LUCIANO DUCCI QUER VOLTAR A SER PREFEITO DE CURITIBA
23/05/2023 às 05:00
O deputado federal Luciano Ducci (PSB)

O deputado federal Luciano Ducci quer ser prefeito de Curitiba. Ele foi vice na chapa de Beto Richa e esteve à frente no Executivo municipal por quase três anos. Perdeu a tentativa de se tornar prefeito pelo voto popular em 2010, quando Gustavo Fruet se elegeu prefeito. Agora, com o PSB fortalecido pela presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, Ducci quer ser o sucessor de Rafael Greca na prefeitura municipal. Segundo informações, Ducci já estabeleceu uma data para se tornar pré-candidato: 15 de setembro. Neste dia, Alckmin virá a Curitiba para uma palestra para empresários, promovida por Alceni e Pedro Guerra, ex-deputados e Ducci quer explorar a vinda do vice-presidente.
MANIFESTO PRÓ-DELTAN
O deputado federal cassado Deltan Dallagnol, do Podemos, organizou uma manifestação contra a decisão da Justiça eleitoral, que cassou seu mandato no último dia 16. O encontro dos apoiadores de Dallagnol aconteceu no centro de Curitiba, no último domingo, reunindo cerca de 1.500 pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar. Entre palavras de ordem contra o presidente Lula e manifestações de apoio a Dallagnol, discusaram o senador Sérgio Moro e os deputados estaduais Denian Couto, Tito Barrichello e Fábio Oliveira, entre outros políticos presentes.
VEREADORES FALAM SOBRE CASSAÇÃO
Pela segunda sessão consecutiva, Câmara Municipal de Curitiba (CMC) voltou a repercutir em plenário, nesta segunda-feira (22), a cassação do mandato de deputado federal de Dalton Dallagnol (Pode-PR). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou, na última terça-feira (16), o registro da candidatura do ex-procurador da República, que coordenou a operação Lava-Jato na capital paranaense. O questionamento foi por Dallagnol pedir exoneração do cargo público enquanto respondia a processos disciplinares internos. Em meio a elogios à Operação Lava-Jato e críticas ao governo Lula, Amália Tortato (Novo) abriu a discussão. Para ela, a decisão do TSE foi contrária à lei. “Eles decidiram que, para punir um desafeto, era possível esticar a lei um pouquinho mais. O sistema mandou um recado claro à população, [de que] nós não aceitaremos quem combate a corrupção, nós não aceitaremos quem sabe muito sobre os nossos podres, nós não aceitaremos pessoas corajosas”, declarou.
OUTRO LADO
Já a Professora Josete (PT), primeira-vice-líder da oposição, criticou “a herança da Lava-Jato”. “Durante muito tempo, a Lava-Jato destruiu vidas, destruiu organizações legítimas”, citou. “O senhor Deltan Dallagnol tinha mais de 15 processos, estava respondendo dentro do Ministério Público Federal. E é bom lembrar que, a cinco dias de chegar um processo que estava finalizado, ele pediu exoneração do Ministério Público. Quem não deve, não teme”, defendeu a vereadora.
CAMPANHA DO AGASALHO
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) se somou à rede de parceiros da Campanha de Agasalho 2023. Até setembro, o Legislativo contará com dois pontos de coleta para receber as doações. Com o slogan “Doou, esquentou”, a iniciativa, realizada pela Fundação de Ação Social (FAS) e pela Prefeitura de Curitiba, busca arrecadar roupas, calçados, cobertores e toalhas de banho em bom estado, que serão doadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial àquelas em situação de rua. “A meta da campanha é arrecadar mais de 110 mil peças [número arrecado em 2022], com foco na integridade das pessoas em situação de rua no outono e no inverno”, ressaltou o primeiro-secretário da CMC, Osias Morares (Republicanos). “E todas as doações são bem-vindas, principalmente roupas e calçados masculinos”, acrescentou o vereador sobre a maior demanda da campanha, já que a maior parte das pessoas em situação de rua são homens.
TRANSPARÊNCIA AOS RADARES
O deputado estadual Denian Couto (Podemos-PR) apresentou um projeto de lei para evitar a instalação de uma “indústria da multa” no Paraná. A ideia é dar mais transparência ao sistema de fiscalização para que o motorista não se sinta lesado. O texto prevê um controle rigoroso dos radares de velocidade. Na prática, a ideia é que o cidadão tenha acesso fácil e claro, na internet, sobre informações básicas e importantes, como a localização dos equipamentos, a quantidade de multas aplicadas por cada radar, o valor faturado e a aferição realizada em rodovias e demais vias de jurisdição do Estado do Paraná. Denian Couto explica que não é contra o controle da velocidade, mas sim, a favor da transparência em todo o processo. “É claro que a segurança no trânsito é fundamental. Eu só quero que o apelo pela segurança não vire um artifício para que radares não virem caça-níqueis pelo estado”.
SUBSÍDIO A MORADIAS POPULARES
Começou a tramitar na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um projeto de lei apresentado à Comissão de Participação Legislativa pela Associação de Moradores Vila Autódromo. Em março, o líder comunitário Neemias Portela protocolou na CMC uma sugestão legislativa para a criação de um auxílio a famílias pobres interessadas em comprar sua casa própria. A proposta foi debatida pelo colegiado, presidido pelo Professor Euler (MDB), que a considerou apta a tramitar, transformando-a em um projeto de lei. Com 30 itens, distribuídos em 14 artigos, a proposta consiste em usar o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social para dar até R$ 25 mil como complemento à aquisição de imóveis populares construídos em parceria com a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT). Se criado, o auxílio poderia ser pleiteado por famílias com renda de até três salários-mínimos, desde que inscritas na Cohab-CT.
ESPAÇOS PET
Atendendo a um pedido das vereadoras Indiara Barbosa e Amália Tortato, do Novo, o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) pediu o adiamento, por duas sessões, da votação do projeto que cria regras para os Espaços Pet Friendly em Curitiba. Ele e Nori Seto (PP) são os autores da proposta, que chegou ao plenário com um substitutivo geral e duas emendas. Passado esse prazo, há um período de três sessões para que o projeto retorne à pauta, portanto isso pode ocorrer de quarta (24) a terça-feira da semana que vem (30).
NOVAS REGRAS
O projeto de Márcio Barros e Nori Seto cria regras para todos os estabelecimentos comerciais que liberarem o acesso de animais de estimação dos clientes às suas dependências. Por exemplo, determina que os pets sempre estejam sob supervisão de um tutor adulto, mantidos na guia e sem subirem em móveis ou equipamentos. O comércio deverá fornecer lixeira para descarte de resíduos dos bichos e água potável para o consumo dos pets, mas a presença em praças de alimentação só deve ser permitida se houver área específica para os animais de estimação. As mesas deverão ter álcool em gel.
ENCONTRO COM MORO
Na manhã desta segunda-feira (22), o senador Sergio Moro reuniu, para um bate-papo, cerca de 15 instituições sem fins lucrativos que trabalham com pessoas com deficiência. O objetivo foi ouvir as necessidades das ONGs e OSCS em prol de melhorias. O encontro marca o início do Programa "Diálogo com o Senador" que visa promover reuniões e conversas com a sociedade representativa sobre temas pertinentes do dia a dia da população. O cuidado e atenção com as pessoas que portam algum tipo de deficiência é também uma bandeira de Rosângela Moro, que há mais de 15 anos atua na área, especialmente em defesa das APAES. "Conheço essa realidade de dentro de casa por conta de todo o trabalho que minha esposa já realizou nas APAES e sei que precisam de cuidado, atenção e investimento", afirmou Moro.
FAMILIARES DE VÍTIMAS FATAIS
A dor de perder alguém próximo pode ser muito maior quando a notícia chega sem uma comunicação adequada às famílias de vítimas fatais, principalmente, em sinistros de trânsito. É para debater a criação e implementação de um protocolo integrado para garantir que essa comunicação seja humanizada que a Assembleia Legislativa do Paraná promove, nesta terça-feira (23), a partir das 9 horas, audiência pública para debater o tema. “Tendo em vista o impacto emocional decorrente de mortes repentinas e brutais e que geralmente são comunicadas de forma indevida resolvemos promover junto aos órgãos de segurança e de saúde, além de jornalistas, esta audiência pública para a criação de um protocolo integrado de comunicação”, explicou o deputado estadual Goura (PDT), proponente da audiência.
AUDIÊNCIA TELESSAÚDE
A Assembleia Legislativa do Paraná promove nesta terça-feira (23/05), às 9 horas, uma Audiência Pública que vai tratar da regulamentação da Telessaúde no Paraná. O encontro é promovido pela deputada Márcia Huçulak (PSD), líder do Bloco da Saúde, e pelo deputado Tiago Amaral (PSD), presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Telessaúde são serviços realizados por meio virtual (como telechamadas) e incluem, por exemplo, teleconsulta, telediagnóstico, telecirurgia, telemonitoramento e a teletriagem. Essa modalidade ganhou impulso durante a pandemia de covid-19 e representa uma nova frente para ampliar e qualificar os serviços de saúde. A Central Saúde Já, de Curitiba, por exemplo, já realizou mais de 680 mil atendimentos nesse modelo. Um projeto de lei de autoria de Márcia Huçulak, regulamentando o tema no estado, está em tramitação na Casa. Aberta à população, a audiência vai reunir gestores e representantes de instituições de saúde.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio