MENUx
Estudantes de 9 a 15 anos se reuniram em Curitiba para a maior competição de robótica do estado
Neste fim de semana, Curitiba recebeu a etapa regional do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) Challenge. Das 45 equipes participantes, cinco foram selecionadas para representar o Paraná no Festival Sesi de Robótica, que acontece em Brasília, de 28 de fevereiro a 3 de março de 2024.
De acordo com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Marcos Dybas da Natividade, todos os competidores do torneio já são vencedores. “Vocês são o futuro do nosso estado, comprometidos com a ciência e a tecnologia. Essa competição desempenha um papel fundamental no desenvolvimento educacional, social e profissional de vocês, preparando-os para desafios futuros, desenvolvendo habilidades interpessoais, senso do uso de tecnologia e dos processos industriais”, disse.
A superintendente Sesi e IEL e diretora regional do Senai na Fiep, Fabiane Franciscone, lembra que as áreas ligadas aos processos de digitalização industrial devem empregar mais de 2 milhões de pessoas até 2031. “O que vocês fazem aqui e no dia a dia, seja das garagens ou escolas de vocês, é investir em um futuro promissor. É com muito orgulho que há 10 anos o Colégio Sesi recebe este torneio. Porque reconhecemos o valor da robótica e da FIRST® LEGO® League em nossas escolas.”
1º lugar: Ampharos (Colégio Sesi da Indústria do Centro de Curitiba)
2º lugar: Cygnus (Escola Sesi de Referência da Indústria de São José dos Pinhais)
3º lugar: Osíris (equipe de garagem)
Equipe Ampharos, 1º lugar no Champion’s Award / Foto: Davi Bortolossi
Vencedora: Doctors Machines (Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli)
1ª finalista: Andromedark (Colégio Sesi da Indústria de Francisco Beltrão)
2ª finalista: Yottabyte (Colégio Sesi da Indústria do CIC)
Vencedora: Immortalis (Escola Sesi de Referência Internacional de Londrina)
1ª finalista: Robo League (Escola Municipal Julia Amaral Di Lenna)
2ª finalista: Little Wizards – Slytherin (Colégio Sesi Internacional do Portão)
Vencedora: Roosters (Colégio Estadual Padre Claudio Morelli)
1ª finalista: Cyber Rex (Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag)
2ª finalista: Strong Brain (Colégio Sesi da Indústria de Irati)
Vencedora: Ampharos (Colégio Sesi da Indústria do Centro de Curitiba)
1ª finalista: Doctors Machines (Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli)
2ª finalista: Cygnus (Escola Sesi de Referência da Indústria de São José dos Pinhais)
Eliana Lopes Ferreira (Clotech – Colégio Estadual Desembargador Clotário Portugal)
Israel Pasqualini da Silva (Ampharos – Colégio Sesi da Indústria do Centro de Curitiba)
Alcateia Robótica (Escola Municipal do CAIC Cândido Portinari)
Ampharos (Colégio Sesi da Indústria do Centro de Curitiba)
Assista à premiação: