Branding primitivo
20/11/2023 às 07:30
por Dany Angel
 
Quero começar este artigo explicando primeiramente o que é branding, eu sei que pra muitos isso é óbvio, mas eu aprendi uma coisa super importante nos últimos anos é que o óbvio precisa ser dito e repetido. Aliás a repetição é a mãe da reprogramação mental, um dos assuntos que eu amo falar por aqui. Mas, vamos lá: Branding é o processo de criar, construir e gerenciar uma marca. Uma marca não é apenas um logotipo; ela inclui a identidade visual, a mensagem que a empresa quer transmitir, a reputação que ela deseja ter e a percepção que os consumidores têm dela. O branding visa criar uma conexão emocional entre a marca e seu público-alvo, construindo uma imagem positiva e diferenciando a empresa ou produto no mercado. Em resumo, branding é como uma empresa se apresenta e como ela é lembrada pelos consumidores. Toda grande marca que se provou no tempo tem elementos primitivos ligados à ela. Um pesquisador Alemão chamado Patrick Hanlon, um jornalista e observador elencou 7 elementos primitivos que as maiores marcas da história têm em comum. E é sobre isso o nosso artigo desta semana.  Um grande exemplo é que as religiões têm esses elementos, a Apple, o MCDonalds, a Nike e muitas outras grandes marcas possuem esses elementos em sua comunicação. E o objetivo dessa estratégia é construir um movimento, uma comunidade nas redes sociais.
 
OS 7 ELEMENTOS DO BRANDING PRIMITIVO
 
  1. História de criação - A sua história tem um objetivo importante: Gerar identificação no seu público: Aqui está um escopo de como você pode escrever a sua história de criação: “Você estava vivendo sua vida de boa, mas algo te incomoda, em algum momento você precisou agir, essa ação gerou problemas, você precisou vencer dificuldades, e no final esses conflitos te fizeram evoluir, por isso agora você tem uma nova missão ainda mais desafiadora. A sua história leva ao ponto que você está vivendo agora!”
  2. Crenças - Essa é uma das formas mais importantes para gerar conexão com a sua audiência. É através das coisas que você acredita Liste de 5 a 7 crenças da sua comunidade, o que o seu público precisa acreditar para fazer parte do movimento que você está criando?
  3. Descrenças - Para uma comunidade existir precisa haver aqueles que estão fora dela. Tão importante quanto definir quem está dentro é definir quem está fora. Aqui você precisa posicionar aquilo que você não suporta, não tolera, por exemplo: “eu não tolero injustiça”
  4. Rituais - Estes são comportamentos ou práticas associados ao seu movimento. Eles precisam transmitir quem você é, permitir que as pessoas participem com você e ser único. Por exemplo: As minhas lives que eu faço todos os dias de segunda a sexta, sempre às 6:45h
  5.  Ícones - Os ícones são símbolos visuais rápidos que representam a marca. Eles estão associados a algum significado e são instantaneamente reconhecíveis. Podem ser emojis, sinais com as mãos, uma roupa, ou até um cheiro. O ícone da minha escola Geração de Riqueza é a árvore da vida, que sempre aparece nas minhas Lives.
  6. Linguagem - Palavras ou frases que podem não significar muito para os de fora, mas têm significados específicos e profundos para os "iniciados" na sua comunidade. Por exemplo: Eu sempre falo “Vergonha Não Paga Conta”
  7. Características Da Personalidade - Escolha 5 palavras que vão guiar a sua personalidade e descreva a forma como você vai mostrar para o mundo essa característica, e comece a expressar tudo isso na sua comunicação, nos seus stories, nas suas Lives e nos Reels. Se você deseja aprender mais sobre esse assunto e gostou deste conteúdo, venha me seguir no Instagram @danyangel.com.br  Um super beijo, cheio de energia e luz até a próxima.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio