Curitiba terá o primeiro espaço de formação em microusinagem do Brasil
13/08/2023 às 17:51
Da esquerda para a direita, Michael Hauser, CEO da Tornos; Fabiane Franciscone, Diretora Regional do Senai Paraná e Superintendente do Sesi e IEL no estado; Jens Thing, CSO da Tornos; e Naiane Nunes, Diretora da Tornos América do Norte e Brasil (foto: Davi Bortolossi)


Em parceria com multinacional suíça TORNOS e a líder mundial de software SolidCAM, a unidade CIC do Senai Paraná, em Curitiba, tornou-se a primeira do Brasil a ofertar a tecnologia de microusinagem através do cabeçote móvel com foco em formação profissional para a indústria. 
Representando o Presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, a Diretora Regional do Senai Paraná e Superintendente do Sesi e IEL no estado, Fabiane Franciscone, recebeu, no dia 8 de agosto, o CEO da Tornos, Michael Hauser, o CSO da Tornos, Jens Thing, a Diretora da Tornos América do Norte e Brasil, Naiane Nunes e a CEO da SolidCAM Brasil, Camila Sarantopoulos, durante cerimônia de concessão da máquina SwissNano 7, para microusinagem, feita pela suíça TORNOS. 
“A partir de agora, a unidade CIC do Senai Paraná, seus professores e alunos possuem essa tecnologia avançada em cabeça móvel, a fim de oferecer mais recursos para o ensino-aprendizagem destes que serão o futuro da manufatura”, destaca Michael Hauser, CEO da Tornos. 
Um pilar importante para a Tornos é o treinamento e a capacitação de mão de obra. “Sabe-se o quanto é importante capacitar pessoas para operar toda a tecnologia que está a caminho e que esses futuros profissionais possam trabalhar em máquinas com alto valor agregado e extra precisão e produtividade”, explica Naiane Nunes, diretora de operações da Tornos na América do Norte e Brasil.  
A Diretora Regional do Senai Paraná e Superintendente do Sesi e IEL no estado, Fabiane Franciscone, destacou que a parceria que se concretiza com a Tornos vem para consolidar ainda mais a vocação do Senai, de formar colaboradores com excelência de acordo com as demandas industriais. 

Equipamento integra a Oficina Metalmecânica da unidade CIC do Senai Paraná

Foto: Davi Bortolossi
 

Destinado à produção de implantes e acessórios para as áreas médica e odontológica, além de peças para área eletrônica, o maquinário SWISSNANO 7, que foi projetado para usinar barras de até 7mm de diâmetro e atender a demanda de peças de alta precisão, passa a integrar a Oficina Metalmecânica da unidade CIC do Senai Paraná, no espaço Tornos + SolidCam + Senai.  Com as licenças de software cedidas pela SolidCAM, os técnicos de ensino e alunos do Senai Paraná serão capacitados em conhecimentos de cabeçote móvel tipo suíço e programação CNC, abrindo novas possibilidades de formação profissional, principalmente, na fabricação de peças para as áreas médica, eletrônica, odontológica e de micromecânica. 

Executivos visitaram o Habitat Senai Corporate 

foto: Davi Bortolossi
 

Nesta mesma semana a Diretora Regional do Senai Paraná e Superintendente do Sesi e IEL no estado, Fabiane Franciscone apresentou o Habitat Senai Corporate aos executivos da multinacional. 

Na ocasião, o gerente executivo de Tecnologia e Inovação e Responsabilidade Social do Sistema Fiep, Fabrício Lopes, contou sobre toda a conectividade e troca entre indústrias, institutos Senai e startups que acontece naquele ambiente, além de apresentar o ecossistema no qual está inserido. 

Eles também conheceram as instalações do Colégio Sesi Internacional, situado no Campus da Indústria, que por meio do protagonismo estudantil na aprendizagem, forma cidadãos comprometidos com o futuro. 

com agenciafiep.com.br

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio