Empresa de mobilidade investe R$ 800 mil em tecnologia
O V1, empresa de mobilidade urbana do Grupo Águia Branca, está destinando investimento em experiência do cliente
07/02/2024 às 13:46
Ebraim Martini
Um ano desafiador e promissor se desenha para o segmento de locação, antecipa o diretor de negócios do V1, Leonardo Ballestrassi, sobre 2024. De acordo com a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla), as locadoras do país encerraram o ano de 2023 com uma frota de 1,56 milhão de veículos, representando um aumento significativo de 6,8%, o maior registrado na história do setor. Para 2024, a perspectiva é de um mercado complexo, porém favorável. Isso se deve à mudança cultural e de consumo, com uma crescente preferência pela economia compartilhada e pelo modelo de recorrência, priorizando o uso em detrimento da posse do automóvel.

Os brasileiros já compreenderam as vantagens do aluguel e assinatura de carros, dispensando as preocupações e burocracias inerentes à compra de um veículo. Custos com documentação, manutenção, desvalorização e venda posterior não são mais encarados como obstáculos. “Não podemos mais chamar a locação e assinatura de veículos de uma mera tendência. É uma realidade que se fortalece a cada dia. Os consumidores brasileiros estão avaliando as despesas geradas pelo carro e optando por soluções mais simples e práticas. Agora, valorizamos mais a experiência de uso do que a posse do bem”, explica o diretor. 

Para ampliar a performance positiva do setor, o V1, empresa de mobilidade urbana pertencente ao Grupo Águia Branca, está destinando um investimento significativo de R$ 800 mil.  O objetivo é impulsionar inovações tecnológicas, incluindo usabilidade, novas funcionalidades, maior ocupação, eficiência e melhor experiência para o cliente. Esses investimentos são justificados pelas positivas prospecções para o setor, visto que ainda há muito espaço para o crescimento da locação e assinatura de carros no Brasil. “Notamos que nossos clientes vêm descobrindo cada vez mais as vantagens da locação e da assinatura, como a garantia de manutenção e seguro, facilidade e rapidez no acesso ao automóvel, suporte 24h e taxas mais acessíveis do que a aquisição de um carro zero, que demanda um montante considerável quando pago à vista. Os investimentos nas melhorias visam aprimorar a experiência do cliente, facilitando o acesso ao veículo sem burocracia, com eficiência e agilidade ", complementa Leonardo. 

O serviço de aluguel 100% digital via aplicativo oferece agilidade e reduze as preocupações, atendendo às diversas necessidades dos usuários. Com a opção de locação de meia-diária, o consumidor ganha a liberdade de lidar com as demandas do dia a dia sem a obrigatoriedade de arcar com uma diária completa, o que é especialmente útil para compromissos em horário comercial. Por outro lado, as locações mais prolongadas são ideais para eventuais viagens de negócios e turismo. Ao encerrar o ano de 2023, o V1 alcançou excelentes resultados: registrou 17.997 aluguéis no Brasil, atendendo a uma base de 6.155 clientes.
 
Reciclagem de lixo eletrônico cresce em 2023

Há 14 anos realizando campanhas de conscientização sobre a importância do descarte ecológico para equipamentos eletrônicos quebrados ou sem uso, a Coopermiti conseguiu aumentar quantidade de lixo eletrônico recebido pela equipe de reciclagem no último ano. Dados da cooperativa mostram que em 2023 foram 701 toneladas de televisores, geladeiras, computadores, entre outros produtos que receberam a destinação correta para não poluir o meio ambiente. O número é mais que o total tratado em 2022 (555 toneladas de REEE), mesmo assim a capacidade máxima anual poderia chegar a 1.200 toneladas.

"Os resultados do ano mostram que as pessoas estão mais conscientes sobre a necessidade de descartar os Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) corretamente. Em 2023, com o fim oficial da pandemia, percebemos que as pessoas se sentiram mais seguras para sair de casa e fazer a sua parte levando os equipamentos antigos para os postos de coleta. No entanto, entendemos que a quantidade pode ser maior se mais pessoas se engajarem nessa missão", afirma Alex Pereira, presidente da Coopermiti.

