Com profunda tristeza, o DI&C informa o falecimento de seu fundador e presidente, Odone Fortes Martins
08/10/2023 às 12:47
Morreu na manhã deste domingo, 08, em Curitiba, Odone Fortes Martins, diretor e presidente do Diário Indústria & Comércio, aos 81 anos, vítima de complicações de saúde. Odone deixa esposa, Irene Morva Martins, dois filhos e dois netos.
Odone nasceu em Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, em 10 de março de 1942. Chegou no Paraná na década de 1970, quando trabalhava em uma editora de lista telefônica. Em 1976 fundou o Diário Indústria & Comércio e foi presidente atuante até os dias de hoje. Foi presidente e fundador do Rotary Clube Curitiba Marumby. Foi integrante da Associação Comercial do Paraná (ACP) - entidade centenária na qual participou do quadro de diretores e conselhos por mais de 36 anos ininterruptos, ocupou o cargo de primeiro vice-presidente, de 2020-2022, fato que também ocorreu na gestão de 1994-1996.

Suas atuações em múltiplas áreas foram expressivas.  Foi por sua iniciativa o acordo de cooperação entre a província de Zhejiang na China e o Paraná como províncias irmãs, firmado em 1986 com a presença do ex-governador José Richa e comitiva oficial do estado recebida pelo primeiro ministro da China. Também foi coordenador do grupo de empresários presentes no evento nessa província.

Foi o primeiro brasileiro a ser recebido pelas autoridades da Coreia do Norte para aproximação na área de comércio bilateral pois na época ocupava a presidência do Instituto Centro de Comércio Exterior do Paraná (CEXPar). Também ocupou a presidência da ADVB – Associação de Dirigentes de Vendas do Brasil sessão Paraná. Foi conselheiro do Centro de Integração Escola Empresa (CIEE).  Promoveu inúmeros eventos de caráter econômico e financeiro através do DI&C sob sua liderança, em especial, o programa denominado Café das Nações com encontros permanentes por mais de 32 anos.

De sua iniciativa também destaca-se a organização da primeira missão empresarial do Paraná na Argentina composta por 24 integrantes visando a abertura de negociações com as províncias de Córdoba, Rosário e na capital e província de Buenos Aires. Esse trabalho resultou durante a década de 80 e 90 investimento de centenas de empresários argentinos em nosso estado. Por esse trabalho foi condecorado pelo governo argentino como Cavalheiro da Ordem de Mayo em que, em conjunto com o governador do período Jaime Lerner (1996,1997) e o prefeito Rafael Greca receberam idêntica homenagem, entregues presencialmente em Curitiba pelo Embaixador da época o excelentíssimo senhor Alieto Aldo Guadagni e o cônsul geral da Argentina no Paraná na época, Jaime Beserman.

O velório acontece nesta segunda-feira (9), entre 6h e 16h, na Sala Onix da Capela Vaticano (Rua Desembargador Hugo Simas, 26). Em seguida, o corpo será levado para cremação.

Autoridades e amigos lamentam o falecimento do jornalista e empresário:

Governador lamenta a morte do jornalista e empresário Odone Fortes Martins
“O Governo do Estado expressa imenso pesar pela morte do jornalista e empresário Odone Fortes Martins. Ele tinha 81 anos e fundou o jornal Indústria & Comercio.
Na Associação Comercial do Paraná (ACP), atuou por diversos anos como vice-presidente. Atualmente, atuava como coordenador do Conselho Superior da Instituição.
“A morte do empresário Odone Fortes Martins deixa um vazio na Comunicação do Paraná. Odone era um entusiasta do desenvolvimento econômico do nosso Estado, um defensor intransigente dos interesses do Paraná e um homem que sempre atuou em prol do bem comum”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Júnior.
“Através das páginas do jornal Indústria & Comércio, Odone deixava claro o seu amor pelo Estado e pelo seu povo. Sua serenidade e sua capacidade analítica peculiar fará falta”, disse o secretário de comunicação do Paraná, Cleber Mata.”

Deputada Gleisi Hoffmann
“Recebi com tristeza a notícia do falecimento do jornalista Odone Fortes Martins, uma perda irreparável para o jornalismo paranaense. À frente do Jornal Indústria e Comércio, ele sempre primou por um jornalismo sério e comprometido com a verdade. Respeitado e querido por todos, também fez um trabalho de excelência junto à Associação Comercial do Paraná, contribuindo para o desenvolvimento do estado e defesa das pautas paranistas. Meus sentimentos aos familiares e amigos neste momento de dor.”

ACP
“Odone esteve presente e atuante em importantes momentos ao longo da história da entidade, onde foi vice-presidente por diversas gestões, conselheiro e, atualmente, ocupava a principal cadeira do Conselho Superior.”

Luiz Carlos e Maria Ines Borges da Silveira
“Odone Martins se destacou pela defesa dos interesses do Estado do Paraná. Foi um guerreiro comandando um jornal com enormes dificuldades mas sempre. Conseguindo estimular com otimismo os empresários defendendo novas ideias e projetos. Organizou grupos de empresários para irem a Brasília na defesa das causas do nosso Estado junto ao governo Federal. Foi exemplo de articulação, dedicação e Paranismo. Fomos parceiros em muitos movimentos e amigos há muitos anos. O seu jornal sempre divulgou meus artigos e o trabalho da Maria Ines na presidência da Academia de Cultura de Curitiba. Saudades e gratidão!”

Antoninho Caron, presidente Ciee-Pr
“Odone Fortes Martins - um idealista - criativo - empreendedor - Sempre astuto e perspicaz  - uma fonte inesgotável de ideias e proposições para o desenvolvimento da sociedade paranaense e de um Projeto de Nação.  Agora em outra dimensão existencial continuará inspirando e iluminando novos caminhoscde Progresso Desenvolvimento, solidariedade humana - Promoção e valorização da vida e do Ser Humano.”
 
Ardisson Naim Akel, ex-presidente da ACP
“Convivi por varias décadas com o Odone.  Encontrei nele muito mais que um amigo leal: um apaixonado pelo Paraná e por suas causas.  Baluarte do jornalismo, foi também um ardente defensor da iniciativa privada e do associativismo.   Suas lutas na Associação Comercial do Paraná. Tornaram-no um ícone do empreendedorismo, da ética nos negócios e das relações internacionais.   Paranista de coração, sua partida representa uma perda irreparável para todos nós, que tivemos o privilégio de sua convivência.   Descanse em paz, velho guerreiro.   Suas lições não serão esquecidas e seu exemplo permanecera vivo entre nos...”

Monroe Olsen. Líder da Rede CONSCIÊNCIA NAÇÕES MERCADO
“Grande Guerreiro e timoneiro em muitas batalhas da ACP.  Além de amigo e parceiro, sempre foi Luz em minha trajetória. De outra dimensão está com certeza agindo para que o associativismo cresça em nossa Nação e muitas outras.”

Luiz Felipe Leprevost, diretor da Biblioteca Pública do Paraná
“Que tristeza a partida do nosso amigo Odone. Meus sentimentos, Patrícia. Lamento muito. Meu pai era muito amigo do Odone Fortes Martins. E vivia me falando: vou conversar com ele para ver se não tem interesse de você escrever no Indústria & Comércio. Eu dizia: acho que eu não saberia o que escrever. E ficava por isso mesmo. Anos depois, meu pai já falecido, saí da Biblioteca num final de tarde e fui comprar flores na pracinha do Paço Municipal. Já que estou aqui, pensei, vou entrar pra um café. Encontrei então Odone e Sérgio Tadeu, os dois de terno. Participariam de um evento no Paço. Falei para Odone o que o meu pai me dizia lá atrás. Ele e o Sergio Tadeu imediatamente se entusiasmaram com a possiblidade de eu publicar no Indústria & Comércio. O convite estava feito. Passaram-me o contato da editora Patrícia. Na segunda-feira seguinte, março de 2022, estreiou no periódico minha coluna Esquetes de Curitiba. Desde então sigo firme, todas as semanas, escrevendo as crônicas. Gratidão enorme pelo Odone, por ele ter generosamente aberto o espaço para meu texto, mais literário que jornalístico. Lamento muito sua partida. Meus pêsames a sua família e seus amigos. Torço para que o jornal continue seu legado.”

Luiz Augusto Juk, jornalista
“NÃO QUERIA ESTA PAUTA - É com muita tristeza que registro o falecimento do jornalista e fundador do jornal Diárui Indústria & Comércio, o gaúcho Odone Fortes Martins.  Então, é muito difícil dissociar o nome de Odone do jornal DI&C, que, além do noticiário, é mais que um veículo de informação: é uma escola. Costumo dizer que o Odone foi uma fábrica de ideias. Só tenho a agradecer  muito, meu amigo Odone, pelas oportunidades, pelos conselhos profissionais e pessoais,  além da confiança que deu a mim para fazer parte do time colunistas deste veículo de comunicação. Fique com Deus.”

Adélia Maria Lopes, jornalista
“O MEU ADEUS Levar este jornal às bancas é a maior homenagem que Odone gostaria de receber. Tenho certeza disso. Sua paixão pelo Diário Indústria&Comércio o fazia dirigir a empresa do leito do hospital, do quarto de casa, a qualquer custo, até os últimos minutos de vida. Odone, me diz uma colega veterana, é lendário na imprensa. Sim. Quer uma edição em inglês para circular em Nova York? Fala com o Odone que ele faz. Quer uma edição em japonês para festejar a vinda a Curitiba do futuro imperador do Japão? Fala com o Odone que ele faz. E assim se fez. Fizemos. E assim, mesmo consternados, aqui na redação, o jornal chega aos leitores, apesar de nunca se ter desejado dar está triste notícia.”

Fabiana Tronenko Embaixatriz da Ucrânia no PR
“Odone, querido amigo! Ao longo de todos esses anos, você escreveu não só o Diário Indústria & Comércio, mas inúmeras páginas no livro da nossa belíssima sociedade curitibana, no Estado do Paraná e em muitos países, que você chegou através do Corpo Consular com seus amistosos e requintados Café das Nações, nos quais, melhor anfitrião, eu desconheço. Sua trajetória, humildade, carisma e receptividade sempre alegre, gentil, fraterna e calorosa, ficará pra sempre em nossa memória. Odone querido, nunca esqueceremos da sua preocupação e ligações, manifestando sua amizade sincera e apoio por tudo que acontece na Ucrânia e em nossa vida. Amigo verdadeiro, é aquele que nos apoia e nunca nos abandona, especialmente no momento que a gente mais precisa! Todos nós, sentiremos muito a sua falta! Descanse em paz nos braços do pai eterno e em sua infinita misericórdia.”

Regina Célia Zanchi - ex vice-presidente e ex coordenadora do Conselho da Mulher Empresária da ACP
"Odone, você como um grande ícone e exemplo de empreendedorismo, sempre nos ensinou, orientou e incentivou para que continuássemos na procura de soluções para que os empresários fossem reconhecidos, apoiados e adquirissem seus direitos. Agradeço por tudo, grande amigo. Sinto muito, família e amigos.”

Marco Antonio Assef, da coluna Visão Econômica
“Odone, um chefe, um amigo, um conselheiro - Tristeza é uma palavra restrita para expressar o que sinto com a partida de Odone Fortes Martins. Mais do que a simples relação do proprietário do jornal com o jornalista, nossa convivência foi de grande respeito mútuo e da afeição que só dirigimos aos amigos. Curiosamente minha vida profissional teve os primeiros passos na antiga redação do Diário Indústria & Comércio, na Travessa Itararé, quando, como estagiário, aprendi a escrever os primeiros textos sob a batuta de Júlio Zaruch. Os anos se passaram e passei pelas redações das emissoras de TV, rádio e as redações de jornal de Curitiba. Quando, há cinco anos, o saudoso Bernardo Bittencourt me convidou para ajudar numa das edições especiais do I&C. Vim para ficar provisoriamente e acabei fazendo parte da família do jornal desde então. Atuei diariamente com Odone no escritório da direção do jornal na Rua Presidente Faria por mais de um ano. Nossas conversas diárias, começavam sempre com um “Bom dia, chefe”, para percorrer por tantos caminhos diferentes. Ficava sensibilizado por ver como era sempre um homem bem informado, sempre cheio de ideias e dono de um otimismo contagiante. Nos dias em que nem sempre o astral estava bom, a força do Odone animava qualquer um. Ele me contou, nestas conversas, sobre sua chegada em Curitiba, o início do I&C na Rua Lamenha Lins, os problemas da censura nos tempos da ditadura, o crescimento da empresa, que depois se instalou na Rua Comendador Araújo, a expansão para Santa Catarina, na qual ele mesmo admitia que insistiu além da conta, os problemas posteriores. Mesmo com dificuldades, ele nunca deixou de acreditar. Ele me contava sobre sua atuação na Associação Comercial do Paraná (ACP), onde atuou por anos, seu amor pela ACP era visível e testemunhei a tristeza de vê-lo ser traído por quem deveria tê-lo tratado com respeito na instituição. Em 2020, fui uma das vítimas da Covid-19. E quem esteve comigo mais de perto, mesmo com o distanciamento que a doença preconizava, foi o Odone. As ligações para saber como eu estava, as indicações de médicos a procurar e a sincera felicidade com minha recuperação. Coisas que a gente não esquece jamais. Nos últimos meses, fiquei privado das nossas conversas quase diárias sobre a vida, sobre o cotidiano, sobre a imprensa. Sempre o tive nas minhas orações pelos amigos mais queridos e assim permanecerá. Vai fazer muita falta o chefe, o amigo e o conselheiro. Bom dia, chefe, um dia a gente se encontra de novo!”

Eliseu Tisato, jornalista
“Uma perda gigantesca para o Paraná. Neste domingo, a imprensa do Estado perde um de seus maiores entusiastas. O empresário e jornalista Odone Fortes Martins dedicou sua vida a entender e divulgar o Paraná. No período de mais de 20 anos em que estive ao seu lado, presenciei episódios de euforia quando o Paraná passou a ocupar o quarto lugar no ranking do PIB nacional. O vi na redação aos brados comemorando um pauta sua que era a duplicação da BR 116, no trecho até São Paulo, vi sua felicidade numa ligação em que o então secretário da Fazenda, Luis Carlos Hauly, lhe deu um furo de notícia sobre o programa que viria a ser o Paraná Competitivo. Sobre isso, fizemos até uma série no jornal. Foram muitos aprendizados, lições incontáveis sobre mercado, meio empresarial, sobre saúde, paz, perdão. Uma mente criativa e ousada. Professor Aroldo Murá lhe uma vez usou um termo que lhe, poderia resumir: “Odone é uma usina de ideias”. Pela história do DI&C, passaram centenas de profissionais. Há um espesso time de gratos, de pessoas que consideram que a passagem no jornal lhes foi vital para o sucesso profissional. Time esse que me coloco com muita gratidão, convicção e agora emocionado, passo a avisar neste domingo, sobre nossa enorme perda. Odone Fortes Martins, descanse em paz. Obrigado por tudo!”

João Carlos Regis, advogado
"O jornalismo paranaense perde o seu maior empreendedor e ícone da imprensa escrita. Morre, nesta manhã chuvosa e triste de domingo, ODONE FORTES MARTINS, fundador do jornal Indústria & Comércio. ODONE, como era conhecido, tornou-se um dos grandes líderes empresariais atuando na Diretoria e Conselhos da Associação Comercial do Paraná - ACP por décadas, onde exercia, na atual gestão, a presidência do Conselho Superior da entidade. Perdemos a fiel convivência com um Amigo Especial cuja falta será sentida. Nossos sentimentos à Família."

Sérgio Tadeu Monteiro de Almeida, empresário
“Tristeza imensa pela perda de meu amigo-irmão, Odone Fortes Martins... viveu na plenitude seu ideal de contribuir para o fortalecimento econômico do Paraná em suas participações relevantes nas entidade de classe  ACP e Movimento Pró Paraná, sendo esta também sua principal bandeira à frente do tradicional Jornal Diário Indústria & Comércio, em seus 47 anos de existência. Aos familiares, a esposa Irene, filhos Paulo e Tininha, genro e netos, meus sentimentos profundo pesar. Deus receba meu querido amigo em sua Paz Celestial.”
 
Alvaro Dias, senador
“Morre aos 81 anos o empresário Odone Fortes Martins, do Diário Indústria & Comércio. Ele nunca desistiu da imprensa e sempre foi muito correto, amigo e leal. Meus sentimentos e solidariedade à família e amigos. Que descanse em paz! #AlvaroDias #solidariedade”

João Casillo, Cônsul Honorário do Reino da Bélgica
 “Lamentamos a perda de um grande amigo e articulador de relacionamentos, seja pela promoção do Café das Nações ou pelas publicações no Diário Indústria & Comércio”.

Mônica Santanna, sócia-fundadora da NQM Comunicação e ex-secretária de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Curitiba
“O Sr. Odone foi um baluarte do jornalismo impresso de Curitiba. O Indústria e Comércio foi uma grande escola para muitos dos profissionais que hoje atuam mundo afora. A formação desses profissionais e a determinação em manter um jornal diário são seu legado. Que assim permaneça”.

Orlando Pessuti, Ex Governador do PR
“Sentimentos e Pesar a todos os familiares do amigo Odone Fortes Martins por ocasião de seu falecimento no dia de hoje . Abraços.”

Mário Pereira, Ex-governador do Paraná
“Muito triste, o Odone era uma pessoa muito querida por todos. Envio meus pêsames aos familiares.”

Sérgio Malucelli, Presidente da FETRANSPAR
“Minha solidariedade à Família do Odone Fortes Martins.”

Desembargador José Laurindo de Souza Neto
“Expresso forte pesar pelo falecimento do jornalista e empresário Odone Fortes Martins!  Um defensor dos interesses do Paraná, um Estadista ciente da sua responsabilidade social ! Um articulador que sempre incentivou a inserção do Paraná na cenário global.” 

Pró-Paraná lamenta o falecimento de Odone Martins
“O Movimento Pró-Paraná lamenta profundamente o falecimento do membro Odone Fortes Martins, neste domingo, 8 de outubro. Ele participou do Pró-Paraná desde a sua criação e era fundador e presidente do Diário Indústria & Comércio. Também era decano na diretoria da Associação Comercial do Paraná (ACP). Um dos mais destacados nomes das comunicações do estado, Odone foi grande defensor do desenvolvimento econômico do Paraná e bem sucedido articulador no processo de inserção da economia paranaense no mercado internacional. É reconhecido como defensor intransigente da livre iniciativa, além de seu espírito agregador e da sua capacidade de sonhar e realizar. Foi líder da articulação das representações diplomáticas no Paraná, propiciando condições para estabelecimento de plataformas de comércio e negócios para as empresas paranaenses em todo o mundo. Participou ativamente de movimentos políticos em prol do Paraná e também em instituições da sociedade civil.”

Julio Zaruch, jornalista
“Neste momento de profunda tristeza, e revendo os anais da memória, me permito saudar o Odone Fortes Martins, que nos deixou neste domingo, como um sujeito ousado e de muitas ideias. Funcionário muito bem sucedido de uma empresa de listas telefônicas, em Curitiba, trocou uma promoção para São Paulo pela ideia de criar, aqui, um jornal. Isto há quarenta e sete anos. Lamento que a ele não tenha sido permitido comemorar o cinquentenário de sua criação, tão próximo. O Diário Indústria & Comércio, sob seu comando, teve fases douradas e de dificuldades, como, aliás, todos os veículos impressos. Esta, ele sempre driblou com seu talento de vendedor nato. E o I&C, hoje, é um dos três únicos diários de Curitiba vendidos em banca. Um feito. Na Associação Comercial, teve atuação destacada várias vezes como vice-presidente. Odone, mestre da simpatia, sempre foi um chefe democrático, aberto ao debate. Que Deus o receba com toda pompa.”

Wilson Picler, fundador do Grupo Educacional Uninter
“ODONE FORTES MARTINS. Um marco histórico do jornalismo e do empreendedorismo paranense. Aos 81 anos, morreu na manhã deste domingo (8) em Curitiba, um dos maiores ícones da comunicação de nosso estado. Jornalista, empreendedor, homem de ideias fortes, criativas, arrojadas e progressistas. Um trabalhador em tempo integral. Um homem que, além de fundar e presidir o jornal Indústria & Comércio, desde 1976, foi um dos mais atuantes Diretores da Associação Comercial do Paraná (ACP); Coordenador do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Concex-RI), da ACP; e presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, Seção Paraná (ADVB-PR), em 1987.Também foi vice-presidente da honra do Instituto de Relações Internacionais do Paraná (IRIP). Entre as centenas de iniciativas que idealizou, destaca-se a primeira missão empresarial do Paraná na Argentina, visando a abertura de cooperação e comércio. Iniciativa de tão grande sucesso que Odone foi condecorado pelo governo argentino como Cavaleiro da Ordem de Mayo. Defensor e amigo dos empresários, foi incansável na luta pelo desenvolvimento do Paraná e do Brasil. A Uninter Educacional S.A., por meio de seu Presidente Prof. Wilson Picler, amigo, admirador e apoiador de Odone Fortes Martins , manisfesta seu profundo pesar pela passagem deste, que era um verdadeiro patrimônio histórico-cultural da imprensa paranaense. Sua força não era comum, era dos Fortes, e esta ele carregava até no nome, que agora entra para a história com uma força ainda maior, a da eternidade.”

