
Considerado um setor conservador em relação à adoção de novas tecnologias, o mercado imobiliário nacional está passando por uma transformação associada à utilização da inteligência artificial. Com uso ainda incipiente entre os corretores de imóveis brasileiros, o ChatGPT e outras plataformas de chatbot autônomo já impulsionam o aprimoramento, através da IA, de serviços que vão da oferta de imóveis na Internet ao atendimento ao cliente.
Com investimento maior em Tecnologia da Informação, a rede de imobiliárias paranaense JBA Imóveis passou, recentemente, por uma transformação interna importante, que começou na pandemia. Há quase 30 anos atuando no Paraná, o diretor da empresa, Ilso Gonçalves, percebeu a necessidade de absorver as soluções inovadoras disponíveis para o setor. O resultado foi uma mudança estrutural na imobiliária, que incorporou a tecnologia em todos os departamentos.
Isso é percebido pela familiaridade que a equipe da empresa tem com plataformas, softwares e aplicativos como Vista CRM, Bitrix24, Take Blip, Imobi CRM, Net2Phone, Mikrotik, Microchimp e IDT. Da área de vendas ao núcleo financeiro, os processos da imobiliária foram atualizados com a adoção de diferentes tecnologias e também da inteligência artificial. “A tecnologia mudou quase tudo na JBA: o armazenamento de dados na nuvem, o mapeamento das ofertas de imóveis de acordo com a demanda personalizada do consumidor, a conexão das equipes em rede, a Internet Wi-fi unificada em todas as lojas e, principalmente, o atendimento ao cliente”, conta.
Embora ainda não tenha incorporado o ChatGPT como ferramenta de trabalho dos corretores de imóveis da rede, a JBA atualizou a logística do atendimento com o uso de inteligência artificial. Quem entra em contato com a empresa em busca de imóvel para alugar, comprar ou vender passa por uma triagem inicial automatizada. “Mas não é aquele atendimento inconsistente, com robôs que enviam dezenas de perguntas e nunca transferem a pessoa para a condução de um profissional. Investimos em um sistema de chatbot que otimiza e agiliza mesmo o processo, concluindo o encaminhamento certeiro em menos de um minuto”, ressalta. Através da programação refinada dos diálogos, a plataforma identifica o profissional ideal para fazer o atendimento ao consumidor, considerando a demanda, região, tipologia e outras características do imóvel e do cliente.
Rodada de negócios
Segundo maior evento da Fira Barcelona no mundo, atrás apenas da feira espanhola, o Smart City Expo Curitiba 2023 também avançou no fomento aos negócios. A Rodada de Negócios deste ano reuniu interessados de seis países (Suécia, Polônia, Áustria, República Tcheca, Taiwan e Argentina) e de 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rondônia, Maranhão, Paraíba, Goiás e Mato Grosso do Sul e Distrito Federal). Foram mais de 120 reuniões ao longo dos três dias de evento, com mais de 80 empresas atuando diretamente em conversas que apontam para parcerias acima de R$150 milhões.
“O matchmaking alcançou 76% de efetividade, resultando num índice superior a 81% de reuniões aceitas. Para viabilizar as mais de 20 reuniões internacionais, este ano a Rodada de Negócios e o matchmaking contaram com o suporte de uma plataforma internacional, a b2match”, celebra Tulio Alves, executivo de novos negócios do iCities.
Supercampo, TOTVS e VTEX anunciam parceria
Know-how, tecnologia e competitividade. O agronegócio dá mais um passo para o fortalecimento e modernização do setor. Isso porque a AgTech Supercampo, formada pelas cooperativas sócias Agrária, Alfa, Capal, Castrolanda, Coopertradição, Copacol, Copercampos, Coplacana, Cotrijal, Frísia, Integrada e Lar, acaba de anunciar uma parceria com a VTEX e a TOTVS.
Depois de implementar os Balcões Digitais e o marketplace nas 12 sócias fundadoras da Supercampo, chegou a vez de disponibilizar os serviços para outras cooperativas agroindustriais de todo o território nacional, fortalecendo assim o poder do agronegócio. E, além do conhecimento da Supercampo, os clientes contarão com uma novidade: o diferencial das plataformas VTEX contratadas por intermédio da TOTVS.
A grande vantagem é a redução do custo e a possibilidade de participação no ecossistema da AgTech. “As novas cooperativas que aderirem ao serviço, poderão contar com todos os atributos VTEX de usabilidade alinhados com o esforço de nossas 12 grandes cooperativas que já deram o aval e estão colhendo os frutos dessa digitalização. Pelo sistema, todos ganham com mais rapidez, confiança, qualidade de portfólio e preços com o objetivo de conectar o produtor rural com as melhores oportunidades de negócios”, explica Leandro Carvalho, CEO da Supercampo.
Falso acesso ao ChatGPT hackeia contas do Facebook
A ISH Tecnologia, referência nacional em cibersegurança, descobriu a existência de um novo ataque malicioso feito por malwares. Dessa vez, a investida utiliza o ChatGPT, Inteligência Artificial que está em alta. O aplicativo é um chatbot (gerador de conversas) pré treinado, especializado no diálogo e treinado especialmente para conversas individuais com o usuário.
Por ser tão popular nas barras de pesquisas, os grupos maliciosos se aproveitam da sensação na internet e criam diversas falsas opções que existem apenas para sequestrar dados. Esse é o caso de uma falsa extensão do ChatGPT para o Google, que já tem cerca de 9 mil downloads da Chrome Store e em vez de te dar respostas para as mais variadas situações, acaba apenas trazendo problemas, roubando todos dados do Facebook e por fim, roubando a conta do usuário em questão.
O aplicativo começa sua operação se colocando nas primeiras opções da busca orgânica do Google e seus derivados por meio de patrocínios, a fim de se mostrar um domínio confiável.