
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior proporção de pessoas ansiosas e estressadas no mundo, 9,3% da população, além de ser o segundo das Américas com maior prevalência de depressão. Estes dados revelam um cenário crítico e preocupante que merece atenção das autoridades e agentes de saúde, principalmente pelo impacto que a situação reflete no ambiente de trabalho dos brasileiros, que aponta elevados índices de burnout (esgotamento e exaustão no trabalho).
Tânia Furtado professora de psicologia da Faculdade Herrero comenta que a saúde mental é coisa séria e precisa ser cada vez mais falada de forma aberta. “No Brasil, ainda vivemos a cultura do preconceito em relação a saúde mental, visto como fraqueza e tabu de incapacidade irreversível do indivíduo”. A professora alerta que é necessário desmistificar o acompanhamento psicológico terapêutico para que mais pessoas busquem ajuda assim que percebem sintomas como irritabilidade frequente e prolongada, insônia, compulsão alimentar ou ausência de fome e sofrimento constante para lidar com questões rotineiras do dia-a-dia.
Segundo Tânia, “tratar a saúde mental representa oferecer ao indivíduo longevidade com qualidade de vida, capacitando-o a lidar com os problemas, sentimentos e emoções de forma mais saudável, suave e lúcida, minimizando assim o impacto negativo sobre a vida das pessoas”.
RECURSOS PARA ALIVIAR A TENSÃO MENTAL
A professora orienta, “existem alguns recursos que podem ajudar a reequilibrar a saúde mental como por exemplo: a prática de atividade física regular, a meditação, ativar a higiene do sono como rotina, ou ainda se dedicar a um hobby de preferência. São dicas que qualquer pessoa pode introduzir na sua rotina e acompanhar a diferença após realizar a atividade”, reforça Tânia. Ela ainda declara que, “buscar o equilíbrio reforça a capacidade de resiliência e melhorar a capacidade de decisão, evitando traumas que levem a incapacidade de lidar com situações e causem colapso”.
SERVIÇO PARA A POPULAÇÃO
A Faculdade Herrero oferece atendimento gratuito para a população na clínica de psicologia. Os alunos atendem a população supervisionados pelos professores. As consultas são agendadas no horário de segunda a sexta-feira, das 17h20 às 21h20, conforme disponibilidade de agenda dos estudantes. Interessados devem agendar o atendimento pelo telefone (41) 3016-1930 e passar por uma triagem gratuita. As consultas são realizadas nas instalações da Faculdade Herrero, R. Álvaro Andrade, 345 - bairro Portão, em Curitiba.