Existem cestos para separar plástico, vidro, metal e papel, mas quando é a geladeira que precisa ser descartada, o que fazer? O presidente da cooperativa explica que por falta de informação muitas pessoas acabam jogando mouses, teclados, caixinhas de som, entre outros aparelhos no lixo comum, e quando são televisores, geladeiras, monitores e equipamentos maiores, muitas vezes são abandonados em pontos de entulho. Em ambos os casos, os dispositivos se tornam vilões do meio-ambiente.
 
Vagas de diversidade aumentam 32,73% nas big techs

2023 foi marcado pela quantidade de layoffs, desde a pequena até a grande empresa. Dados compilados pelo site Layoffs.fyi mostram que, no total, 776 companhias do setor de tecnologia dispensaram 206 mil colaboradores desde o início de 2023. Sendo assim, a InHire, primeiro software de recrutamento e seleção feito por recrutadores, e a Intera, uma das maiores consultorias de recrutamento e seleção do Brasil, realizou um levantamento com mais de 278 empresas de tecnologia para analisar o mercado de novas vagas.

Em 2022 houve uma queda de 4,09% nas vagas abertas no Brasil, com um total de mais de mil oportunidades no mercado. Neste ano, o gráfico despencou ainda mais, com 55,56% a menos. Entretanto, para o próximo ano, a previsão é que o mercado esteja aquecido novamente, com mais de 35% de novas contratações nas big techs.

Em paralelo, quando abordado sobre as vagas de diversidade, em 2021, 14,57% foram destinadas a esse foco, em 2022, 29,49% e em 2023, o aumento foi para 32,73%.

Neste ano, as vagas que mais abriram processo seletivos foram na área de tecnologia, incluindo engenheiro (27,50%), profissional de data (12,50%), Infraestrutura de TI (10,21%), produto (7,92%) e segurança (7,29%). Para o próximo ano, a previsão é que o mercado esteja aquecido novamente, com mais de 35% de novas contratações nas big techs.
 
Leega faz parceria com a Veezoo

A Leega, empresa brasileira com mais de 20 anos de experiência em consultoria tecnológica, acaba de anunciar uma parceria com a Veezoo, empresa suíça fundada por suíço-brasileiros e pioneira no serviço Inteligência Artificial para self-service BI (Business Intelligence). A união das duas empresas visa revolucionar o acesso e a análise de dados no mercado nacional por meio de inteligência artificial generativa pelas corporações. Com o acordo, a Leega passa a distribuir as soluções da Veezoo.

A Veezoo, que é reconhecida por sua inovadora solução de Generative AI para “auto-serviço” em analytics, desenvolveu uma plataforma que simplifica o processo de geração de insights, análises, gráficos e relatórios a partir de perguntas simples feitas pelos usuários de negócios.

O software da Veezoo é uma IA Generativa com o uso de LLM (Grande Modelo de Linguagem) e tem como um dos seus diferenciais ser uma solução simples, rápida e intuitiva – ao fazer uma pergunta, o usuário tem acesso imediato às informações e dados. Esse software também processa os dados com precisão sem comprometer a facilidade de uso e sem a necessidade de receber perguntas com uma sintaxe específica. Além disso, também tem a capacidade de interpretar a língua portuguesa, alinhando-se às necessidades específicas do mercado nacional.

Uma vez que a linguagem coloquial pode ser ambígua para as máquinas, a Veezoo ajuda o usuário a formular perguntas e resolver essas possíveis interpretações para obter as respostas exatas sobre o que se procura. Por fim, a plataforma foi projetada para entender como os humanos fazem perguntas, pois cada usuário corporativo pode criar sozinho séries de painéis e relatórios confiáveis, personalizados e interativos, salvando suas questões recorrentes com o clique de um botão.
 
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