6 formas de incentivar a leitura durante as férias escolares
Além de ser uma ótima forma de entretenimento, ler contribui com o desenvolvimento cognitivo e a criatividade das crianças
11/01/2024 às 18:10
Foto: Divulgação
Mesmo durante as férias escolares, manter a leitura em dia traz uma série de benefícios para as crianças. Além de ser uma ótima forma de entretenimento, ler contribui com o desenvolvimento cognitivo e a criatividade e ainda expande o vocabulário e melhora o senso crítico.
 
Para que as crianças criem o hábito de ler por prazer, é importante o incentivo dos pais. Isso pode ser feito, por exemplo, criando momentos para contar histórias, preparando um ambiente especial para a leitura e ler junto com o filho, refletindo sobre o conteúdo da narrativa.
 
A coordenadora de Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Cascavel, Aline Karvatte Piloneto, ressalta que a leitura é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento de qualquer pessoa, e é muito importante que seja estimulada desde a infância. “Ela desenvolve o senso crítico, a imaginação e a criatividade, cria repertório para produção e interpretação de textos e informações e qualifica a habilidade da escrita e comunicação. Além de tudo, é uma oportunidade de criar momentos divertidos em família”.
 
Portanto, a leitura pode ser uma aliada para propor atividades durante as férias, além de manter o cérebro ativo. Mas é importante lembrar que é preciso dissociar a leitura de qualquer cobrança, pondera a coordenadora, caso contrário a chance de ser prazerosa e espontânea diminui muito.
 
Algumas atividades podem ajudar a manter o hábito da leitura durante as férias, como:
 
1. Escolha livros adequados: vá à uma livraria, sebo ou biblioteca pública de sua cidade para passear, ler e comprar livros que sejam do interesse da criança - tomar um sorvete na volta para casa pode ampliar as memórias afetivas.
 
2. Organize um piquenique literário: escolher um ambiente ao ar livre, com comidinhas preparadas em família e escolher um livro para ler depois da brincadeira é uma atividade que agrada a muitos, especialmente se tiver amiguinhos juntos.
 
3. Crie um momento de ilustração: proponha que a criança escolha o livro que mais gosta e façam um desenho que ilustre a história. Aposte na criatividade, utilizando papéis de diferentes tamanhos e texturas, lápis, tinta e colagens.
 
4.  Escolher uma história para encenar: as crianças costumam gostar bastante de brincar de teatro. Selecionem um livro de preferência e usem de base para criar uma peça divertida em família.
 
5. Torne um hábito prazeroso: convide o seu filho para sentar em um local confortável e leiam juntos. Isso pode ser feito em qualquer horário do dia para criar um momento de conexão e tranquilidade.
 
6. Prepare um espaço de leitura: crie um ambiente aconchegante em casa, com almofadas, boa iluminação e fácil acesso aos livros.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio