Mulheres com mais espaço na tecnologia e fazem a diferença no setor
18/09/2023 às 21:22
O setor corporativo vem ganhando cada vez mais mulheres na área de tecnologia. Para se ter uma ideia, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, a participação feminina no TI cresceu 60% nos últimos cinco anos.
Os cargos ocupados vão desde analistas à diretoras de áreas diversas dentro do setor.

Confira abaixo algumas mulheres que vêm representando esse aumento:


VANESSA PAULINO DE SOUZA é Diretora Executiva de Estratégia, Clientes e Dados do Banco Carrefour, braço financeiro do Grupo Carrefour Brasil. Responsável pela área de, planejamento estratégico, clientes e estruturação e análise de dados da companhia, atua na liderança de uma equipe de mais de 100 colaboradores. Em seus mais de 16 anos de experiência profissional no Banco Carrefour, já ocupou os cargos de Superintendente de Produtos, Canais Digitais, além de ter sido responsável diretamente por duas, das seis principais frentes de trabalho que deu início à transformação digital do Banco: Customer Centric e Digital Channels.

 
CAMILLA MARIA é Solutions Engineer na Incognia. A profissional é bacharela em Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e pós-graduanda em Ciências de Dados e Inteligência Artificial pela PUCRS. Na Incognia desde 2021, é responsável por apresentar a solução aos times técnicos do cliente, bem como garantir o bom uso do produto oferecido. O time de SE tem papel crucial no suporte aos clientes no processo de integração da tecnologia da Incognia, desde o SDK, seja ele mobile ou web, até a integração de API e Webhook.


LETÍCIA DANTAS é head de Inovação e Novos Negócios da Comgás e está à frente da Plugue Energy, o hub de Open Innovation da Companhia criado em 2021. A executiva é responsável por identificar novas tendências de mercado e, com elas, ajudar a organização, propondo e estruturando modelos de negócios inovadores e disruptivos. Letícia tem mais de 15 anos de experiência em empresas multinacionais de diversos setores. Engenheira de formação, cursou Administração, Negócios e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Empreendedorismo na Escuela de Negocios Europea de Barcelona.


MARIANE GLIR PECHEBELA é Coordenadora de Tecnologia na Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil. Desde janeiro de 2023, lidera a equipe de Controles ITGC (Information Technology General Controls), responsável por todos os procedimentos de controles auditados na área de Tecnologia da Informação. Sua paixão pela área teve início na infância, quando ganhou de presente do seu pai seu primeiro computador com apenas cinco anos. Desde 2020, desempenha cargos no setor de tecnologia da empresa e antes de liderar a equipe de ITGC, coordenava a Central de Atendimento da empresa, que contava com aproximadamente 75 colaboradores.


LAIZ NOGUEIRA é gerente de Sistemas e Transformação Digital da Brado Logística, empresa de transporte multimodal de cargas em contêiner. É formada em Engenheira de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora e no módulo de Engineering Management durante intercâmbio pelos EUA (Rose Hulman Institute of Technology). Tem 10 anos de experiência em tecnologia, dados e inovação, em empresas de diversos setores. Na Brado, tem como objetivo desenvolver novos projetos e iniciativas de tecnologia para transformar a jornada digital dos clientes internos e externos.

 
RAQUEL MIWA REGAZZO é coordenadora de Desenvolvimento de Melhorias da Brado Logística. É formada em Análise de Sistemas e Direito, com pós-graduação em Redes e Sistemas Distribuídos. Tem 23 anos de experiência em grandes empresas nas áreas de Infraestrutura, Segurança da Informação e Projetos. Na Brado, faz a gestão do time de desenvolvedores, verificando prioridades conforme as necessidades do negócio.
 

ALETHÉA MAGGIONI é coordenadora de Inovação da Brado Logística, na área de Tecnologia da Informação. Formada em Engenharia Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, tem 4 anos de experiência na área de Inovação e Novos Produtos e coordena times desde 2021. Atualmente trabalha na Brado Logística e tem como desafio fomentar uma cultura de inovação, buscando soluções que aceleram a transformação digital da companhia, com foco no cliente e na operação.


CRISTIANA LEAL é Diretora do Carrefour Links, área de Retail Media & Monetização de Dados do Grupo Carrefour Brasil. Com especialização em Publicidade e Marketing Digital tem 20 anos de experiência em Marketing, Trade Marketing e Retail Media. Trabalha no Carrefour há 4 anos e meio e tem como desafio contribuir com a transformação Digital do Grupo ativando campanhas personalizadas em parcerias com indústrias e anunciantes em toda jornada do consumidor, além de liderar todo o crescimento da área de Monetização de Dados no Brasil.
 

RAÍZA OLIVEIRA é Data Analytics Staff Manager na Incognia. A profissional é Bacharela em Estatística e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na empresa desde 2017, atua na liderança da área de Data Analytics, que presta suporte aos mais diversos times da empresa, desde os times de produto até os times de vendas e customer success no dia-a-dia com os clientes. O time de DA tem um papel primordial na disponibilização, de forma otimizada, das métricas e análises entregues aos clientes a fim de construir um processo de tomada de decisão mais bem informada sobre os principais desafios de prevenção à fraude e otimização de receita.
 

NAI CORRÊA é Gerente de Inovação do Grupo Carrefour Brasil. A profissional atua como facilitadora de capacitações corporativas com metodologias inovadoras, com foco em desenvolvimento humano e diversidade, além de estrategista de negócios para aceleração startups, canais de vendas físicos e digitais, franquias, projetos autônomos, integração e fusão de empresas, comunicação, marketing digital e gestão. No Grupo, iniciou sua carreira como líder de inovação do Banco Carrefour, responsável pelo alinhamento estratégico da inovação como aliada no alcance de metas de médio e longo prazo da companhia.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio