso jeito de ser ético e humano avançando com a equidade de gênero em nossas operações e promover ações que gerem presença, participação e desenvolvimento de mulheres. Estamos em constante evolução para tornar o ambiente cada vez mais saudável para a admissão e oportunidade para profissionais femininas”, afirma Leidvan Cabral, gerente geral da fábrica da Votorantim Cimentos em Rio Branco do Sul.
Sobre a Votorantim Cimentos
A Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 12 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em
www.votorantimcimentos.com.br.