Ozeil Moura dos Santos, diretor da Planejar e Consul Geral do Senegal
“Rogamos ao Senhor dos Mundos que receba o Sr Odone Fortes Martins no Seu Reino. Sua trajetória nessa terra foi notável. Você como amigo e irmão foi um grande formador de opiniões. Teve uma vida de grandes realizações. Meu parceiro notável de todos os momentos.”

Instituto de Relações Internacionais do Paraná- IRIP
“Em nome da Diretoria do Instituto de Relações Internacionais do Paraná – IRIP, vimos, com inenarrável pesar, lamentar o óbito do Sr. Odone Fortes Martins que, para além de fundador e presidente do prestigioso Diário Indústria e Comércio, também foi do Conselho de Curadores do IRIP - Instituto de Relações Internacionais do Paraná. Sua infindável dedicação à nobre causa das relações internacionais, sem dúvida, legará um indelével patrimônio, destinado a iluminar as gerações por vir. Nossas preces e pensamentos estão dedicados à sua família e àqueles afortunados que, como nós, se beneficiaram de sua notável liderança e profunda sapiência. O Sr. Odone foi um idealista, criativo, empreendedor, sempre astuto e perspicaz. Foi uma fonte inesgotável de ideias e proposições para o desenvolvimento da sociedade paranaense, de um projeto de nação, por meio da abertura de novos mercados internacionais, que promovia através da organização dos Cafés das Nações e das edições do cultuado Diário Indústria e Comércio, principal jornal de negócios do Paraná. Agora, em outra dimensão existencial, continuará inspirando e iluminando novos caminhos de progresso desenvolvimento, solidariedade humana, promoção e valorização da vida e do ser humano.”

Luiz Carlos Hauly, Deputado Federal
“Que tristeza!!! Que nosso Deus Todo Poderoso acolha nosso querido amigo Odone no Paraíso e console a sua família e nós o seus amigos.”

Darci Piana, vice-governador e presidente da FECOMÉRCIO
“Lamentamos a perda de um grande amigo...Odone Fortes Martins. Parceiro de grandes jornadas e de grandes resultados para nosso Estado. Lamentamos profundamente seu falecimento. Nossos sentimentos de pesar aos familiares e amigos.”

Osvaldo Nascimento Junior, ex-vice presidente da ACP e colunista de Vinhos  
“Foi com muita tristeza q recebi a notícia do falecimento de meu fraterno amigo Odone, companheiro e amigo de quase 10 décadas de lutas e vitorias pelo comercio curitibano, paranaense e nacional, sempre voltado aos interesses de nossas causas  tanto em nosso caro DIC onde tinha o maior amor como em nossa Entidade Mater a ACP, onde dedicou seu maior amor pelas causas de nosso comercio onde convivemos todas estas década. Descanse em paz meu companheiro, vencemos juntos todas estas batalhas, que Deus lhe de a luz da eternidade e o descanso eterno. Amem.”

Flávio Arns, senador 
"Recebo, com pesar, a notícia do falecimento do amigo Odone Fortes Martins, diretor e presidente do Diário Indústria & Comércio, que deixa um importante legado não só na área da comunicação, mas como liderança que contribuiu significativamente para o fortalecimento do setor empresarial do Paraná. Minha solidariedade aos seus familiares, amigos e a todos que tiveram a oportunidade de conviver com este grande cidadão.""Recebo, com pesar, a notícia do falecimento do amigo Odone Fortes Martins, diretor e presidente do Diário Indústria & Comércio, que deixa um importante legado não só na área da comunicação, mas como liderança que contribuiu significativamente para o fortalecimento do setor empresarial do Paraná. Minha solidariedade aos seus familiares, amigos e a todos que tiveram a oportunidade de conviver com este grande cidadão."

Robert de Ruijter, Diretor/Fundador da DR Asset Planning, Cônsul Honorário dos Países Baixos
"Com profundo pesar tomei conhecimento do meu amigo Odone Fortes Martins, fundador do Diário de Indústria e Comércio. Desde minha chegada em Curitiba em 2006 acompanhei as notícias do Diário de Indústria e Comércio. Odone me acompanhei durante a minha entrada na Associação Comercial do Paraná (ACP) logo participamos em uma missão empresarial para Paraguai. Como Cõnsul tive o prazer em participar em inúmeros Cafés das Nações que ele organizou com muito carinho. Vou sentir falta de um lutador pelo comércio e pelo bem do Estado, porém mais ainda, um homem caloroso que deixa muitas saudades."

José Francisco Cunha & Família
"Sentimento de imensurável perda, mas sabedores de missão dignamente cumprida pelo Amigo e Profissional Odone Fortes Martins. Sempre à frente de grandes lutas em prol do desenvolvimento do Paraná. Vencedor e guerreiro em continuar mantendo o valoroso Diário Indústria & Comércio impresso e digitalmente. Ser humano de caráter e transmissor de seu carinho e consideração para  com os seus amigos e Equipe de Trabalho. Descansou com a sua fé, persistência, valentia  e conquistador de inúmeras lutas. Foi um prazer e honra tê-lo como Amigo  e Profissional. Expressivos sentimentos aos familiares, amigos e à Equipe valorosa do Diário Indústria & Comércio." 

Andrea Vianna Cônsul Honorária do Grão-Ducado de Luxemburgo
"Meus sinceros sentimentos pelo falecimento do Sr. Odone! Uma honra tê-lo conhecido. Tive o privilégio participar de alguns Cafés das Nações que ele promovia, incentivando as ações consulares e prestigiando sempre em seu Jornal Diário Indústria e Comércio.  Que Deus o receba em  paz e conforte os familiares!"

Joaquim Severino - empresário
"Nesta terça, 10/10/23, voltei ao local no Passeio Público, onde outrora existiu o lendário “Lá no Pasquale”. Alí estive para homenagear meu amigo Odone Fortes Martins, Presidente do jornal Indústria e Comércio, falecido antes de ontem. Por 25 anos, mantive uma coluna neste jornal com a publicação de aproximadamente 1.200 artigos de minha autoria. Neste local nos reuníamos para, “entre caipirinhas e porções de calabresa”, discutir o Paraná, o Brasil e o mundo, por que não,  como ele dizia. Alegre, otimista, visionário na maioria das vezes, vivia o amanhã. Sim, para o Odone, não há dificuldade que resista aos amanhãs."

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ
REQUERIMENTO
Requer inserção em ata e envio de Votos de Profundo Pesar pelo falecimento do Jornalista e empresário Odone Fortes Martins, fundador e presidente do Jornal Diário Indústria & Comércio, ocorrido na data de 08 de outubro de 2023, aos 81 anos de idade.

Senhor Presidente:
ANIBELLI NETO, Deputado Estadual que o presente subscreve, no uso de suas atribuições regimentais, requer após ouvido o Soberano Plenário, a inserção na data dos trabalhos da presente sessão e o envio de VOTOS DE PROFUNDO PESAR pelo falecimento do Jornalista e Empresário ODONE FORTES MARTINS, fundador e presidente do Jornal DIÁRIO INDÚSTRIA & COMÉRCIO, ocorrido na data de 08 de outubro de 2023, aos 81 anos de idade, na capital do Estado.
O valoroso companheiro ODONE FORTES MARTINS foi vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP) de 2020-22 e 1994-96; e era o atual Coordenador do Conselho Superior da instituição; cujo passamento deixa-nos além da saudade, uma lacuna na Comunicação do Paraná pela ausência do cidadão exemplar e defensor intransigente das boas causas e demandas paranistas.
Em nome da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) associamo-nos ao luto que esta perda sentida envolve-nos à todos. O Sr. ODONE FORTES MARTINS era um visionário, empreendedor, entusiasta. Ao longo de sua trajetória foi presidente e fundador do Rotary Club Curitiba Marumby.
Das ações pioneiras destacamos a iniciativa de organizar a primeira missão empresarial do Paraná na Argentina composta po4 24 integrantes para abertura de negociações com províncias do país vizinho.
O jornalismo ético, solidário, comprometido com a verdade e com nossas bandeiras perde um baluarte e ícone da imprensa escrita estadual.
A nossa solidariedade aos familiares, amigos e colaboradores. Com o desejo que Deus, em sua infinita bondade, acolha ODONE FORTES MARTINS na graça e prepare-lhe o bom e merecido lugar reservado aos que combateram o bom combate.
Curitiba, 16 de outubro de 2023.
ANIBELLI NETO
Deputado Estadual

Consulado de la República Argentina en Curitiba



 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio