Os alunos do curso de Enfermagem da Faculdade de Pinhais (FAPI) realizaram uma visita técnica ao espaço da Polícia Científica do Paraná (PCP), como atividade da disciplina ‘Biossegurança’.
Durante encontro técnico, além da visita ao Museu, o qual possui peças anatômicas, materiais utilizados em perícias criminais, os estudantes puderam compreender como funciona a dinâmica dos laboratórios forenses, bem como o necrotério.
Sim, por mais que possa causar estranhamento em alguns, o necrotério é um ambiente que envolve todas as normas de biossegurança trabalhadas em sala de aula, sendo possível, aos alunos, vivenciarem isso na prática.
Durante a visita guiada, o uso de equipamentos de proteção individual, destinação correta de lixo hospitalar e gestão de ambientes controlados foram alguns dos aprendizados proporcionados aos estudantes, que puderam ver a importância da biossegurança em um ambiente laboral em que é possível a atuação de enfermeiros.
“Desta maneira os alunos acompanham na prática como funciona toda a teoria que eles aprendem em sala de aula. Isso consolida o aprendizado, além de motivá-los com uma atividade fora do campus”, comenta a professora da disciplina Biossegurança, Camilla Borges Gazolla, que organizou a atividade junto com outros professores da graduação.
A visita ao Museu Paranaense de Ciências Forenses, em Curitiba, aconteceu no final do último mês de outubro. Participaram da visita 14 alunos acompanhados de professores da FAPI.