Abram alas que a periferia quer passar
08/02/2024 às 17:25

O primeiro mundo deixa de ser bússola da moda para os pesquisadores de tendências do salão de design Inspiramais e elegem para 2025 o tema Periféricos na recém-realizada edição em Porto Alegre. “Não queremos ser o centro de guerra, do ódio. Queremos estar na periferia, o chamado Sul-global, que tem samba, carnaval, malemolência, ginga”, proclama Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, ao explicar as estampas do couro para a temporada 2025.

Assim, ele convidou o jovem estilista Gabriel da Silva, que atua em São Paulo, para estampar peças desenvolvidas pelos curtumes. Da Silva, como Gabriel se apresenta, vem se destacando pela estamparia Mano, em que retrata personagens de seu universo periférico.

A pesquisa de Periféricos 2025_II dará origem aos materiais que serão apresentados na próxima edição do Inspiramais, em 9 e 10 de julho próximos. “Nossa tese vira negócio a cada seis meses”, explica aos jornalistas latino-americanos convidados ao evento pela Assintecal.

Para ele e sua equipe de designers, “a identidade de países das zonas periféricas do chamado primeiro mundo vai influenciar as próximas criações”, observando que o mundo se abre “para uma pluralidade de vozes e caminhos”.

Já que o Sul-Global, esse “mundo pós-Ocidental”, é o conceito da vez, Da Silva ilustra bem a ideia com suas imagens tribais, os Manos. A Arezzo até já fez um tênis protótipo (Uma coleção de roupas masculinas do estilista, com tecidos da Focus Têxtil, atraiu os jovens para as lojas Pernambucanas no final do ano passado).

A pesquisa Periféricos determinou três subtemas. Gingas: caracterizado por texturas, estampas sequenciadas, miçangas, sementes, rendados e materiais naturais; Malemolência: tecidos fluídos, movimento e brilho com aspectos furta cor, e Cacofonia/Imperfeição: sobreposição, mix de padronagens e texturas e estampas na mesma base. As cores principais: azul, terrosos, vermelha, roxa e verde.

Marnei Carminatti, do Núcleo de Design da Assintecal, que atua diretamente com os curtumes, adianta que os protótipos do do Preview do Couro/Inspiramais estarão, de 19 a 21 de março, no estande institucional do Brazilian Leather na feira APLF, em Hong Kong, o maior evento mundial de couros. (A lembrar: a China é um país desse Sul-Global).

Os curtumes participantes: Brasleather, Couroquímica, CBR. FAF, Mats, FD Home Decor, Fuga Couros, Leather Labs, Nova Kaeru, OCM Best Brasil, Real Couros, Romeu Couros, Strut Piveta, Tilápia Leather, Tre Anytry, Treat Couros, Santa Croce e Zitty Couros.

 

Fimec estima sua maior edição em 2024

Sob a temática Inovação, Tecnologia e Impacto Positivo no Mundo, o setor coureiro-calçadista tem encontro na Fenac, de 12 a 14 de março, em Novo Hamburgo/RS. É a 47ª Fimec -Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes. Marcio Jung, diretor-presidente da Fenac, projeta “a maior feira dos últimos dez anos em área de exposição, chegando a praticamente 14 mil m², ou seja, teremos ainda mais expositores e mais novidades”.

São esperados visitantes de todos os Estados e mais de 30 países que irão conhecer as novidades dos expositores e participar do Fórum CICB de Sustentabilidade, no dia 13 de março, debatendo o tema Elos para a Rastreabilidade. Outra atração é a Fábrica Conceito, uma linha de produção de calçados em tempo real montada na Fenac.

Anote

Credenciamento gratuito para profissionais do setor em www.fimec.com.br.  Realização da Fenac Experiências Conectam. Patrocínio Sicredi Pioneira, Covestro e Transduarte, com apoio da Abicalçados, Abiacav, Abqtic, Abrameq, ACI-NH/CB/EV, Aicsul, Assintecal, CICB, Fiergs, IBTeC, Sebrae/RS e Sitergs.

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio