Agenda cultural de Curitiba terá lançamento de escritora paranaense
03/05/2023 às 18:28
O dia do lançamento do livro Salto Alto será 10/5.
A língua portuguesa é hoje um dos idiomas mais falados mundialmente. Em torno de 536 milhões de pessoas falam português, considerando três continentes (Europa, África e América) e 8 países, entre eles, estão Brasil (214,3 milhões), Portugal (10.421117), Angola (36 milhões), Cabo Verde 9575 mil), Guiné-Bissau (2milhões, Moçambique (32 milhões), Timor-Leste (1 milhão e 500 mil), São Tomé e Príncipe (230 mil). Juntos eles formam a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
 
VALORIZAÇÃO DO IDIOMA a data costuma ser celebrada pelos países lusófonos, cuja língua materna é o português, com programação que valorize a língua portuguesa por meio da promoção de encontro com escritores, poetas, artistas, contação de histórias e outras atividades culturais.
 
Em Curitiba, uma das atrações será o lançamento do livro “De Santo Alto”, obra da escritora paranaense Renata Barrozo Baglioli que traz contos breves sobre o cotidiano e relacionamentos.
O evento é aberto à comunidade e será realizado na próxima quarta-feira, 10/5, das 18h30 às 21h, na livraria da Vila do shopping Pátio Batel, em Curitiba. A autora estará recebendo o público, autografando os exemplares no local para quem desejar adquirir o livro de contos, além de bate-papo com registro fotográfico.
 
AUTORA PARANAENSE
O livro “De Santo Alto” reúne 40 contos e aborda sentimentos universais, sendo o segundo livro deste gênero publicado pela autora. Renata explica que essa é a sua sexta produção autoral, que inclui obras infantis, sendo a ideia desta última obra provocar e incentivar o leitor a se confrontar com seus próprio preconceitos, julgamentos, sentimentos e que por meio da leitura seja levado à reflexão diária de questões ligadas ao cotidiano. “Gosto muito da temática de relacionamento e escolhi um conto que traz a relação entre mãe e filho como conto que dá nome ao livro, pois entendo que os pais têm muita responsabilidade na criação dos filhos. Vejo a importância de nos questionarmos, neste papel, como estamos criando nossos filhos para superar a validação e a projeção de nossas próprias expectativas neles”, declara ela.
Formada em Direito, com pós-graduação em Direito Societário e MBA em Administração, a paranaense Renata Barrozo Baglioli percorreu uma extensa trajetória na advocacia empresarial. Mas, em busca de se reconectar com suas paixões, decidiu mudar de carreira e se tornar escritora em tempo integral. Em 2021, começou a estudar sobre produção literária e iniciou um projeto voluntário de contação de histórias nas escolas públicas e particulares de Curitiba. Publicou seis livros: “Diogo e a menina sem nome”, “Diogo e a menina colorida” e “Diogo e o irmão do meio” são de uma série voltada para o público infantil, enquanto “A Última Camada”, “Daquelas Mulheres” e “De Salto Alto” são obras para adultos. 
  
A renomada revista portuguesa Baleia, selecionou a poesia “Dia da Mulher” de Renata para ser publicada na edição especial de março, em Coimbra.
FICHA TÉCNICA, Título: De Salto Alto, Páginas: 86?Autor: Renata Barrozo Baglioli, Editora: Viseu?Preço: R$ 44,90 (físico) e R$ 9,90 (e-book)?

Onde comprar: Amazon e outros canais das editoras Inverso e Viseu

PROGRAMAÇÃO MAIO
Interessados em participar das atividades culturais e literárias produzidas pela autora podem agendar a programação do mês:
10/5: Lançamento do livro De Salto Alto, Livraria da Vila, shopping Pátio Batel, às18h30 hs.
20/5: Feira Literária clube Graciosa Country Club (Flig), às 19 Hs.
20/5: Roda de Contos, Gerência de Faróis do Saber, Biblioteca Darci Ribeiro, Curitiba, às 10Hs.

 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio