MENUx
Foi encerrada na tarde desta quinta-feira (27/7), no Palácio 29 de Março, a campanha Doe Sangue Pelo Esporte, que teve como objetivo incentivar a doação de sangue e atualizar o cadastro de doadores de medula óssea em Curitiba.
A ação de solidariedade, desenvolvida de 1º de junho a 21 de julho, foi promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) em parceria com o Hemepar – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná e Biobanco HC.
“Esses quase dois mil doadores vão ajudar mais de 8 mil pessoas que estão passando por sérios problemas de saúde. Viva o esporte e Viva Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca. Cada doação pode ajudar até quatro pessoas.
A campanha teve contrapartida social dos atletas beneficiários do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, que doaram sangue, e também foi aberta a toda população. O objetivo foi estimular as doações utilizando a imagem de esportistas como embaixadores da ação.
“Campanhas educativas como a Doe Sangue pelo Esporte criam o hábito e a cultura da doação de sangue em nossa sociedade. E mais uma vez a campanha foi essencial para o período do inverno, quando ocorre uma queda abrupta no número de doações", afirmou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Júnior. Em 2023 a Campanha Doe Sangue pelo Esporte contou mais uma vez com o apoio do Athletico Paranaense, Coritiba Foot Ball Club e Paraná Clube que apoiaram a divulgação e ofereceram, cada um, uma camisa oficial autografada por seus jogadores, que foram entregues aos doadores sorteados. Também participaram da cerimônia a presidente da FAS, Maria Alice Erthal; os vereadores Marcelo Fachinello, Pier Petruzziello, João das 5 irmão, Sidney Toaldo e Mauro Bobato; o assessor de articulação política Lucas Navarro; a chefe da Unidade do HN Biobanco, Geiza Carla Rafaelli; o representante do Clube Atlético Paranaense e CEO da Funcap, Rubens Jacó Neves; e o representante do Paraná Clube, Lucas Vinícius Munhoz.
Doações continuam
HEMEPAR - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná
Endereço: Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da XV
Horário de coleta: 7h30 às 18h
Telefone: 0800 645 4555 (coleta pode ser agendada, caso o doador necessite)
HN - BIOBANCO - Biobanco do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
Endereço: Av. Agostinho Leão Junior, 108 - Alto da Glória
Horário de coleta: 7h30 às 17h30
Telefone: (41) 3360-1875 ((coleta pode ser agendada, caso o doador necessite)